Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O objetivo é proporcionar uma oportunidade para a criação de novo conhecimento ou a consolidação e aplicação de conhecimentos adquiridos em formações anteriores. Com base num contexto educativo, o aluno pode beneficiar de condições científicas, técnicas e pedagógicas adequadas para a realização de um projeto orientado para a prática profissional e/ou objetivos científicos. Será incentivada a realização de projetos inovadores, criativos e empreendedores, estimulando a capacidade de pensar de forma articulada entre competências já adquiridas e aquelas que possam ser necessárias para concretizar o projeto. A promoção da partilha de experiências e conhecimentos que o projeto propiciará ao seu executor será de particular relevância, assumindo que na sociedade da informação e do conhecimento, a construção de saberes ocorre com base na partilha.
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a serem abordados ao longo do semestre na unidade curricular resultam da escolha individual do aluno em conjunto com o orientador e supervisor designados (Equipa de Orientação). Estes conteúdos podem incluir aspectos abordados em qualquer unidade curricular do curso, ou outras matérias que, mesmo não tendo sido abordadas durante o curso, possam ser consideradas essenciais e relevantes para o projeto, estágio ou escrita de artigo científico a desenvolver. No caso da escrita de artigo científico a Equipa de Orientação poderá ser composta por 2 professores (devendo um deles ser da nossa instituição). Estes conteúdos serão enumerados e descritos no plano de trabalho específico associado a esta unidade curricular.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando que o objetivo da unidade curricular é proporcionar ao aluno uma experiência prática mais intensa em torno de um conjunto de competências por ele selecionadas, em conjunto com a Equipa de Orientação, a definição de conteúdos só poderá ser realizada individual e especificamente para cada aluno.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O ensino é conduzido por meio de tutoria, abrangendo desde a seleção do local até a finalização do relatório. A avaliação é contínua e pode incluir trabalhos intercalares escritos e orais, participação em atividades académicas e extracurriculares, além da apresentação pública do projeto, estágio ou artigo científico. Os critérios de avaliação podem variar conforme a natureza do trabalho e são comunicados aos alunos em até 3 semanas após a recepção do plano de trabalho. Não haverá exame. Para estágios ou projetos, o relatório final deve ser entregue até 15 dias após a sua conclusão, podendo ser estendido para 30 dias se solicitado nos primeiros 15 dias. No caso de escrita de artigo científico, a conclusão é considerada após a submissão bem-sucedida a uma revista científica acordada com a equipa de orientação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A criação de condições para o desenvolvimento de projetos interessantes ocorre de forma ativa, principalmente nas fases iniciais, através da escolha dos temas e parceiros mais adequados para cada aluno, sendo fundamental para alcançar os objetivos da unidade curricular. O envolvimento do docente nesta fase é muito importante para o sucesso do projeto, estágio ou escrita de artigo científico, apesar da autonomia que o aluno deve ter nas escolhas a realizar. O papel de tutor desempenhado pelo docente e pelo supervisor procurará garantir que a experiência resultante do projeto seja benéfica, tanto pelos aspetos positivos alcançados, como pela aprendizagem com os erros cometidos. Tudo isso deve ser objeto de um plano inicial e de uma apresentação final, como forma de refletir e relatar os ensinamentos aplicados e obtidos com o projeto desenvolvido. A posição distante, mas sempre presente, do docente da unidade curricular proporciona a necessária autonomia ao estudante na condução dos trabalhos, mas simultaneamente, fornece apoio para as dificuldades encontradas e oportunidades de aprendizagem que surjam.