Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
i) conhecer o desenvolvimento das políticas sociais em Portugal e no
contexto europeu;
ii) identificar os princípios, os diferentes modelos de
intervenção social e os desafios que se colocam às sociedades contemporâneas;
iii) conhecer e identificar os normativos legais aplicáveis no campo de ação do
educador social;
iv) Desenvolver competências profissionais para análise e
implementação de mecanismos de proteção social.
Conteúdos programáticos
Intervenção social nas sociedades contemporâneas Estado, Políticas Sociais e os desafios do Século XXI Portugal no quadro da União Europeia Modalidades de intervenção emergentes do Estado-Providência ativo Planos Nacionais de intervenção social Grandes debates das políticas sociais públicas Direitos sociais/Direitos individuais Estatização/Privatização O futuro das políticas sociais: globalização económica; regulação social; sustentabilidade; Mecanismos de proteção social e respostas legislativas enquadradoras por sector e em áreas específicas de intervenção O Sistema Nacional de Segurança Social (Lei de Bases) Medidas de apoio às famílias: fiscalidade, apoio económico e conciliação entre a vida familiar e a vida profissional Os sectores da saúde, da educação e do emprego Áreas específicas de intervenção: proteção de crianças e jovens; envelhecimento; deficiências e incapacidades; situação de sem-abrigo; comportamentos aditivos e dependências; violência doméstica e de género.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão organizados em
três capítulos, que visam concretizar os objetivos a que se propõe. Os dois
primeiros capítulos permitem conhecer e discutir o desenvolvimento das
políticas sociais contemporâneas, enquadrando Portugal enquanto Estado-membro
da União Europeia, identificando os princípios, os diferentes modelos de
intervenção social e os desafios enfrentados pelas sociedades atuais. O
terceiro capítulo responde aos terceiro e quarto objetivos, permitindo aos
alunos o conhecimento e a identificação da legislação social portuguesa em
setores e áreas específicas de intervenção possibilitando a sua mobilização e
implementação em situação futura de trabalho social.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de trabalho proposta assenta numa lógica participativa, responsabilizando e implicando os alunos no desenvolvimento do seu processo formativo. Privilegiam-se, assim, as sessões de trabalho teórico-prático, combinando períodos expositivos por parte da docente com o desenvolvimento de trabalhos temáticos em pequeno grupo, discussão de textos, de recursos áudio, exploração de sites governamentais e de outras organizações relacionadas com as temáticas constantes no programa, realização de pesquisa autónoma, compilação e sistematização de informação pelos alunos com posterior apresentação e discussão no contexto mais alargado da turma.
Teste escrito - 55%
Trabalho de grupo - 35%
Participação - 10%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino articulam-se de forma coerente com os objetivos da unidade curricular, possibilitando a aquisição dos saberes teórico-concetuais que se pressupõem fundamentais ao desenvolvimento da atividade prática, incentivam o desenvolvimento de processos autónomos de aprendizagem e investigação por parte dos alunos; a articulação com a revisão de literatura, fornecida pela docente e selecionada pelos discentes através de procura autónoma orientada, dá aos estudantes os instrumentos necessários para se posicionarem criticamente e desenvolverem análise reflexiva sobre as suas práticas e saberes, analisando as questões de forma ampla e sob várias perspetivas. As temáticas a abordar terão como base dados científicos atualizados, oriundos de diferentes fontes (bibliográficas, documentais, legislação, estatísticas, projetos de investigação; recursos vídeo), de modo a tornar mais informada e fundamentada a sua participação nas aulas e a discussão crítica dos conteúdos. O trabalho em grupo a realizar pelos alunos, sob orientação da docente, contribui para desenvolver a capacidade de pesquisa, focada em temas específicos, a capacidade de argumentação oral e escrita e promove a realização de trabalho colaborativo.
Distribuição do trabalho autónomo:
Preparação de recursos para discussão em sala de aula: 10h; Leituras e preparação de documentos: 10h; Realização de pesquisa autónoma: 10h; Realização trabalho de grupo: 20h; Preparação para o teste: 15h.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carvalhais, Isabel Estrada (coord.) (2007) Cidadania no pensamento económico contemporâneo, S. João do Estoril, Principia.
Ferguson, I., Lavalette, M., & Whitmore, E. (2005). Globalisation, global justice and social work. Abingdon [England: Routledge].
Hespanha, Pedro e Carapinheiro, Graça (org.) (2002) Risco social e incerteza. Pode o estado social recuar mais?, Porto, Afrontamento.
Hespanha, Pedro (2007) Políticas Sociais: Novas Abordagens, Novos Desafios, CES/FEUC, Portugal
Catherine Mathieu, Henri Sterdyniak (2008). O Modelo Social Europeu e a Europa Social. Conferência Para uma outra Política Económica, para uma outra Europa, para uma Europa Social. Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (Portugal).
Mozzicafredo, Juan (1997) Estado-Providência e Cidadania em Portugal, Oeiras, Celta.
(Declaração Universal dos Direitos do Homem; Constituição da República Portuguesa; Legislação nas áreas específicas)