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Sistemas Multimédia

Código: LIB10122    Sigla: SM
Área Científica: Informática

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 59 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 75 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-1-TA

Teórico-Práticas: 67,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Ana Elisa Carreta Sousa - ESGTS   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Cláudio dos Santos Barradas - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade Curricular apresenta-se como uma primeira abordagem à problemática do desenvolvimento de aplicações multimédia e da manipulação de possíveis formatos de informação que estas incluem. O trabalho no perfil que se pretende formar num aluno(a) desta unidade curricular promove a criação de capacidades e competências no trabalho com elementos multimédia geralmente utilizados em sistemas de informação, sendo dado ênfase especial o desenvolvimento de aplicações multimédia interativas. Assim, o aluno deverá adquirir competências principalmente na manipulação básica de elementos multimédia: imagem, gráficos vetoriais, texto, áudio, vídeo e animação e na sua estruturação e integração através de ferramentas de autor. Em suma, deverão ser capazes de:

  1. Conhecer os tipos de media utilizados nas aplicações multimédia;
  2. Saber editar e integrar os diferentes tipos de média numa aplicação multimédia;
  3. Saber planear, desenhar e implementar uma aplicação multimédia.

Conteúdos programáticos

  1. Multimédia e Informação Digital
  2. Tipos de Media estáticos:
    • Texto
    • Gráficos Vectoriais
    • Imagens Bitmap
  3. Tipos de Media dinâmicos:
    • Animação
    • Áudio
    • Vídeo
  4. Edição e Manipulação de Medias Digitais
  5. Fundamentos de Animação Digital 2D
  6. Fundamentos de Projeto Multimédia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os três primeiros módulos dos conteúdos programáticos fornecem os conhecimentos teóricos de base para a compreensão dos tipos de media utilizados em aplicações multimédia, especificamente ao nível da representação digital e formatos de suporte. Os módulos quatro e cinco fornecem os conhecimentos essenciais para a edição e manipulação dos vários tipos de média, quer estáticos ou dinâmicos. Por fim o sexto módulo fornece os fundamentos de projeto multimédia, contextualizando as aplicações multimédia na temática da engenharia de software e as especificidades que as aplicações desta natureza possuem ao nível do projeto face aos típicos projetos de software.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teóricas de exposição por parte do docente. Aulas práticas e teórico-práticas de resolução de fichas práticas utilizando software de edição de elementos multimédia e ferramentas de autor, e realização de projeto prático de média dimensão acompanhadol.

Avaliação:

  • Teste escrito (T), com nota mínima de 8 valores;
  • Trabalho prático (TP), com nota mínima de 10 valores;
  • Trabalho escrito de pesquisa em formato de artigo (A);

Nota final: 0.2 * T + 0.6 * TP + 0.2 * A

O modelo de avaliação não contempla avaliações por prova oral.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As aulas teóricas têm como principal propósito fazer uma abordagem introdutória e de contextualização de cada um dos módulos que compõem o plano curricular, isto é, conteúdos teóricos sobre a representação digital de informação, tipos de médios estáticos e dinâmicos e metodologia de projeto.

Nas aulas teórico-práticas serão realizados exercícios práticos para o estabelecimento de uma ponte entre os conceitos teóricos e práticos, e desenvolvimento de competências através de prática, ao nível edição de imagem digital, áudio, vídeo e animação.

O projetos de média dimensão a desenvolver são o culminar da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e aplicação das competências adquiridas nas aulas teórico-praticas, onde os estudantes deverão ser capazes de planear e desenvolver aplicações multimédia.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Savage, T. M., Vogel, K.E. (2013) "An Introduction to Digital Multimedia", 2nd Edition, Jones & Bartlett Learning, ISBN: 978-1449688394.

Chapman & Chapman (2009), "Digital Multimedia", 3rd Edition, John Wiley & Sons, ISBN: 0470512164.

Ribeiro, Nuno (2012), "Multimédia e Tecnologias Interativas", 5ª Edição Atualizada e Aumentada, FCA, ISBN: 978-972-722-744-0.

Velumani, T. , Sukumaran, S. (2013), "A survey paper on image and video (jpeg & mpeg) compression codings in image processing", International Journal of Advanced Research in Computer Science and Applications, 1, 15.

Wilson, M. (2013) "Multimedia Design: from tools for skilled designers to intelligent multimedia design systems", in Sutcliffe, Alistair G., Peter Johnson, and Jürgen Ziegler (eds.) Designing Effective and Usable Multimedia Systems, Vol. 7, pp: 1-5, Springer Verlag.

Observações