Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Definir
os conceitos de educação, de ensino, de aprendizagem e de educação para a
saúde;
Identificar
os principais problemas de saúde prioritários para intervenção em
educação para a saúde;
Conhecer a Educação para a Saúde nas suas diferentes dimensões;
Entender as orientações Internacionais e Nacionais para o sector da Saúde;
Reconhecer a importância de Indicadores de Saúde relevantes;
Identificar Teorias e Modelos de Educação para a Saúde;
Integrar a educação para a saúde nos projetos educativos.
Conteúdos programáticos
1º Bloco Temático - Educação para a saúde: desafios em pleno séc.XXI
Conceitos
centrais e integrados de Educação em Saúde
Perspetiva evolutiva do conceito
Indicadores e metas em Saúde: sua importância
Teorias e Modelos de Educação para a Saúde
O empowerment como princípio básico na educação para a saúde
Determinantes da Saúde
2º Bloco Temático - Intervenções educativas de educação para a saúde
A promoção de estilos de vida saudáveis ao longo do ciclo vital
Os comportamentos e as situações de saúde em risco
Projetos individuais e coletivos em Educação para a Saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes. Incluem as principais abordagens sobre o conceito de Educação para a Saúde, associado a um conjunto de valores: qualidade de vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e parceria, entre outros.
Estas premissas apontam para a necessidade de que este profissional contribua para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, desenvolvendo uma postura ativa e coresponsabilizada em todas as dimensões da vida, incluindo a da saúde, entendida como recurso num contexto global da vida, como um meio de desenvolvimento de bem-estar.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizados recursos como a leitura de textos e discussão em plenário, jogos pedagógicos que estimulem a interação e o desenvolvimento dos conceitos, teorias e modelos de intervenção apreendidos
A modalidade de avaliação é a de Avaliação Contínua, com os seguintes elementos:
trabalhos de grupo = 40%;
momento de avaliação individual = 60%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias utilizadas favoreceram o desenvolvimento do perfil do Educador Social, perspetivando-se o desenvolvimento de competências
cognitivas, práticas e comunicacionais, no sentido de procurar desenvolver nos
utentes competências que lhes permitam uma positiva integração social no
contexto em que vivem, bem como no sentido de informar, esclarecer e promover
a sua participação.
As competências cognitivas são desenvolvidas através da
exposição participativa; as competências práticas e de comunicação, através da
realização de trabalhos em grupo e integração nos projetos em desenvolvimento
na ESE, bem como através de dinâmicas de grupo e apresentações orais a integrar/mobilizar
em contexto de Estágio.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo do estudante (65h) é distribuída da seguinte forma:
Análise documental (10h);
Estudo de bibliografia específica (20h);
Trabalho em grupo (20h);
Elaboração de trabalho de avaliação individual (15h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Melo, P; (2020) Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, ISBN 978-989- 752- 529, Lisboa: Lidel.
Carvalho, A; et al.(2017) Referencial de Educação para a Saúde. Ministério da Educação ¿ Direção-Geral da Educação Direção-Geral da Saúde.
Carvalho, A; Carvalho, G. (2006) Educação para a Saúde: conceitos, práticas e necessidades de formação. Loures: Lusociência.
Fernandes, M. (2008). A Saúde Também se Educa. Almada: Instituto Piaget.
Matos, M. (2008). Consumo de Substâncias:
Estilo de vida? À procura de um estilo?. Instituto da Droga e da Toxicodependência. Lisboa.
Ministério da Saúde (2003). Contributos para um plano nacional de saúde Orientações estratégicas. Lisboa: Autor.
Ministério da Saúde (2021). Plano Nacional de Saúde - Orientações estratégicas para 2021-2030. Lisboa: DGS .
Rodrigues, M.; Pereira, A.; Barros, T. (2005). Educação para a saúde formação pedagógica de educadores de saúde. Coimbra: Formasau.
Silva, M. (2017). Educação para a Saúde, Lisboa: Lidel.