Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1 Promover o conhecimento teórico e a capacidade
reflexiva tendo por base as práticas, projetos e diferentes contextos
interventivos com Famílias e Comunidades 2 Conhecer e integrar os contributos
da Psicologia e Sociologia 3 Compreender as principais mudanças ao nível das
estruturas familiares nas sociedades ocidentais 4 Conhecimento da articulação
da família com outras esferas societais 5 Analisar as principais problemáticas
que as questões da família suscitam 6 Entender as
questões históricas, conceptuais e contextuais que influenciam o
desenvolvimento da intervenção com famílias 7 Compreender o desenvolvimento e dinâmica do
funcionamento familiar a partir de múltiplas perspetivas 8 Identificar e
descrever a base conceptual, técnicas de intervenção e apoio empírico dos
principais modelos da intervenção socioeducativa com famílias
Conteúdos programáticos
I. Ciclo vital da Família e Teoria social: perspetivas teóricas e abordagens metodológicas;
1 Características permanentes e modificadas da família e seus contextos;
2 O ciclo vital da família; fases e tarefas de desenvolvimento;
3 Família nas sociedades contemporâneas: tensões e desafios;
4 Família, sociedade e cultura;
5 Família, conjugalidade, rupturas e recomposições familiares;
6 A violência doméstica: namoro e conjugalidade;
7 Família e parentalidade;
8 Transições geracionais, redes e solidariedades;
9 Família e envelhecimento;
10 A relação família-trabalho;
11 Família e políticas sociais;
12 Intervenção psicológica e conflitos familiares;
II. Família e intervenção social;
1 Comportamento humano e ambiente comunitário;
2 Políticas e programas associados ao desenvolvimento e bem-estar comunitário;
3 Métodos de Intervenção socioeducativa: indivíduos e sistemas;
4 Métodos de Intervenção socioeducativa: famílias e grupos;
5 Modelos de intervenção comunitária;
6 Estudo de casos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Um dos principais objetivos a atingir nesta unidade
curricular traduz -se na capacidade de pensar criticamente, discutir e escrever
sobre os tópicos do programa, mobilizando para tal informação sociologicamente
fundamentada integrando contributos da psicologia da família. A abordagem dos
diferentes assuntos expressos nos conteúdos da UC possibilitará aos estudantes
o acesso a informação especializada para a análise e reflexão sobre as
principais problemáticas teorico-empíricas que as questões da família suscitam
na atualidade. O destaque dado à investigação na área da família e seus
resultados potenciará o conhecimento sobre a realidade sociofamiliar
contemporânea e as principais problemáticas teorico-empíricas que as questões
da família suscitam na atualidade.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O recurso a um conjunto de aulas expositivas
afigura-se necessário para contextualizar os conteúdos no âmbito da produção
científica sobre problemáticas associadas aos temas da UC. Pela diversidade e
complexidades dessas problemáticas, o recurso a aula teórico práticas, de
discussão, reflexão e realização de exercícios em grupo, permitirá questionar a
atitude dos estudantes face aos assuntos abordados. Avaliação: realização de um
teste escrito (50%) permitirá avaliar o cumprimento dos objetivos expressos em
termos de capacidade de pensar criticamente, discutir e escrever sobre os
tópicos do programa. A realização de trabalho de grupo (40%) conduz os
estudantes a direcionarem a sua atenção para os fenómenos abordados na UC e
demonstrarem capacidade de trabalho colaborativo e autónomo; a sua apresentação
em grande grupo permitirá o desenvolvimento decompetências comunicativas. A participação em
atividades propostas (10%) visa a implicação no processo de construção de
conhecimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Um dos principais objetivos a atingir nesta unidade
curricular reside no desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente,
discutir e escrever sobre os tópicos do programa, recorrendo para isso a
informação sociologicamente fundamentada e aos principais contributos da
psicologia da família. Acredita-se que o recurso a um conjunto de aulas
expositivas se afigura necessário para contextualizar os conteúdos no âmbito da
produção científica sobre as problemáticas associadas ao estudo e conhecimento
da família. Pela diversidade e complexidades dessas problemáticas, o recurso a
aula teórico práticas, de discussão, reflexão e realização de exercícios em
grupo, permitirá questionar a atitude dos estudantes face aos assuntos
abordados. A metodologia será reforçada com a presença de diversos profissionais
da área que trazem outro conhecimento, contexto e experiência e que desta forma
permitem o acesso dos estudantes a
outras componentes técnicas e
operacionais da intervenção.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Costa. M. E. (1994) Divórcio, monoparentalidade e recasamento ¿ intervenção psicológica em transições familiares. Porto: Edições ASA.
Fontaine, R. (2000) Psicologia do envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores
Paúl, M. (1997) Lá para o fim da vida. Idosos, família e meio ambiente. Coimbra: Livraria Almedina
Relvas, A. (1996) O ciclo vital da família. Porto: Edições Afrontamento
Sprinthall, N. & Collins, W. (1999) Psicologia do Adolescente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Zal, M. (1992) A geração sanduíche. Lisboa: Difusão Cultural
Maria Gouveia-Pereira, Mariana Pires de Miranda (2021) Pactor, Manual de Terapia Familiar - Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica