Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver o sentido lúdico, a criatividade e a expressão pessoal, incluindo linguagem específica.
Aprender a organizar o espaço de trabalho e dominar técnicas e materiais de expressão plástica tridimensional.
Conhecer e aplicar as TIC na resolução de problemas de natureza artística visual.
Compreender a importância da escolha e observação de obras artísticas na contextualização e desenvolvimento de atividades.
Realizar projetos, evidenciando capacidades de resolução de problemas, persistência e adequação.
Conteúdos programáticos
Expressão Plástica Tridimensional: Volume, Forma, Estrutura, Textura, Equilíbrio, Expressividade
Modelação, Escultura, Materiais e Técnicas de transformação ou construtivas.
TIC
Trabalho de Projeto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através dos conteúdos (domínio de técnicas /ferramentas físicas e digitais, materiais e conceitos), os alunos atingem os objetivos propostos. Os exercícios a realizar bem como o Projeto a empreender, além dos já ditos conteúdos, irão desenvolver a criatividade e a expressão pessoal das alunas, bem como a capacidade de resolução de problemas de natureza criativa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas práticas associadas a momentos de demonstração técnica ou processual, bem como exposição do enunciado ou proposta.
Os exercícios serão individuais no início sendo gradualmente alargado a grupos cada vez maiores, consoante a complexidade dos mesmos. Finalmente, o Projeto Turma, que envolverá toda a turma na metodologia de projeto artístico.
Orientação e avaliação individuais ou em grupo, conforme a natureza do trabalho e as necessidades sentidas.
A avaliação é contínua, realizada por frequência, de onde se valoriza a assiduidade e participação ativa nas aulas (50%).
O trabalho realizado ao longo do semestre será compilado num porfólio final, de onde constem os exercícios realizados e respetivo processo, bem como os enunciados, e reflexões finais. Este objeto de avaliação é individual (50%).
Nesta Unidade Curricular não existe avaliação por exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As atividades de expressão plástica têm momentos para a resolução individual dos problemas e outros em grupo, onde as ideias se geram com mais fluidez e criatividade. A prática da interação na tomada de decisões é absolutamente essencial no perfil de futuros educadores. Através de propostas desafiadoras, as alunas serão levadas a ultrapassar inibições e concretizar objetos e ações que implicam o domínio de técnicas e de materiais específicos.
Sabendo que as escolas, em geral, não possuem condições para as práticas de atelier, as alunas terão contacto com soluções alternativas e materiais acessíveis, tantas vezes reciclados, aprendendo a olhar e a valorizar as potencialidades dos mesmos.
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h); Resolução ou conclusão de trabalhos práticos, individualmente ou em grupo (25h); realização de relatórios de atividades práticas e portfólio final (35h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Mills John W.;Encyclopedia of sculpture techniques. , Londres: Batsford, 2005. ISBN: 0-7134-8930-8.
Rich Jack C.;The materials and methods of sculpture. , New York: Dover Publications, , 1974. ISBN: 0-486-25742-8
John lidstone;Construções com papelão, Kapelutz, 1976
John Lidstone;Building With WireApr 1972, 1972. ISBN: Hardcover, London
John Lidstone;Design activities for the classroom, Davis Publications / Worcester, Massachusetts
Lord, Lois;Collage and Construction, Davis Publications / Worcester, Massachusetts, 1970
Além destas referências, os materiais e documentação para a informação ou motivação dos alunos são dados ou sugeridos pela docente de acordo com a natureza dos trabalhos, recorrendo-se principalmente a informação visual, audiovisual, pelos meios digitais. Os mesmos são colocados no Moodle (página da UC).