Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Coordenação Científica
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Compreender a importância de ser digitalmente literado - Aprender a recolher e organizar informação nas bases de dados bibliográficas - Aprender a construir recursos multimédia em função de diferentes contextos - Compreender o impacto da utilização de ferramentas web 2.0 em contextos profissionais e académicos - Promover a utilização dos recursos digitais de forma segura e competente. - Aprender a partilhar informação através das redes sociais
Conteúdos programáticos
1. Literacia Digital 1.1 Conceito, competências, desafios e possibilidades para o educador social 1.2 Literacia de Informação 1.2.1 Repositórios científicos e bases de dados 1.2.2 Pesquisa, seleção, organização e análise de informação 2. Produção de recursos multimédia 2.1 Exploração de ferramentas e aplicações em função de objetivos, conteúdos e contextos no âmbito da educação social 2.2 Elaboração de recursos multimédia 2.3 Divulgação, integração e partilha de recursos multimédia em ambientes online e offline 3. As redes sociais na educação social 3.1 Desafios e possibilidades 3.2 Criação de comunidades de interação, comunicação, partilha e divulgação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma
vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima
descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e
manipulação de conteúdos digitais no âmbito da educação social. Permitirá,
ainda, aos estudantes, desenvolver competências de trabalho autónomo, de
raciocínio crítico e de discernimento e as capacidades de compreensão e
resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria
argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão
desenvolvidas, em situação síncronas e assíncronas online e em situações
presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de
aprendizagem ao longo da vida.
Os conteúdos visam, ainda, dar resposta ao estipulado no Decreto-Lei n.º
74/2006 de 24 Março, Capítulo II, artigo 5º, alíneas a) a f).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação, exploração, interação e manipulação diretas com as ferramentas e aplicações em utilização na U.C. Prevê-se a intervenção direta dos estudantes, nomeadamente através da realização de projeto práticos
A avaliação Contínua terá em conta: - (20%) a participação/intervenção dos estudantes ao longo das aulas; - (30%) a realização de uma frequência teórica ou de um trabalho individual; - (50%) a realização de trabalhos práticos de grupo.
A avaliação por exame incluirá uma parte teórica (50%) e uma parte prática (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador. As aulas assumirão um carácter TP, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento ferramentas e recursos alvo de estudo, orientando o estudante na sua exploração crítica. A adoção desta metodologia implica a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho. Prevê-se a participação dos estudantes em projetos de intervenção e investigação a decorrer na ESES. No caso dos estudantes que não possam frequentar em presença a UC e desejem ter aproveitamento por avaliação por frequência é necessário que realizem os exercícios disponibilizados no Moodle e os publiquem em local próprio para o efeito, com indicação do nome do estudante, do conteúdo do exercício, das dúvidas e dificuldades na sua realização, nas datas previstas para o efeito. A avaliação refletirá o carácter TP da unidade curricular. Todos os estudantes deverão estar inscritos na disciplina Moodle correspondente. A avaliação só poderá ser aplicada aos estudantes que se encontram inscritos na referida disciplina em virtude de parte da sua realização depender desta ferramenta.
A UC tem um total de 135h, sendo que 60h são de contacto e 75h de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante, de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
- elaboração do trabalho individual (pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) = 30h
- levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
- elaboração de trabalhos práticos de grupo (exploração de ferramentas e desenvolvimento de recursos digitais, redação dos relatórios de acompanhamento) = 35h
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Daniela, L. (2022) Inclusive Digital Education. Series
Title: Educational Communications and Technology: Issues and
Innovations. Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-14775-3
Passey, D., Leahy, D., Williams, L., Holvikivi, J.,
Ruohonen, M. (2022). Digital Transformation of Education and Learning
- Past, Present and Future - IFIP TC 3 Open Conference on Computers
in Education, OCCE 2021, Tampere, Finland, August 17¿20, 2021,
Proceedings. Publisher: Springer Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-97986-7;
Tomczyk, L., Fedeli, L. (2022) Digital
Literacy for Teachers. Publisher: Springer Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-19-1738-7
Loureiro, A. (2013). Construção de
Conhecimento em Ambientes Virtuais: influência das relações interpessoais.
Tese de Doutoramento [Documento não publicado]. Aveiro: Universidade de
Aveiro. [http://hdl.handle.net/10773/11532]
Ao longo das sessões serão indicadas outras
fontes de informação.