Código: | LIB10152 | Sigla: | PE | |
Área Científica: | Métodos Quantitativos |
Área de Ensino: | Métodos Quantitativos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LIB1 | 80 | Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro | 2º | 6 | 60 | 150 |
Teórico-Práticas: | 52,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A estrutura programática desta unidade curricular visa proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de análise de dados. Adicionalmente o presente programa pretende habilitar os alunos com:
· Competências que permitam propor soluções e decisões com base na análise de dados e respetiva interpretação;
· Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas;
· Competências de utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar análises de dados.
I - Estatística Descritiva
II ¿ Teoria das Probabilidades
III ¿ Variáveis Aleatórias
IV ¿ Distribuições Teóricas
Em geral, os conteúdos programáticos desenvolvem-se de um modo lógico de uma ênfase mais teórica para uma ênfase mais prática, assim como de uma ênfase mais global para uma ênfase mais operacional, em coerência com os objetivos de uma formação com maior conteúdo de aplicação do saber, permitindo dar resposta aos objetivos da unidade curricular, nomeadamente no que toca ao desenvolvimento de competências de formulação, implementação e avaliação de decisões.
As aulas têm uma componente expositiva, mas também interativa, com trabalhos de grupo desenvolvidos e apresentados em aula envolvendo os estudantes no processo de aprendizagem.
A Avaliação contínua compreende:
¿ Duas frequências de avaliação individual (mínimo 8 valores).
Valorização: 50% + 50%
O Exame Final consta de:
¿ Uma Prova escrita para os alunos que não obtenham aproveitamento mínimo de 10 valores, na avaliação contínua.
Relativamente às Avaliações, independentemente da tipologia (avaliação continua ou exame):
¿ Prova oral:
- a qualquer aluno para esclarecer duvidas que tenham surgido nas provas de avaliação;
- alunos com nota superior ou igual a 18.
O desenvolvimento das aulas decorre harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos da UC. A aquisição de conhecimentos inicia-se através do método expositivo, com vários exemplos, seguindo-se propostas de vários trabalhos de grupo, exigindo-se reflexão, interação e tomadas de decisão permitindo melhorar competências, nos temas em análise, de todos os intervenientes que posteriormente terão que apresentar, partilhar e defender os resultados encontrados. Ao construírem o seu próprio saber reforçam também a sua capacidade de análise, essencial à consecução dos objetivos desta unidade curricular.
¿ Black, Ken. (2008). Business Statistics: For Contemporary Decision Making (5 ed.). Wiley.
¿ Doane, David P., and Seward, Lori E. (2008). Estatística Aplicada à Administração e Economia (4. ed). McGraw Hill.
¿ Murteira, Bento e Silva Ribeiro, Carlos, e Andrade e Silva, João, e Pimenta, Carlos (2010). Introdução à Estatística. McGraw Hill.
¿ Newbold, P. Carlson W. L. and Thorne, B. (2015). Statistics for Business and Economics (6. ed). Prentice Hall.
¿ Reis, Elizabeth (2008) Estatística Descritiva (7. ed.). Edições Sílabo.
¿ Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 1 (6. ed). Edições Sílabo.
¿ Reis, Elizabeth e Melo, Paulo e Andrade, Rosa e Calapez Teresa (2015). Estatística Aplicada, vol. 2. (4. ed). Edições Sílabo.