Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
a) a) Familiarizar-se com conceitos básicos das diferentes expressões artísticas trabalhadas na oficina (Expressão Plástica, Dramática, Musical). b) Desenvolver o sentido estético, a criatividade, a sensibilidade artística e as competências de comunicação e de expressão. c) Desenvolver hábitos e metodologias de trabalho na área das expressões artísticas. d) Desenvolver capacidades e competências na prática de atividades de expressão artística em contextos de animação socioeducativa.
Conteúdos programáticos
1 - Conceitos básicos das diferentes expressões: suportes, meios e técnicas.
2 - Expressão plástica bidimensional: desenho, pintura e colagem.
3 - Expressão plástica tridimensional: modelação, montagem de superfícies e volumes, planificação de volumes.
4 - Técnicas de expressão, criação e comunicação dramática e teatral.
5 - O jogo musical e a exploração e construção de fontes sonoras.
6 - Objetos e imagens na criação musical.
7- Atividades de expressão artística em práticas interventivas de carater socioeducativo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos foram definidos em correspondência com os objetivos da unidade curricular: o ponto 1 dos conteúdos programáticos pretende familiarizar os (as) estudantes com conceitos básicos das diferentes expressões artísticas trabalhadas na oficina (objetivo a); com os pontos 2, 3, 4, 5, 6 e 7, pretende-se desenvolver o sentido estético, a criatividade, a sensibilidade artística, capacidades e competências na prática de atividades de expressão artística e de comunicação e de expressão em contextos de animação socioeducativa (objetivos b, c e d).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Serão utilizadas diferentes metodologias: expositiva, introdução a teorias e a práticas conceitos básicos, suportes, meios e técnicas das diferentes expressões; interrogativa de modo a fomentar a reflexão por parte do estudante; e em especial ativa: realização de exercícios práticos de experimentação e criação artística, e discussão e avaliação das experiências realizadas respeitando a especificidade de cada uma das expressões artísticas trabalhadas, mas privilegiando a concretização de um trabalho que compreenda as três áreas numa perspetiva transdisciplinar em contexto de animação socioeducativa.
Avaliação contínua: - Participação e empenho na realização dos trabalhos propostos (50%); - Trabalho de grupo com articulação das diferentes expressões e sua fundamentação (40%); - Assiduidade e pontualidade (10%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os momentos expositivos são facilitadores da aquisição de conhecimentos sobre conceitos básicos e sobre teorias e práticas artísticas em contextos de animação socioeducativa. A metodologia ativa permite aos/às estudantes experienciar processos de criação artística, a metodologia interrogativa estimula a reflexão e o questionamento sobre a própria prática
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbosa, Ana Mãe (1991). A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo, Porto Alegre: Perspectiva/ Fundação Iochpe. Boal, A. (2009). Educação Estética e Artística ¿ Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. GOMEZ, J. A. C. et. al. (Coord.) (2000). Animação Teatral, Teoria e Prática. Porto: Campo das Letras. Milord, Susan (1990). Adventures in Art: Art & Craft Experiences for 7-to-14-Year-Olds. Charlotte: Williamson Publishing, cop. Sousa, Alberto B. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 3.º Volume ¿ Música e Artes Plásticas. Lisboa: Instituto Piaget. Coleção: Horizontes Pedagógicos. Storms, G., (1989). 100 Jogos Musicais. Edições ASA Vohlgemuth. (2014). Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes. Smith, R. (2003).