Código: | LESO10147 | Sigla: | PPESLI | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Área de Ensino: | Ciências Sociais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LESO1 | 66 | Despacho n.º 12917/2016 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 42,25 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 42,25 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
1. Aproximar-se da realidade de contextos profissionais do educador social, de modo a inteirar-se do seu futuro campo profissional;
2. Analisar e investigar contextos reais de intervenção socioeducativa através da observação de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais;
3. Conhecer modalidades de configuração do campo de identidade profissional do educador social, ao nível de práticas e contextos de atuação.
4. Analisar as competências que desenvolve o educador social;
5. Aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação diversificados em cenários e situações envolvendo a prática profissional do educador social;
6. Discutir sobre diferentes dimensões do campo da Educação Social, mobilizando competências investigativas e comunicativas.
7. Incentivar a construção de um percurso formativo-investigativo interessado na construção de um saber reflexivo sobre a identidade profissional do educador social.
1. Áreas e contextos de intervenção socioeducativa: instituições e públicos
2. Práticas profissionais, funções e competências do educador social
3. Intervenção socioeducativa, interdisciplinariedade e partenariado.
4. A pesquisa como metodologia de aproximação à realidade socioeducativa;
3. Técnicas e instrumentos de pesquisa para a aproximação à realidade socioeducativa;
4. Estudo in loco de contextos, âmbitos de intervenção, profissionais e práticas de intervenção socioeducativas;
Acreditamos que introduzir a iniciação à prática da investigação como metodologia de aproximação à realidade socioeducativa constituirá uma estratégia adequada para analisar e investigar contextos reais de intervenção socioeducativa através da observação in loco de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais. A pesquisa, envolvendo a recolha de informação com recurso a diferentes técnicas e instrumentos de pesquisa e a elaboração de um relatório síntese dos resultados da pesquisa sobre contextos, agentes e práticas observados pretendem, por um lado, levar o estudante a aproximar-se da realidade de contextos profissionais do educador social que ofereçam ao estudante a possibilidade de se inteirar do seu futuro campo profissional e, por outro lado, possibilitar o treino de competências investigativas, potenciando a compreensão da trajetória da Educação Social e configuração do seu campo de identidade profissional.
Promove-se a capacidade do estudante, através de uma aproximação ao campo da intervenção socioeducativa e da iniciação à prática da investigação, relacionar contributos de diferentes UC. Espera-se que através de orientação tutorial e de atividades teórico práticas, os estudantes identifiquem contextos e contactem com testemunhos de educadores sociais, envolvendo os seus contextos e práticas. A adequação metodológica propõe operacionalizar-se no âmbito de projeto formativo investigativo, sendo apresentada em diferentes plataformas.
Os conteúdos centram-se na capacidade do estudante, através da aproximação ao campo da intervenção socioeducativa e da iniciação à prática da investigação, relacionar contributos de diferentes UC. Os estudantes terão a oportunidade de planear, em contexto de laboratório, a aproximação a um contexto real de intervenção socioeducativa e estabelecer contacto direto com um educador social, devendo, para tal, aplicar conhecimentos relativos a métodos e técnicas de investigação para a construção de diferentes instrumentos de observação e recolha de informação. Acredita-se que os estudantes, ao identificar e contatar, ainda que com a orientação dos tutores, contextos de intervenção socioeducativa e profissionais da educação social e suas práticas, possam iniciar o desenvolvimento de competências e atitudes favoráveis à continuidade da sua formação. Dado o carácter iminentemente prático da UC e a diversidade de aproximações a contextos profissionais, a organização do trabalho, privilegiando o trabalho em grupo e a orientação tutorial, possibilitarão um acompanhamento permanente do trabalho desenvolvido. A iniciação à prática da investigação, planeada através da aproximação in loco a contextos profissionais do educador social, permitirá ao estudante a possibilidade de se inteirar do seu futuro campo profissional. A realização em grupo de um trabalho de investigação permitirá lidar com as dificuldades e especificidades do trabalho de recolha e tratamento de informação. Com a apresentação e avaliação de um relatório descritivo dos resultados do trabalho de pesquisa treina-se a comunicação oral e escrita sobre diferentes dimensões do campo da Educação Social. A aplicação dos conhecimentos já obtidos (MTIC I e II), deverá possibilitar ao estudante a capacidade de descrever e analisar contextos reais de intervenção através da observação de cenários, situações habituais da prática profissional e perfis de educadores sociais. Espera-se que os contributos da UC PSFES acrescidos de documentos complementares que são compilados, permitam a compreensão da trajetória da Educação Social e configuração do campo de identidade profissional. A carga média de trabalho autónomo (52h) é assim distribuída: - Elaboração de Dossier de Formação (20h): registos de formação; compilação de registos e de recursos pedagógicos e investigativos; leitura e análise de textos e temáticas; desenvolvimento de exercícios;- Elaboração de trabalho escrito individual (12h) e de trabalho em grupo, escrito e oral (20h): conceção e aplicação de recursos técnicos para a planificação e desenvolvimento da análise, da reflexão crítica, e da elaboração escrita; pesquisa e análise de bibliografia; operacionalização de conceitos e perspetivas teóricas e de reflexão crítica sobre percurso de formação; conceção e aplicação de etapas, técnicas e instrumento de pesquisa; organização e desenvolvimento de visitas a contextos de intervenção; desenvolvimento de tarefas de avaliação de acompanhamento.
Barros, R. (2018). Transpor fronteiras como modus operandi para uma Educação Social transformadora. In R. Barros & A. Fragoso, (Eds.), Investigação em Educação Social - prática e reflexão (pp.13-32). U. Algarve.
Bravo, R. S. (2008). Técnicas de investigación social: teoría y ejercicios. (14ª ed.). Paraninfo.
Vieira, A. M., Vieira, R., & Marques, J.C. (Orgs.) (2021). Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social. Afrontamento.
Gonçalves, S.P.; Gonçalves, J.P.; & Marques, C.G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. Pactor.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Principia.
Romans, M., Petrus, A. & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Artmed.
Teixeira, L. (2021). Olhares sobre a Formação e a Profissionalidade em Educação Social: Convicções, Apelos e Desassossegos de uma Experiência Formativa. Interacções, 17(56), 87-116. https://doi.org/10.25755/int.21654