Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer e utilizar documentos orientadores nacionais e internacionais para o ensino de línguas.
2. Problematizar e experimentar as especificidades do ensino de Português Língua Não Materna (PLNM).
3. Analisar e refletir sobre a situação atual do ensino do português para falantes de outras línguas em Portugal e noutros países.
4. Consciencializar-se das especificidades do ensino de português a vários públicos e, portanto, dos diferentes estatutos da língua para os aprendentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.
5. Aprender a centralizar a aula de PLNM no aprendente e no desenvolvimento de habilidades condutoras à excelência da competência comunicativa - linguística, sociolinguística e pragmática.
6. Programar, com base nas aprendizagens coconstruídas e na investigação, atividades para o ensino de PLNM.
7. Aprofundar a capacidade de reflexão sobre a língua, essencial na formação como professor de português.
Conteúdos programáticos
1. Documentação de referência para o ensino de línguas e de PLNM.
2. Conceitos, princípios e questões pertinentes no âmbito do ensino de ensino de línguas não maternas, nomeadamente, perfis sociolinguísticos dos aprendentes de PLNM.
3. Contextos de aprendizagem - aquisição e aprendizagem em PLNM articuladas com aspetos externos e internos ao ambiente de sala de aula.
4. Estratégias e metodologias de ensino ajustadas ao perfil dos aprendentes.
5. Recursos didáticos e de avaliação para PLNM.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considera-se importante que o professor tenha por base informação atualizada, contacto com investigação recente e orientações internacionais e nacionais para o ensino de línguas, em geral, e de PLNM, mais em particular (Conteúdo 1 - C1; Objetivo 1 - O1). A fim de problematizar e experimentar as especificidades do ensino de PLNM (O2), é importante procurar respostas para as principais indagações de quem ensina uma língua não materna, dominar conceitos operatórios, analisar materiais e práticas, apropriar-se de princípios e formular o seu próprio sistema de orientação do ensino-aprendizagem, com fundamentação (C2).
Por meio de leituras teóricas, estudos empíricos, relatos de experiência, os estudantes terão contacto com diferentes contextos de aprendizagem de PLNM (C3), considerando-se a abrangência linguística do conceito e não somente a atuação em Portugal (O3 e 4), procurando-se, com isto, desconstruir crenças, oferecer orientação para uma atuação didática e pedagógica ajustada aos públicos-alvo, sendo, por essa razão, essencial que o professor seja autónomo e reflexivo.
Os estudantes percorrerão, assim, um percurso que os levará a uma interação produtiva entre a teoria e a prática, usando conhecimento para analisar criticamente e produzir recursos, repensar estratégias e metodologias conducentes ao desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes (O5, C4 e C5), avaliada formativamente (C5); aprenderão, igualmente, que o aprofundamento do conhecimento metalinguístico sobre a própria língua (português) (O7) é condição sine qua non para uma programação fundada cientificamente e pedagogicamente flexível e consequente (O6, C4 e 5).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas apostarão grandemente na interação entre alunos e professoras e alunos e alunos; a informação científica veiculada ¿ e cuja pesquisa se oriente e recomende ¿ será articulada com as dúvidas dos discentes, para lhes propor respostas orientadoras do seu trabalho prático. A turma terá oportunidade de desenvolver aprendizagens em serviço junto de alunos da Escola para quem o português não é língua materna bem como, eventualmente, de alunos de escolas ou projetos parceiros, o que implicará aprofundamentos teóricos, análise, adaptação e construção de materiais e sua implementação, com registos destinados à regulação de todo o processo de aprender a ensinar PLNM.
Componentes de avaliação:
Aprendizagem em serviço com alunos para quem o Português é LNM ¿ 55%, incluindo:
- Tutoria
- Adaptação e elaboração de materiais
- Diário de bordo (acerca de leituras e da experiência)
- Interação oral
Participação na aula ¿ 15%
Questão-problema ¿ 30% (nota mínima: 8 valores em 20)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Será solicitado aos alunos que tenham como ponto de partida as suas dificuldades, receios e experiências no que concerne à integração de alunos estrangeiros na turma ou à lecionação de português onde não é língua materna, e que busquem, nos documentos reguladores, orientações para a prática pedagógica (O1 e O2), avaliando a sua própria evolução na capacidade de resposta às múltiplas realidades de PLNM. A participação em aula, com discussões, reflexões, análise conjunta e troca de experiências, servirá os propósitos de analisar e refletir sobre a situação atual do ensino do português para falantes de outras línguas em Portugal e noutros países (O3) e será uma oportunidade colaborativa de construção de conhecimento e de robustecimento metodológico para atuação pedagógico-didática em PLNM (O4, 5 e 6). A aprendizagem em serviço colocará desafios e necessidades reais de ensino-aprendizagem de PLNM (O5, 6 e 7), a resolver pelos estudantes, pelo que lhes permitirá, concretamente, partir da especificidade do seu público-alvo (O4), apoiar-se nas orientações oficiais (O1) e, efetivamente, programar para promover a proficiência linguística dos discentes estrangeiros em português (O5 e 6), em regime de tutoria e de trabalho em equipa, em que a reflexão contínua é exigida e alicerce para a construção da profissionalidade docente.
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo, através de leituras teóricas, de consulta de planificações e materiais e tomada de notas para alicerçar a construção de conhecimentos científicos e pedagógico-didáticos, a participação em aula e a aprendizagem em serviço (30h); aprendizagem em serviço, que também inclui tempo de tutoria de estudantes estrangeiros de PLNM, adaptação e elaboração de materiais e diário de bordo acerca de leituras e da experiência (45h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Camões Referencial PLE
Castro, C. & Madeira, A. (ed.). (2023). Desenvolvimento de Materiais Didáticos para Português como Língua Não Materna: Experiências e desafios.
CE (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e Companion Vol. with new descriptors
Ferrão Tavares, C. (2007). Didáctica do Português - LM e NM no EB. Porto E.
Ferreira, T., Cardoso, I. & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática. PLNM (Vol. 1 e 2). Porto E.
Flores, C. (2013). PLNM: discutindo conceitos de uma perspetiva linguística. In R. Bizarro, M. A. Moreira & C. Flores (Ed.), PLNM: Investigação e Ensino, pp. 36-46.
Mateus, M. H. M., & Solla, I. (2013). Ensino do Português como LNM: Estratégias, Materiais e Formação. FCG
Olmo, F. d., Melo-Pfeifer, S. & Souza, S. (2022). PLNM: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica. UPorto P.
Pappámikail, L., Beirante, D. & Cardoso, I. (2022). Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 2: Diversidade, Equidade e Inclusão.