Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aprofundar o conceito de conflito e o conhecimento dos mecanismos e fatores intervenientes.
Conhecer a Mediação como estratégia para a resolução de conflitos e prevenção da violência.
Desenvolver competências de escuta ativa e construção de sentidos na comunicação interpessoal.
Desenvolver uma atitude de descentração e reflexão na ação.
Desenvolver o respeito pela diversidade de opiniões e pela diferença.
Desenvolver competências pessoais e interpessoais de comunicação com vista ao trabalho cooperativo e a uma intervenção criativa na comunidade.
Estilos de comunicação e seus efeitos no interlocutor.
Do Eu e do Outro: distância, diferenciação, construção/reconstrução da ligação.
Do tempo: Imediato, Mediato e tempo intermediário.
A Mediação como espaço de expressão, elucidação, construção de sentido (s), de palavra e de co-construção de soluções.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Propomo-nos refletir sobre a importância da dimensão relacional e comunicativa no encontro humano e as suas vicissitudes, visando a construção de climas-ambientes institucionais que possibilitem e desenvolvam o bem-estar estar físico e mental no indivíduo na comunidade, assentes na confiança, no respeito pelas diferenças, na segurança e bem-estar e na abertura ao novo e ao Outro. Inerente à condição humana, não há crescimento sem conflitos e não há crescimento que não seja a resolução destes conflitos. O conflito repousa sobre um paradoxo e uma complexidade: sem conflito, sem desequilíbrio, não há crescimento e não há vida. O conflito pode também ser uma ocasião para entrar em comunicação e para compreender o ponto de vista do Outro. Gerir o melhor possível um conflito significa poder identificar a sua natureza e apreender a problemática que está subjacente e poder trazer à situação os meios de resolução adequados. A Mediação e Resolução de conflitos insere-se neste paradigma.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Portfólio - Construído ao longo da formação, deverá incluir uma reflexão dos conteúdos, dos exercícios e das vivências individuais e
grupais, assim como pesquisas teóricas e transferências para a prática profissional. Reflexão individual/grupal de conteúdos,
através de livros álbum, permitindo a projeção e o
lugar à plurissignificação. Análise, intervenção, reflexão e registo de situações pragmáticas (in loco) de mediação de conflitos,assim como análise de estudos de caso (estágios anteriores) como recursos de reflexão. Convite
de profissionais/mediadores para partilhas e
reflexão online.Ponderação: 60% Trabalho escrito final; 40% Assiduidade, pontualidade, cumprimento de tarefas e regras sociais que facilitam o trabalho em grupo e individual, reflexão sobre as leituras, análise e discussão de casos de conflito, contributo nas discussões e reflexões no grupo/turma. Considera-se aprovada esta UC com uma classificação não for inferior a 10 valores. Não há possibilidade de exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A reflexão e debate sobre curtas metragens, livros álbum, textos, palestras ou seminários, estudos de caso reais de conflitos vivenciados pelas próprias em contexto de estágio ou pelas antigas colegas (com relatos anónimos), trazem um carater reflexivo e uma carga vivencial/experiencial direta sobre a noção de conflito, as emoções e atitudes que emergem, a sua gestão no campo intra e interpessoal. Os casos práticos, as dinâmicas de grupo e o role-playing, permitem, em particular, a proximidade com as emoções e necessidades reais, envolvendo o grupo. Deste modo tentamos que possam sentir/pensar sobre a importância da arte de falar, das ferramentas comunicacionais, como fator primordial da mediação, permitindo refletir acerca da sua relevância, das dificuldades e competências para a gerir. No final da UC os técnicos e especialistas convidados trarão ao diálogo uma partilha e reflexão onde podem surgir questões, perceções concretas de contextos reais de trabalho, dificuldades, sucessos, ferramentas promissoras para o processo de mediação e resolução de conflitos no âmbito da educação social. Através do Diário/Portfólio Reflexivo pretende-se que haja uma sistematização de todas as reflexões acima descritas emergindo uma ponte entre a reflexão e a projeção futura no campo pessoal e profissional e uma consciencialização produtiva da importância e mais valia da potencialidade da mediação de um conflito.
Nesta unidade curricular, a carga média de trabalho autónomo é de 60 horas, distribuídas da seguinte forma:
- pesquisa, leituras e estudo de bibliografia da especialidade: 15 horas
- realização de reflexões individuais: 10 horas
- realização do Portfólio Reflexivo individual: 35 horas
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bayada, B., Bisot,A., Boubault,G., Gagnaire, G., Conflit - mettre hors-jeu la violence, Chronique Sociale, Lyon, 2004.
Bizouard, C., Vivre la Comunication, Editions Chronique Sociale, Lyon 2000
Casanova, R., Prevenir et agir contre la violence dans la classe, Ed. Hatier, Paris, 2000.
Chouvier, B. et als, Les Processus Psychiques de la Médiation, Dunod, 2002.
Lascaux, J.L., Pratique de la Médiation - une méthode alternative à la resolution des conflits, ESF Ed , Paris, 2003.
Leu, L., Manuel de Comunication non violente, La découverte, Paris, 2005
Simonet,R. Salzer, J. Soudée, R., Former à l¿écoute, Editions d¿Organisation, Paris 2004.
Estanqueiro, A. (2019), Saber lidar com as pessoas. Princípios da comunicação interpessoal, Lisboa, Editorial Presença.
Observações
A Unidade Curricular funciona 100% em modo presencial, à exceção do Seminário Final de Mediação e Resolução de Conflitos que, atendendo às suas características, decorre na modalidade online, via plataforma zoom.