• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LESO10143
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Dinâmicas Sociais Contemporâneas

Código: LESO10143    Sigla: DSC
Área Científica: Sociologia e Outros Estudos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 71 Despacho n.º 12917/2016 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO1-A

Teórico-Práticas: 70,00

LESO1-B

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 9,60
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   4,00
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,80
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Através de um percurso de exploração, análise e discussão de temas fundamentais visa-se, em geral, desesenvolver conhecimentos e competências analíticas que habilitem à adequada compreensão dos processos de mudança e continuidade que modelam os contextos de intervenção socioeducativa.
Em particular procura-se concretizar:
1. Uma abordagem às dinâmicas de mudança e continuidade social no campo da demografia, família e fabricação dos percursos de vida, escolaridades e formação, trabalho e organizações, ambiente e território(s).
2. A identificação transversal dos riscos, vulnerabilidades e problemas sociais decorrentes de um mundo crescentemente globalizado e individualizado, embora estruturado por desigualdades sociais.
3. O reforço do desenvolvimento de uma atitude crítica na leitura e compreensão dos fenómenos sociais, desconstruindo substratos ideológicos e visões do senso comum e facilitando a consolidação de um olhar técnico-científico sobre a realidade social.

Conteúdos programáticos

1. Compreender o mundo em que vivemos: modernidade(s) e tipos de sociedade 2. Mudança(s) e continuidade(s) num mundo globalizado e individualizado: a) Demografia, família e fabricação dos percursos de vida b) Escolaridade(s) e formação c) O mundo do trabalho e das organizações d) Ambiente e território(s) 3. Sociedade de risco, diversidades e desigualdades sociais a) Risco e reflexividade: oportunidades e constrangimentos b) As desigualdades sociais como geradoras de exclusões e discriminações plurais e complexas 4. Os objetivos de desenvolvimento sustentável como horizonte de referência para a intervenção social 5. Dinâmicas sociais contemporâneas e educação social: que territórios para intervenção socioeducativa?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos concretizam globalmente o objetivo de desesenvolver conhecimentos e competências analíticas com os estudantes proporcionando, em fase inicial do seu trajeto formativo, um percurso por temáticas fundamentais, articulando em permanência teoria e empiria. Este percurso permite-lhes consolidar o processo de distanciamento do senso comum desencadeado no 1º semestre, concretizando de forma transversal o último objetivo da UC. Já os dois primeiros objetivos da UC encontram-se operacionalizados nos pontos 2 e 3 dos conteúdos, devendo estes serem perspetivados de forma complementar. A abordagem específica a temáticas é enquadrada previamente por um olhar introdutório sobre as dinâmicas de mudança e continuidade nos discursos da teoria social sobre as sociedades contemporâneas ocidentais. Os quarto e quinto pontos dos conteúdos constitui-se, por fim, como um espaço dialógico, mobilizando saberes adquiridos, visando a identificação de potencialidades para a intervenção no âmbito da ES.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A concretização dos objectivos da UC prevê a complementariedade metodológica entre:
- Aulas teóricas, centradas na exposição e análise coletiva dos conteúdos
- Aulas teórico-práticas, centradas no desenvolvimento de atividades formativas a partir de textos essenciais, recursos audiovisuais (documentários, filmes), plataformas interativas, etc. 
- Seminários organizados no âmbito da UC
- Trabalho autónomo dos estudantes (participação nas aulas, pesquisas bibliográficas ou outras, trabalho complementar à sala de aula a realizar em EAD, leituras obrigatórias atualizadas, etc.)
A avaliação contínua dos alunos terá como base os seguintes elementos obrigatórios:
- Teste individual (40%)
-  Participação Ativa (10%)
- Portefólio de grupo (50%)
Nota: A conclusão da UC em regime de Avaliação Contínua pressupõe a classificação mínima de 8 valores no teste individual.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os dois primeiros objetivos pressupõem a consolidação de competências previamente desenvolvidas, nomeadamente, capacidade de distanciamento crítico e analítico, tratamento e análise de científicos, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e empíricas. Considera-se pois que a apreensão de conceitos e teorias de forma adequada implica necessariamente um mapeamento geral prévio de cariz expositivo, embora dinamizado de forma dialógica, ou seja, propõe-se partir dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre as temáticas a abordar, apoiados ou não em pesquisas autónomas, comprometendo a cada passo os estudantes com o seu processo de aprendizagem. Para apoiar este processo mobiliza-se a plataforma EAD concebida quer como depósito estruturado de recursos, mas também como espaço colaborativo de construção de conhecimento a partir da resposta a atividades formativas, desafios, questões, reflexões resultantes e decorrentes do trabalho realizado durante as horas de contacto, criando condições objetivas para a dinamização orientada das horas de trabalho autónomo. Da mesma forma, considera-se que o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas impõem outras metodologias de cariz mais prático e «hands on». Assim, propõe-se que os estudantes pesquisem ativamente referências bibliográficas, dados estatísticos, notícias e reportagens, projetos de intervenção, e as explorem e analisem criticamente em contexto de sala de aula. Adicionalmente as docentes fornecem um conjunto de recursos para, em espaço de sala de aula, confrontar os estudantes com conhecimentos e realidades diversas e, não raras vezes, (des)conhecidas convidando-os a, coletivamente ou em pequenos grupos, examinar e discutir os respetivos conteúdos à luz dos seus (pre)conceitos e conhecimentos prévios, por um lado, e dos novos conceitos e teorias abordadas nas sessões de cariz mais expositivo, por outro. Pretende-se promover seminários com vista a promover o conhecimento da sociedade contemporânea, a partir do olhar dos seus protagonistas e dos palcos onde as dinâmicas contemporâneas têm lugar.
A avaliação pressupõe a demonstração da aquisição de conhecimentos (através de um teste) e a demonstração de apropriação dos temas e conteúdos da UC, demonstrando competências de recolha, seleção, análise da e reflexão sobre a informação trabalhada ao longo do semestre, para o qual a proposta de construção de um portefólio em grupo é o instrumento mais indicado.
Distribuição do TA: estudo para provas de avaliação teóricas individuais - 15  horas; trabalhos de pesquisa e levantamento de informação - 21 horas; leitura e análise de textos obrigatórios - 15 horas - elaboração do portefólio de grupo - 25 horas; preparação das apresentações orais das pesquisas efetuadas - 10 horas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Giddens, A., Beck, U. & Lash, S. (2000). A modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. Celta Editora. 
Cardoso, J. L., Magalhães, P. C., Pais, J. M. (Eds.). (2013). Portugal social de A a Z: temas em aberto. Expresso / ICS.
Carmo, R. M.; Sebastião, J.; Azevedo, J.; Martins, S.C.; Costa, A.F. (Orgs) (2018) Desigualdades Sociais: Portugal  e a Europa. Mundos Sociais.
Costa, A. F. (2012) Desigualdades Sociais Contemporâneas. Editora Mundos Sociais.
Giddens, A. (2010). Sociologia (8ª Edição). Fundação calouste Gulbenkian

Observações