Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Compreender os processos de leitura e escrita, do ponto de vista cognitivo e da aprendizagem, e da sua emergência em crianças;
2. Conhecer os métodos de iniciação à leitura e à escrita; 3. Aprofundar o conhecimento explícito da língua; 4. Mobilizar os conhecimentos adquiridos na análise crítica de textos e/ou exemplos de práticas educativas relativas à leitura e escrita; 5. Analisar produções escritas e inferir hipóteses; 6. Questionar fundamentos e finalidades educativas do ensino da leitura e da escrita.
Conteúdos programáticos
1. Literacia e Alfabetização; 2. Perspetivas teóricas sobre o processamento e a aprendizagem da leitura e da escrita; 3. Métodos de iniciação à leitura e à escrita: 3.1. Leitura 3.2. Comportamentos emergentes de leitura em idade pré-escolar; 3.3. Decifração; 3.4. Estratégias de compreensão de textos; 3.5. Processualidades da leitura: pré-leitura/leitura/pós-leitura; 4. Escrita 4.1. Emergência da escrita em idade pré-escolar; 4.2. Dimensão ortográfica; 4.3. Dimensão textual; 4.4. Processualidades da escrita: planificação/textualização/revisão; 4.5. Comunicação e discurso: conceitos relativos à análise textual dos discursos (orais e escritos); 4.6. Discurso; Géneros discursivos; Tipos de texto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Dado que esta unidade curricular focaliza em especial os domínios cognitivos e de aprendizagem da leitura e da escrita, os macro conteúdos 1, 2, 3 e 4 são fundamentais para a compreensão destes processos e do modo como se desenvolvem, quer na ontogénese humana, quer nos contextos de ensino formal (objetivos 1, 2 e 3). Considerando que um educador/professor que promove a aprendizagem do português necessita, ele próprio, de ter competências linguísticas desenvolvidas, a abordagem dos conteúdos terá como pressuposto uma aprendizagem centrada no discente, de modo a favorecer a consecução dos objetivos preconizados em 4, 5 e 6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação, análise e discussão, pelo docente e pelos discentes, de quadros teóricos, textos e exemplos/casos relativos às temáticas em estudo. Particular atenção à produção oral e escrita dos estudantes, promovendo momentos de reflexão sobre a mesma. Acompanhamento do trabalho em grupo, no sentido de apoiar o seu avanço e de monitorizar a sua consecução em equipa, com gestão das relações, do tempo e das tarefas.
A avaliação será, preferencialmente, contínua, implicando o acompanhamento regular do progresso do estudante, e terá em conta as seguintes componentes (e respetivos pesos):
1. PARTICIPAÇÃO nas aulas 10% individual;
2. TESTE 50% individual;
3. TRABALHO 40% grupo.
Os trabalhadores-estudantes realizarão as atividades mencionadas, exceto a participação. Para estes, o teste e o trabalho têm o peso de 50% cada. Na modalidade de avaliação por exame, a classificação do estudante resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática em que a apresentação de quadros teóricos e a análise de textos fundamentam o aprofundamento dos conhecimentos sobre leitura e escrita (objetivos 1, 2 e 3). A produção de trabalhos diversos, orais e escritos, pelos alunos permite o desenvolvimento das suas próprias competências linguístico-comunicativas e académicas (objetivos 4, 5 e 6). Estes trabalhos assentam no desenvolvimento de competências de pesquisa (objetivo 4) e na consolidação da capacidade de aprendizagem autónoma e em equipa (objetivo 6), todas fundamentais no contexto de trabalho de um professor/educador. Acresce ainda que a distribuição da carga horária do trabalho autónomo, que será, em média de 75h, terá a seguinte configuração: realização de pesquisas - cerca de 15h; elaboração de trabalhos de grupo - cerca de 20h; preparação de apresentações orais - cerca de 5h; realização das sínteses das aulas - cerca de 10h; estudo para o teste escrito - cerca de 25h.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Benavente, A. (coord.) (1996). A Literacia em Portugal: Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica. Fundação Calouste Gulbenkian | Conselho Nacional de Educação.
Carvalhaes, W. & Fernandes, E. (2013). O livro didático de português e as atividades de leitura: Análise de um caso. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3311/1/O%20livro%20didático%20de%20português%20e%20as%20atividades%20de%20leitura%20Li.pdf
Delgado-Martins, M.R., Ramalho, G. & Costa, A. (2000). Literacia e Sociedade. Caminho.
Direção Geral de Educação. Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Ferraz, M. J. (2007). Ensino da língua materna. Caminho. Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. DGIDC. Disponível em: http://cefopna.edu.pt/portal/images/documentos/OCEPE/A_Descoberta_da_Escrita.pdf
Neves, J., Lima, M.J., & Borges, V. (2007). Práticas de Promoção da Leitura nos Países da OCDE. Ministério da Educação.
Observações
Este semestre as aulas decorrem sem qualquer restrição relativamente à pandemia da Covid 19.