Código: | LEBA10110 | Sigla: | EA_D | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - Expressões |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LEBA1 | 60 | Despacho nº 15080/2014 | 1º | 6 | 72 | 162 |
Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 70,00 |
Teórico-Práticas: | 65,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
a ) Desenvolver capacidades físicas de forma a movimentar-se de forma livre e pessoal.
b) Desenvolver o domínio da projeção e do volume da voz.
c) Explorar a deslocação e orientação no espaço.
d) Explorar a manipulação e utilização de objetos diversificados.
e) Encontrar soluções criativas e inovadoras para os exercícios e trabalhos propostos.
f) Responder a diferentes técnicas de estimulação criativa.
g) Utilizar criativamente o espaço, a luz, imagens, objetos, sons, e diferentes meios tecnológicos.
h) Reconhecer as principais componentes da linguagem dramática.
i) Utilizar a linguagem dramática como meio de expressão e comunicação.
1 - Corpo
2 - Voz
3 - Espaço
4 - Objetos
5 - Noções essenciais da linguagem teatral
6 - Exercícios práticos de improvisação e construção de cenas teatrais
7 - Composição e construção plástica de pequeno espetáculo teatral
Os conteúdos programáticos foram definidos em correspondência com os objetivos da unidade curricular: o ponto 1 dos conteúdos programáticos pretende desenvolver capacidades físicas e a expressividade de movimentos e gestos (objetivo a,); o ponto 2 pretende desenvolve os recursos da voz (objetivo b); o ponto 3 pretende a exploração, deslocação e a orientação no espaço de forma criativa (objetivo c); o ponto 4 pretende a exploração criativa de objetos diversificados (objetivo d); o ponto 5 pretende o reconhecimento das principais componentes da linguagem dramática e a sua utilizem como meio de expressão e comunicação (objetivo h); o ponto 6 pretende a realização de exercícios práticos de improvisação e construção de cenas teatrais (objetivos e, h, i,); o ponto 7 pretende a criação de um pequeno espetáculo teatral (objetivos e, f, g, h, i, j).
As aulas serão de natureza teórico-prática permitindo a apropriação de conteúdos e a prossecução dos objetivos definidos, solicitando-se a participação ativa dos alunos em atividades de perceção, experimentação e discussão.
Avaliação contínua:
- Participação no trabalho em aula e realização das atividades propostas - 50%;
- Trabalho final prático - 40%;
- Trabalho final escrito individual - 10%.
Tratando-se de uma UC cujos objetivos de aprendizagem se focalizam fundamentalmente na aquisição de conhecimentos e de competências de nível comunicacional e artístico, justifica-se que o trabalho a desenvolver seja essencialmente vivencial e reflexivo. Trabalho autónomo (90 horas): Trabalho de pesquisa ¿ 20 horas Produção de relatório de trabalho prático ¿ 20 horas Elaboração de trabalhos de grupo ¿ 50 horas
Azevedo, Sónia Machado de (2002). O papel do corpo no corpo do actor. São Paulo, Editora Perspectiva.
Boal, Augusto (2004): Jeux pour acteurs et non acteurs. Paris, Éditions La Découverte.
Courtney, Richard (2003). Jogo, Teatro & Pensamento ¿ as bases intelectuais do teatro na educação. São Paulo: Editora Perspectiva.
Lobo, L., Navas, C. (2003). Teatro do Movimento. Brasília, L.G.E. Editora.
Melo, Maria do Céu de (2005). A expressão dramática. Lisboa, Livros Horizonte.
Molinari, Cesare (2010). História do Teatro. Lisboa, Edições 70.
Morrisson, Catherine (2001). 40 exercices d¿improvisation théâtrale. Arles, Actes Sud Junior.
Perrier, Jean, CHAUVEL Denise (1992). La voix ¿ 50 jeux pour l¿expression vocale et corporelle. Paris, Édition Retz.
Romano, L. (2005). O Teatro do Corpo manifesto: Teatro Físico. São Paulo, Editora
Solmer, Antonino (2003). Manual de teatro. Lisboa, Cadernos Contracena e Temas e Debates.