• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LIB10152
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Probabilidades e Estatistica

Código: LIB10152    Sigla: PE
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 80 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-2-TA

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Paulo Leonel Santo Pereira - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Cândida Duarte - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados. Adicionalmente o presente programa pretende habilitar os alunos com:
· Competências que permitam propor soluções e decisões com base na análise de dados e respetiva interpretação;
· Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
· Competências de utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar análises de dados.

Conteúdos programáticos

I - Estatística Descritiva

II ¿ Teoria das Probabilidades

III ¿ Variáveis Aleatórias

IV ¿ Distribuições Teóricas


V ¿ Estimação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber, permitindo dar resposta aos objetivos da unidade curricular, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de formulação, implementação e avaliação de decisões.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  As aulas têm uma componente expositiva, mas também interativa, com trabalhos de grupo desenvolvidos e apresentados em aula envolvendo os estudantes no processo de aprendizagem.

A Avaliação contínua compreende:
¿ Duas frequências de avaliação individual (mínimo 8 valores).
Valorização: 50% + 50%

O Exame Final consta de:
¿ Uma Prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores, na avaliação contínua.

Relativamente às Avaliações, independentemente da tipologia (avaliação continua ou exame):
¿ Prova oral:
- a qualquer aluno para esclarecer duvidas que tenham surgido nas provas de avaliação;
- alunos com nota superior ou igual a 18.





Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O desenvolvimento das aulas decorre harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos da UC. A aquisição de conhecimentos inicia-se através do método expositivo, com vários exemplos, seguindo-se propostas de vários trabalhos de grupo, exigindo-se reflexão, interação e tomadas de decisão permitindo melhorar competências, nos temas em análise, de todos os intervenientes que posteriormente terão que apresentar, partilhar e defender os resultados encontrados. Ao construírem o seu próprio saber reforçam também a sua capacidade de análise, essencial à consecução dos objetivos desta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


¿ Black, Ken. (2008). Business Statistics: For Contemporary Decision Making (5 ed.). Wiley.
¿ Doane, David P., and Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e Economia (4. ed). McGraw Hill.
¿ Murteira, Bento e Silva Ribeiro, Carlos, e Andrade e Silva, João, e Pimenta, Carlos (2010). Introdução à Estatística. McGraw Hill.
¿ Newbold, P. Carlson W. L. and Thorne, B. (2015). Statistics for Business and Economics (6. ed). Prentice Hall.
¿ Reis, Elizabeth (2008) Estatística Descritiva (7. ed.). Edições Sílabo.
¿ Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 1 (6. ed). Edições Sílabo.
¿ Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 2. (4. ed). Edições Sílabo.