Código: | LIB10122 | Sigla: | SM | |
Área Científica: | Informática |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LIB1 | 59 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 1º | 6 | 75 | 150 |
Teórico-Práticas: | 67,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade Curricular apresenta-se como uma primeira abordagem à problemática do desenvolvimento de aplicações multimédia e da manipulação de possíveis formatos de informação que estas incluem. O trabalho no perfil que se pretende formar num aluno(a) desta unidade curricular promove a criação de capacidades e competências no trabalho com elementos multimédia geralmente utilizados em sistemas de informação, sendo dado ênfase especial o desenvolvimento de aplicações multimédia interativas. Assim, o aluno deverá adquirir competências principalmente na manipulação básica de elementos multimédia: imagem, gráficos vetoriais, texto, áudio, vídeo e animação e na sua estruturação e integração através de ferramentas de autor. Em suma, deverão ser capazes de:
Os três primeiros módulos dos conteúdos programáticos fornecem os conhecimentos teóricos de base para a compreensão dos tipos de media utilizados em aplicações multimédia, especificamente ao nível da representação digital e formatos de suporte. Os módulos quatro e cinco fornecem os conhecimentos essenciais para a edição e manipulação dos vários tipos de média, quer estáticos ou dinâmicos. Por fim o sexto módulo fornece os fundamentos de projeto multimédia, contextualizando as aplicações multimédia na temática da engenharia de software e as especificidades que as aplicações desta natureza possuem ao nível do projeto face aos típicos projetos de software.
Aulas teóricas de exposição por parte do docente. Aulas práticas e teórico-práticas de resolução de fichas práticas utilizando software de edição de elementos multimédia e ferramentas de autor, e realização de projeto prático de média dimensão acompanhadol.
Avaliação:
Nota final: 0.2 * T + 0.6 * TP + 0.2 * A
O modelo de avaliação não contempla avaliações por prova oral.
As aulas teóricas têm como principal propósito fazer uma abordagem introdutória e de contextualização de cada um dos módulos que compõem o plano curricular, isto é, conteúdos teóricos sobre a representação digital de informação, tipos de médios estáticos e dinâmicos e metodologia de projeto.
Nas aulas teórico-práticas serão realizados exercícios práticos para o estabelecimento de uma ponte entre os conceitos teóricos e práticos, e desenvolvimento de competências através de prática, ao nível edição de imagem digital, áudio, vídeo e animação.
O projetos de média dimensão a desenvolver são o culminar da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e aplicação das competências adquiridas nas aulas teórico-praticas, onde os estudantes deverão ser capazes de planear e desenvolver aplicações multimédia.
Chapman & Chapman (2009), "Digital Multimedia", 3rd Edition, John Wiley & Sons, ISBN: 0470512164.