Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Oa1. Compreender as
condições que conduziram à formação da Terra e ao aparecimento da vida na
Terra;
Oa2. Utilizar os princípios
do raciocínio geológico e identificar as unidades de medida do tempo geológico
e as principais etapas da tabela cronostratigráfica;
Oa3. Interpretar e sistematizar
os argumentos científicos que Wegener utilizou para fundamentar a deriva dos
continentes;
Oa4. Descrever o
modelo de funcionamento que suporta a Teoria da Tectónica de Placas;
Oa5.Caracterizar os sismos enquanto expressão do
dinamismo da geosfera e reconhecer os seus riscos;
Oa6. Conhecer a
constituição do material genético, os processos associados à sua expressão e transmissão
dos caracteres hereditários e o seu contributo para a biodiversidade;
Oa7. Explicitar a
argumentação e as evidências cientificas que suportam a evolução;
Oa8. Enunciar os
principais acontecimentos da vida ao longo da geohistória;
Oa9. Relacionar a
biodiversidade como o resultado da pressão seletiva do ambiente sobre os seres
vivos;
Oa10. Explicar o
funcionamento de alguns processos fisiológicos das plantas e dos animais;
Oa11. Refletir
criticamente sobre o impacto do ser humano na sustentabilidade dos recursos
naturais que suportam a vida;
Oa12. Discutir os
contributos da exploração espacial, enquanto aspiração do ser humano, para a
sustentabilidade da vida na Terra e o progresso da ciência e da tecnologia.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos programáticos estão organizados em torno da temática da vida e distribuem-se em três temas:
CP1. A origem da vida
CP1.1. Do Big Bang à origem da vida na Terra.
CP1.2. A medida do tempo geológico e a tabela cronoestratigráfica.
CP1.3. Condições geológicas que suportam a vida.
CP1.3.1. Da deriva dos continentes à tectónica de placas.
CP1.3.2. Riscos geológicos para a vida: os sismos.
CP2. A evolução da vida.
CP2.1. Material genético: O código e a expressão da vida e a transmissão dos caracteres hereditários.
CP2.2. A evolução biológica.
CP2.3. Grandes etapas da vida.
CP2.4. A diversidade da vida.
CP3. O futuro da vida.
CP.3.1. Looking now: O impacto do ser humano sobre a sustentabilidade dos recursos naturais.
CP.3.2. Looking forward: A exploração espacial e o futuro da vida.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos, organizados em três temas (CP1, CP2 e CP3),
visam que os estudantes desenvolvam uma visão integrada da origem da vida, do
significado de tempo geológico e das condições geológicas que suportam a vida (Oa1
a Oa5; CP1.), da evolução e diversidade biológica (Oa6 a Oa10; CP2.) e do
futuro da vida (Oa11 e Oa12, CP.3)
Para a exploração da origem da vida(CP1.),
os estudantes serão envolvidos em momentos de aprendizagem sobre as condições que conduziram ao aparecimento da
vida na Terra (Oa1; CP1.1). A visão integrada do tempo que decorreu
desde o Big Bang até à atualidade
fará com que compreendam o significado de tempo geológico, associado à noção de
escala, para identificarem as unidades
de medida do tempo geológico e as principais etapas da tabela
cronostratigráfica (Oa2; CP1.2.).
Devem compreender que, para a existência de vida, é necessário um substrato
geológico cuja dinâmica é explicada pela deriva dos continentes e pela
tectónica de placas (Oa3, Oa4; CP1.3.1.) e que, em resultado dessa dinâmica,
podem ocorrer riscos geológicos à vida, como os sismos (Oa5; CP1.3.2.).
Para a exploração da evolução da vida (CP2.), ser-lhes-ão propostos
momentos de aprendizagem sobre a constituição e a expressão do material
genético, a transmissão dos caracteres hereditários e o seu contributo para a
biodiversidade (Oa6; CP2.1.). Através da abordagem à história da ciência das
explicações para a origem das espécies, os estudantes irão explicitar a argumentação e as evidências cientificas que suportam a
evolução(Oa7; CP2.2.). Após
compreenderem os fundamentos da evolução, irão explorar os principais acontecimentos da evolução da vida ao longo da geohistória
(Oa8, CP2.3.). A diversidade da vida (CP2.4.) será explorada através de
atividades sobre a diversidade fisiológica nas plantas e nos animais (Oa10;
CP2.4). A exploração da diversidade dos organismos visa também que reconheçam a
biodiversidade como o resultado da pressão seletiva do ambiente sobre os organismos
e que compreendam a necessidade da sua classificação (Oa9; CP2.4.).
A exploração do futuro
da vida assentará na realização de atividades diversificadas para os
estudantes refletirem criticamente sobre o impacto do ser humano na
sustentabilidade dos recursos naturais que suportam a vida (Oa11; CP3.1.) e discutirem
os contributos da exploração espacial (Oa12; CP3).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As atividades letivas serão organizadas em aulas T, TP e P em regime de b-learning.
A avaliação contínua dos estudantes basear-se-á nos seguintes elementos:
a) Realização de trabalhos individuais ou em grupo e participação ativa nas atividades realizadas (60%);
b) Realização de uma prova de avaliação individual (40%).
A aprovação à unidade curricular está condicionada a uma classificação média (aritmética ou ponderada) superior a 9,0 valores no(s) teste(s) escrito(s), independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação. No caso da classificação do(s) teste(s) escrito(s) não ser superior a 9,0 valores, a classificação final da unidade curricular será igual à classificação do(s) teste(s) escrito(s), arredondada às unidades. Esta condição não se aplica a estudantes ERASMUS.
Na modalidade de avaliação por exame, a classificação do aluno resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova teórica.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de CTV funciona em regime de b-learning. Este regime visa potenciar a formação teórica e a aprendizagem orientada através de sessões presenciais, permitindo uma maior agilidade quanto à gestão de tempo e à aprendizagem autónoma, em sessões não presenciais, através do uso da plataforma Moodle (http://moodle.ese.ipsantarem.pt/), onde serão disponibilizados vários recursos e atividades de suporte às aulas, conducentes à consecução dos objetivos Oa1 a Oa12.
Será, ainda, fomentada a discussão ou a análise de diferentes aspetos relacionados com os conteúdos programáticos através da organização de visitas de estudo ou a participação em iniciativas científicas nacionais (Congressos, Seminários, Palestras, Aulas-abertas, etc.) que contribuam para a consecução dos objetivos Oa1 a Oa12.
A UC de CTV será ministrada numa perspetiva socioconstrutivista, assente no modelo de ensino dos 7E que inclui os seguintes momentos: Engage (Envolver), Explore (Explorar), Explain (Explicar), Elaborate (Elaborar), Evaluate (Avaliar), Exchange (Partilhar) e Empowerment (Capacitação). Algumas atividades seguem a abordagem STEM (Science Technology, Engineering & Mathematics).
Na UC de CTV serão explorados recursos digitais potenciadores da consecução dos objetivos de aprendizagem como o Big History Project (https://school.bighistoryproject.com/bhplive) (Oa1 a Oa5 e Oa7 a Oa8 e os simuladores PHET - Interactive simulations for science & mathematics (https://phet.colorado.edu/) da Universidade do Colorado, tal como preconizado nas orientações curriculares STEM.
A UC será dinamizada em estreita colaboração interdisciplinar com a UC de Modelação Matemática, no enquadramento do projeto CreativeLab_Sci&Math. Essa colaboração concretiza-se num conjunto de atividades interdisciplinares que visam que os estudantes compreendam os pontos de interligação entre os conteúdos e os processos de raciocínio lógico e pensamento crítico, na matemática e nas ciências naturais, principalmente para a consecução dos objetivos Oa2, Oa5, Oa6, Oa7, Oa8, Oa9; Oa10, Oa11 e Oa12.
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (90h) é distribuída da seguinte forma: estudo para provas de avaliação teórica (20h); estudo de bibliografia da especialidade (20h); resolução de exercícios sobre os conteúdos (10h); realização de tarefas de atividades práticas e outras produções (40h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cavadas, B., & Sá-Pinto, X. (2021).Conceções de estudantes portugueses em formação inicial de professores sobre a evolução e a origem da vida. RBPEC, 20, 1339-1362.
Cavadas, B., & Brito. C. (2022). Exoplanetas e suas criaturas: uma proposta de trabalho STEAM para a formação inicial de professores. APEduC Revista, 3(2), 55-70.
Dias, R. (2019). Portugal de antes da história.600 milhões de anos de evolução (Vol. 1). U. de Évora/ICT/CCVE
Frankel, H. R. (2012). The continental drift controversy (Vol. I, II e III). Cambridge University Press.
Martins-Loução, M. A. (2011). A aventura da Terra. Um planeta em evolução. Esfera do Caos Editores.
National Institute of General Medical Sciences (2010). A nova genética. National Institute of General Medical Sciences.
OpenStax (2023). Biology for AP courses. Rice University.
Pomerol, C., Lagabrielle, Y., Renard, M., & Guillot, S. (2013.). Princípios de Geologia (14.ª Ed.). Bookman.