Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1) CONHECIMENTOS.
O aluno tem conhecimentos especializados de: C1) Programação usando o paradigma Orientação a Objetos (OO).
C2) Prevenção, deteção e tratamento de erros.
e conhecimentos fundamentais de: C3) Construções funcionais. C4) Coleções.
C5) Streams e Pipelines.
2) APTIDÕES. O aluno: AP1) Decompõe problemas de acordo com o paradigma OO.
AP2) Desenvolve aplicações usando o paradigma da OO.
AP3) Planeia e implementa sistemas de tratamento de exceções. AP4) Planeia e implementa testes de unidade. AP5) Aplica construções funcionais. AP6) Seleciona com propósito e utiliza coleções de dados.
AP7) Utiliza Streams e Pipelines no processamento de coleções.
3) ATITUDES. O aluno demonstra: AT1) Capacidade de trabalho em equipa. AT2) Capacidade de comunicação. AT3) Capacidade analítica e de pensamento lógico. AT4) Responsabilidade, iniciativa e autonomia.
Conteúdos programáticos
Paradigmas de Programação: programação estruturada e programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos: classes e instâncias; diagramas de classes; interações entre classes: composição e agregação; princípios de POO: abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo; classes abstratas.
Interfaces
Robustez do código: exceções e testes de unidade
Construções funcionais
Coleções
Streams e Pipelines
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conhecimentos especializados (objetivos C1 e C2) são os nucleares. A eles correspondem os tópicos programáticos 1 a 4, os quais: promovem a compreensão das características do paradigma OO por comparação com as do paradigma da programação estruturada e a consciência das suas diferenças (tópico 1); procedem ao estudo aprofundado do paradigma OO (tópicos 2 e 3); e oferecem recursos para o desenvolvimento de soluções robustas e fiáveis (tópico 4). O aluno deve revelar as aptidões AP1 a AP4.
Os conhecimentos de natureza fundamental (objetivos C3, C4 e C5) correspondem a importantes recursos disponíveis em Java, incluindo inovações introduzidas a partir da sua versão 8: o recurso a construções funcionais (tópico 5), a utilizações de coleções do pacote JCF (tópico 6) e o seu processamento usando Streams e Pipelines (tópico 7). O aluno deve revelar as aptidões AP5, AP6 e AP7.
As atitudes AT1 a AT4 são exercitadas no contexto das aprendizagens de todos os tópicos programáticos.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos. M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados. M3. Horas de atendimento no horário oficial.
- ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia recomendada, publicações na Moodle (fichas...)
- FERRAMENTAS DE TRABALHO
F1. Java Platform, Standard Edition 8 F2. IDE Eclipse
2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
- Instrumentos: 2 testes individuais, T1 e T2, com inscrição obrigatória. - Classificação final: 60% Max(T1,T2) + 40% Min(T1,T2) - Condições de aprovação: [T1 >= 7,5] E [T2 >= 7.5] - Exames. Não incluem prova oral. -
Notas superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar
dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa
defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A organização da UC (25 horas de aulas teóricas e 50 horas práticas/laboratoriais) favorece uma abordagem sintética dos conteúdos programáticos e a definição da experimentação como componente privilegiada do processo de aprendizagem. Este tipo de abordagem recomenda que o aluno realize, de forma autónoma, estudo teórico para aprofundamento dos temas abordados e experimentação prática para consolidação das aprendizagens. Nesse sentido, a plataforma Moodle e o horário de atendimento extra letivo são importantes instrumentos de trabalho à disposição do aluno.
Numa lógica de experimentação e aplicação de saberes que permitam a construção dos conhecimentos objetivados, a forte componente prática/experimental favorece a aquisição das aptidões (todas elas ligadas ao "saber fazer") e o treino das atitudes definidas como objetivos de aprendizagem.
O sistema de avaliação pondera 2 testes. Os testes fazem a avaliação nas dimensões teórica e prática.
As metodologias descritas (M1, M2, M3, M4, F1 e F2) são aplicáveis à generalidade dos objetivos de aprendizagem.