Código: | LIB10118 | Sigla: | BD II | |
Área Científica: | Informática |
Página Web: | https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1515 |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LIB1 | 63 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 2º | 7 | 75 | 175 |
Teórico-Práticas: | 67,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Esta unidade curricular visa dotar os alunos de competências avançadas na utilização e administração de sistemas de gestão de bases de dados. Pretende-se que os alunos adquiram aptidões na criação de código armazenado na produção de sistemas de bases de dados relacionais mais eficientes e que saibam utilizar o código desenvolvido integrado nas funcionalidades do sistema de informação.
Os objetivos da unidade curricular assentam em três linhas de orientação (Administração avançada de Bases de Dados; Criação de código armazenado e sua utilização no desenvolvimento de sistemas de informação), que correspondem à estrutura do programa da mesma.
A promoção da aprendizagem faz-se de forma integrada nas vertentes teórica e prática. Os conceitos são apresentados com base em problemas correntes e acompanhados com demonstrações práticas, dando de seguida a possibilidade aos alunos de aplicarem o conhecimento noutras situações idênticas e sucessivamente mais complexas.
A avaliação incidirá maioritariamente sobre a aplicação prática dos conhecimentos, individual e em grupo, e terá a seguinte composição/ponderação:
Muito embora os alunos já tenham tido contacto com estes domínios das bases de dados previamente, nomeadamente ao nível da unidade curricular Bases de Dados I, há um conjunto importante de novos conceitos a interiorizar que é necessário trabalhar. Assim, a necessidade de juntar as explicações teóricas dos novos conceitos com a prática que promoverá a sua assimilação. A existência de vários momentos de avaliação ao longo do semestre, evita a concentração de responsabilização por parte dos alunos e promove o trabalho contínuo ao longo do semestre.
Korth, H. F., Sudarshan, S., & Professor, A. S. (2019). Database System Concepts. McGraw-Hill Education.