Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer as principais características da investigação científica qualitativa; 2. Compreender e articular as etapas do procedimento científico; 3. Conhecer os principais métodos e técnicas de investigação qualitativa em Ciências Sociais; 4. Identificar as principais potencialidades e limitações das técnicas qualitativas de investigação/diagnóstico em contextos de intervenção socioeducativa; 5. Utilizar criticamente diferentes técnicas, tendo em vista os objetivos de pesquisa/diagnóstico/intervenção; 6. Analisar dados qualitativos; 7. Organizar e apresentar os resultados da investigação, processos de diagnóstico em contextos de intervenção socioeducativa.
Conteúdos programáticos
1. Principais Métodos e técnicas qualitativas de pesquisa social: potencialidades e limites; 2. Linguagem não verbal; 3. Entrevistas e Focus Groups; 4. Abordagem narrativa/biográfica; 5. Observação e abordagem etnográfica; 6. Pesquisa documental; 7. Técnicas qualitativas participativas; 8. Investigação-ação; 9. Introdução à análise qualitativa de dados assistida por computador; 10. Relatório de investigação/intervenção: orientações gerais para a sua elaboração.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Numa linha de continuidade com a UC de MTICS I, a UC de MTICS II pretende oferecer aos estudantes um espaço de contacto com as perspetivas da pesquisa social e o método científico. Pretende-se atingir este objetivo através da tomada de conhecimento, por um lado, dos referenciais teóricos da metodologia da investigação e, por outro, da aplicação do método e das técnicas de investigação qualitativa aos diagnósticos sociais. A UC tem ainda como objetivos proporcionar o conhecimento dos principais métodos de recolha de dados (entrevistas, narrativas, observação, técnicas participativas, etc.) analisando as suas características, virtualidades e limites. Contempla-se também a introdução ao tratamento e análise de dados, estabelecendo ao mesmo tempo orientações para a produção de relatórios e materiais de disseminação científica e projetos de diagnóstico/intervenção. Esta abordagem deverá possibilitar aos estudantes compreender, identificar e usar criticamente diferentes opções técnico-metodológicas, constituindo isso o objetivo desta UC.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A concretização dos objetivos da UC compreende aulas teórico-práticas, constituídas por momentos expositivos bem como exercícios práticos de exploração e experienciação das técnicas abordadas, orientação tutorial e trabalho autónomo dos alunos. Tratando-se de uma UC com uma forte componente prática, a avaliação resulta do conjunto de atividades formativas (cooperativas). Os enunciados das atividades formativas, objetivos e critérios de avaliação serão disponibilizados na plataforma moodle. Será promovida a articulação com outras UC e fomentado o contato com entidades/projetos relevantes. Serão considerados em avaliação contínua os alunos que realizem:
- teste individual, escrito, presencial, que incide sobre a globalidade dos conteúdos programáticos (50%); - trabalho de grupo (40%); - assiduidade (5%);
- participação nas aulas e no processo de supervisão (5%).
Se a nota do teste ou do trabalho de grupo for igual ou inferior a 7,5 valores o/a estudante será proposto para avaliação por exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de MTICS II, pretende proporcionar um suporte de formação que procura articular a reflexão teórica com a concretização de exercícios prático. Isto é conseguido através da consolidação das etapas mais importantes do procedimento científico. Os estudantes serão confrontados ao longo das sessões desta UC com técnicas de investigação qualitativa e respetivas aplicações em diferentes áreas, tendo em vista a identificação e análise das opções tomadas no domínio da definição da problemática, construção do modelo de análise, hipóteses ou questões de investigação, decisões sobre métodos e técnicas de investigação, tratamento da informação, apresentação e disseminação do conhecimento produzido, valorizando metodologias de cariz mais prático e «hands on». (Obj. 1, 2, 6 e 7).
Adicionalmente, os estudantes irão abordar, numa vertente teórica e prática, os métodos qualitativos e cada uma das suas técnicas/instrumentos com atividades práticas que envolvem pesquisa, exploração, observação e recolha e análise de informações e outros recursos pedagógicos sobe técnicas qualitativas (Obj. 3, 4 ,5, 6 e 7). Distribuição do TA: estudo para provas de avaliação teóricas individuais - 20 horas; trabalhos de pesquisa e levantamento de informação, participação nos projetos lançados pela equipa docente - 21 horas; leitura e análise de textos obrigatórios - 10 horas - elaboração do portefólio de grupo - 25 horas; preparação das apresentações orais no âmbito das atividades formativas propostas - 10 horas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Albarello, L.; Digneffe, J.P., Hiernaux, C.M., Ruquoy, P. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Bryman, A., Bell, E., Reck, J., & Fields, J. (2021). Bryman's Social Research Methods. Oxford University Press.
Carmo, H.; Ferreira, M. (1998). Metodologia da Investigação: guia para Auto-Aprendizagem. U. Aberta.
Deshaies, B. (1997). Metodologia da Investigação em Ciências Humanas. Instituto Piaget.
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Monitor.
Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa. Artmed.
Gonçalves, S.P.; Gonçalves, J.P.; & Marques, C.G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. Pactor.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Princípia Editora.
LEE, R. (2003). Métodos não interferentes em Pesquisa Social. Gradiva.
Rubin, A. & Babbie, E. (2010). Essential Research Methods for Social Work. Brooks/Cole.