Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta unidade curricular, perspectiva-se a ética e a clarificação e promoção de valores, para fundamentar a reflexão e o debate em torno da ética profissional do educador social.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- Conhecer perspectivas teóricas e conceitos básicos de ética e deontologia. - Compreender e reconhecer a dimensão ética da actividade socioeducativa
- Enquadrar o lugar da reflexão ética e deontológica no desenvolvimento profissional e na promoção da cidadania no relacionamento humano. - Identificar e discutir dilemas, tensões e problemas éticos;
- Confrontar a reflexão sobre questões éticas face a problemas e contextos socioeducativos.
Conteúdos programáticos
1. Ética, Moral e Deontologia. - Valores e as suas características. - Cidadania e «Educação para a Cidadania».
- Códigos deontológicos.
- Fundamentos e limites das declarações dos direitos humanos
- Virtudes: o que são e como se adquirem.
- Teoria ética da virtude.
- O papel dos hábitos, narrativas e tradição na educação do carácter.
- Metodologias de clarificação de valores.
- Problemas éticos da contemporaneidade.
2. Ética aplicada à Educação Social
- O papel da ética na construção de uma identidade profissional;
- O Educador social como profissional reflexivo; - A perspectiva ética e as especificidades da relação sociopedagógica;
-A formação ética do educador social, exigências e princípios de acção socioeducativa;
- O Código Deontológico do Educador Social, direitos e deveres profissionais?
-A ética, a reflexão e actuação sobre os desafios e dilemas da prática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos desta unidade curricular, ao abordarem conceitos essenciais no campo da ética e deontologia, apoiam o objetivo principal de contribuir para o desenvolvimento nos futuros educadores sociais de aptidões, competências e capacidades de compreensão que lhes permitam atuar em situações complexas, promovendo aprendizagens para uma prática profissional eticamente orientada no quadro da deontologia profissional do educador social. Articulam-se, assim, os objetivos e conteúdos desta unidade curricular para que o estudante possa conhecer, refletir e debater sobre as questões éticas associadas à dimensão ética do processo sócio educativo e da sua profissionalidade. Desta articulação, visa-se contribuir para a apropriação de uma matriz conceptual e ética e incentivar os estudantes, futuros educadores sociais, integrá-la na reflexão e construção do seu próprio processo de formação-investigação, em particular numa fase inicial, em contexto profissionalizante (estágios).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Prevê-se complementaridade entre: - Apresentação, análise e discussão dos conteúdos. - Discussão, análise e aprofundamento de problemas e situações mobilizando os referentes teóricos da UC. - Construção, apresentação e debate de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. -A orientação e acompanhamento do trabalho autónomo, propondo recursos didáticos para apoio ao trabalho letivo e à aprendizagem; A adequação metodológica mediante atividades síncronas e assíncronas é apresentada em detalhe com os estudantes através de diferentes plataformas. A avaliação contínua dos alunos pressupõe a participação nas atividades propostas e o cumprimento das tarefas, considerando os seguintes elementos e ponderações: - Participação nas atividades formativas- 20%; - Produção escrita individual - 40%; - Apresentação (em grupo) sobre a(s) dimensão(ões) ética(s) da experiência de estágio - 40%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A organização das metodologias pressupõem a abordagem de conceitos e perspectivas teóricas fundamentais para a compreensão das implicações éticas da prática socioeducativa., que deverá orientar um questionamento e uma análise consistente sobre o percurso formativo, numa dinâmica de investigação-acção/formação. Particularmente em articulação com a unidade curricular de estágio, estes serão abordados através de reflexões teóricas e/ou da análise de diferentes situações vivenciadas.
Convidando o estudante a esta análise, priorizam-se os conhecimentos e as transferências necessários a fim de desenvolver competências, habilidades e atitudes que o habilitem a mobilizar ou confrontar pressupostos.
Esta natureza teórico prática pressupõe por isso uma permanente abordagem flexível na organização das metodologias e actividades de ensino aprendizagem, alternando entre momentos expositivos, análise e aplicabilidade de conhecimentos.
As metodologias fomentam pois a reflexão, o debate, a cooperação, entendendo-se o contexto formativo enquanto espaço de construção reflexiva de conhecimento. Será fomentado, transversalmente, o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate numa lógica de comunidade de investigação, entendida enquanto espaço de interacção, diálogo e construção reflexiva e crítica do conhecimento.Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (52h) é distribuída da seguinte forma: - Elaboração de Dossier de Formação (20h): registos de progresso de formação; compilação de registos e de recursos pedagógicos e investigativos; leitura e análise de textos e temáticas; desenvolvimento de exercícios teórico práticos; - Elaboração de produção escrita individual (16h) e de trabalho em grupo, escrito e oral (16h): conceção e aplicação prática de recursos técnicos para a planificação e desenvolvimento da análise teórica e empírica, da reflexão crítica, e da elaboração escrita; pesquisa, seleção e análise de bibliografia; operacionalização de conceitos e perspetivas teóricas e de reflexão crítica sobre percurso de formação; conceção e aplicação etapas, técnicas e instrumento de pesquisa teórica e empírica; desenvolvimento de tarefas de avaliação de acompanhamento.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Banks&Nohr(2008) Ética Prática Para as Profissões do Trabalho. Porto:Porto Ed. Baptista(2011) Ética e Educação Social, interpelações de contemporaneidade, Pedagogía Social. Rev. Interuniv.,19, 37-49. Bara(Coord)(2003) Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao:Desclée. Frey e Wellman(2006) A Companion to Applied Ethics. Londres:Blackwell. Lafollette(2005) Ethical Theory. Londres:Blackwell. López & Visus(Coords)(2013) Derechos humanos y educacion social. València:Ed. Germania. Marques (2000) Breve História da Ética Ocidental. Lx:Plátano Ed. Idem(2003) Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lx:Ed. Presença. Neves & Felix (Coords.)(2017) Ética Aplicada: Proteção Social. Coimbra:Ed. 70. Patrício(1999) Lições de Axiologia Educacional.Lx:UA. Sanchez(1999) Educacion en valores para una Sociedad Plural.Bilbao:Desclée. Teixeira et al(2015) A formação dos educadores sociais: reflexividade e capacitação para a mudança. Mateus (Ed.), III Jornadas Ibéricas de Educação Social: livro de atas. Bragança:IP