Código: | LEBA20408 | Sigla: | ECO | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - CN, HST e GP |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 37 | Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 5 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 66,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
- Compreender conceitos e princípios ecológicos e ambientais relevantes para futuros educadores;
- Compreender a intrincada e delicada rede de inter-relações existentes ao nível do ecossistema;
- Analisar e discutir dos principais problemas ambientais do nosso planeta;
- Compreender as interações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente;
- Incorporar e difundir os valores do Desenvolvimento Sustentável, assim como da informação e educação para o Desenvolvimento Sustentável;
- Promover uma cultura de cidadania e de participação cívica ativa e estimular práticas que promovam o Desenvolvimento Sustentável;
- Promover a capacidade de pensar de forma científica;
- Promover capacidades de pensamento crítico, de tomada de decisões e de pensamento criativo imprescindíveis à identificação, análise e resolução de problemas ecológicos;
- Mobilizar conhecimentos e de formas de pensamento científica para objetivos individuais e coletivos.
1. Introdução: o domínio da Ecologia
1.1. Ecologia - Relação com outras ciências e sua importância
1.2. Ambiente e Ecologia
1.3. O ambiente na legislação portuguesa e comunitária
1.4. Relações entre Ciência/ Tecnologia/ Sociedade/ Ambiente
1.5. Educação para o Desenvolvimento sustentável
2. Fundamentos Ecológicos do Ambiente
2.1. Ecossistema e Energia nos Sistemas Biológicos
2.1.1. Ambiente energético
2.1.2. Cadeias alimentares, teias alimentares e níveis tróficos
2.2. Fatores Limitantes
2.2.1. "Lei" do mínimo de Liebig
2.2.2. "Lei" da tolerância de Shelford
2.3. Organização a Nível da Comunidade e da População
2.3.1. Interações entre espécies
2.3.2. Desenvolvimento e Evolução do Ecossistema
3. Problemas ambientais globais e nacionais
3.1. Estudo de diversos problemas ambientais tais como os que afetam: a atmosfera; os solos; a água; as florestas; a biodiversidade e os recursos
3.2. Ética, estratégias e políticas de defesa do ambiente
3.3. Participação cívica na defesa do ambiente
Os conteúdos programáticos visam a compreensão de conceitos e princípios ecológicos e ambientais relevantes para futuros educadores (O1), mobilizar conhecimentos e formas de pensamento científico para concretizar objetivos individuais e coletivos (O9). Através do reconhecimento das interações CTSA (1.4) presentes em problemas ambientais do quotidiano espera-se que os estudantes compreendam as implicações da Tecnologia e Ciência na Sociedade e Ambiente (O4). Para compreender a rede de inter-relações nos ecossistemas (O2) será trabalhado o tema - Fundamentos Ecológicos do Ambiente (2). Na abordagem de problemáticas ambientais (3) serão analisados e discutidos problemas ambientais (O3) para promover a capacidade de pensar de forma científica (O7), tomar decisões para resolver problemas ecológicos (O8). Desenvolver-se-ão estratégias e formas de participação em prol do ambiente (3.3) para incorporar e difundir valores do Desenvolvimento Sustentável (O5) e promover uma cultura de cidadania (O6).
As experiências educativas centrar-se-ão na realização de trabalho em grupo e individual. As aulas recorrerão às seguintes metodologias: a) análise e discussão de evidências e de situações reais; b) pesquisa, análise e discussão de informação; c) observação e estudo de ambientes naturais; d) abordagem didática centrada no modelo de educação para a cidadania ambiental; e) realização de atividades experimentais; e e) divulgação e dinamização de ações em prol do ambiente.
A promoção do trabalho em grupo e do trabalho individual enquanto metodologias ativas e de autoformação têm como objetivo a compreensão de conceitos e de princípios ecológicos e ambientais relevantes para os futuros educadores (O1). Através da pesquisa, análise e discussão de informação de proveniência diversa, os alunos terão oportunidade para compreender a rede de inter-relações que se estabelece ao nível dos ecossistemas (O2). A compreensão das interações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (O4) será promovida recorrendo à análise e discussão de evidências e de situações reais (relacionadas com o quotidiano) que permitam a construção de conhecimento científico. Desta forma, serão selecionados temas com relevância social que envolvem a Ciência e a Tecnologia, identificar-se-ão e explorar-se-ão problemas que tenham impacto pessoal, local e global que suscitem interesse. A motivação subjacente a tais temas é essencial para melhor incorporar e difundir os valores do Desenvolvimento Sustentável (O5). Esta exploração aliada à discussão de estudos de caso sobre questões socioambientais irá permitir a análise e discussão dos principais problemas ambientais do nosso planeta (O3). O contacto proporcionado pela observação e pelo estudo de ambientes naturais conjugado com as metodologias anteriores promovem a capacidade de pensar de forma científica (O7) e contribuem para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico e de tomada de decisão necessárias à resolução de problemas ecológicos (O8). Os trabalhos a realizar em grupo, as pesquisas necessárias ao aprofundamento e compreensão das problemáticas ambientais em estudo para a realização de componentes de trabalho individuais e em grupo, bem como a partilha de ideias originadas durante as discussões em grupo e no grupo turma aquando a apresentação dos seus trabalhos, permitem a utilização de linguagem científica contribuindo ainda à compreensão dos conteúdos em estudo (O1). A divulgação e dinamização de ações em prol do ambiente, pela difusão de informações e dados pertinentes sobre as problemáticas ambientais em estudo, esclarecendo as causas, consequências e soluções para minimizar os problemas ambientais com a identificação de formas de atuação, ajudam a promover nos estudantes e nos destinatários da mensagem uma cultura de cidadania e de participação cívica ativa (O6). Concomitantemente, é inegável que o recurso a estas metodologias educativas ativas permitem mobilizar conhecimentos e formas de pensamento científico para alcançar objetivos individuais e coletivos (O9).