Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Promover o desenvolvimento das competências oral e escrita em língua inglesa, em termos de interpretação, compreensão, expressão e produção, demonstrando crescente autonomia no uso das competências de comunicação;
Mobilizar os conhecimentos linguísticos anteriormente adquiridos e aplicá-los em novas situações de aprendizagem;
Promover o desenvolvimento de competências de interpretação de matéria científica e tecnológica;
Reconhecer e utilizar vocabulário específico e abordar temáticas relacionadas com o quotidiano do mundo do trabalho.
Promover nos estudantes o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem como fator de sucesso no mundo dos negócios, quer ao nível das competências escritas como de conversação.
Leitura e compreensão com o apoio do Financial Times.
Correspondência comercial (Curriculum Vitae; carta de apresentação; convite para evento de negócios; carta de solicitação; resposta carta de solicitação; encomenda; atraso na entrega; aviso de expedição; receção de encomenda; carta de reclamação; carta de reajuste; fatura; aviso de pagamento, relatório).
Revisão e aquisição de estruturas e conteúdos gramaticais.
Leitura do livro The Infinite Game, de Simon Sinek.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A elaboração dos conteúdos programáticos desta unidade curricular teve em conta a necessidade de fornecer aos alunos as competências linguísticas essenciais que lhes permitam ultrapassar as dificuldades que se lhes colocam na utilização da língua inglesa num contexto académico e pessoal. Neste sentido, os alunos vão fazer exercícios de leitura e escrita com textos atuais, de carácter genérico e técnico, para permitir a aquisição de vocábulos e expressões adequadas, quer à vida pessoal, quer profissional. Também vão executar exercícios escritos para melhorar o domínio das estruturas gramaticais da língua. A produção de textos orais e escritos permite o alargamento do léxico, bem como o desenvolvimento da capacidade individual de compreender e gerir as ocorrências próprias do dia-a-dia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Os métodos utilizados nesta unidade curricular serão centrados no aluno e baseados em trabalho com um desenvolvimento progressivo da dificuldade dos exercícios aplicados para incentivar o desenvolvimento da escuta ativa e capacidades orais, bem como atividades de leitura e escrita proficientes, apropriadas para o seu nível. Assim, os alunos participarão de atividades individuais e em grupo orais espontâneas para incentivar a fluência. Irão ainda preparar apresentações orais formais e debates, onde a ênfase será colocada na pronúncia apropriada, enunciação e dicção. Vão rever as estruturas gramaticais de base e adquirir novas convenções de escrita formal e informal, em especial no que concerne à elaboração de correspondência comercial.
No decorrer das atividades de aula, os alunos terão ainda a oportunidade de ler e analisar textos de caráter profissional.
Avaliação:
- Desempenho em aula: 10%
- Participação em projeto de aula: 25%
- Prova escrita: 65%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A produção de exercícios orais e escritos e a capacidade de compreender o que é dito numa língua que não é a língua mãe, será a metodologia adequada ao desenvolvimento das capacidades de aquisição e desenvolvimento de uma segunda língua. As vertentes de escrita, de compreensão e de produção oral de textos, contempladas durante o curso, ajudarão os aprendentes a utilizar com proficiência uma outra língua e a ser capazes de resolver situações de cariz linguístico com as quais, eventualmente se possam confrontar. As aulas, com uma forte vertente prática dado que a língua em que são lecionadas é a língua inglesa, serão o suporte necessário para o desenvolvimento de competências linguísticas a ser aplicadas, em contextos pessoal e académico ou profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Jones, Leo & Alexander, Richard (2011) [2003] New International Business English, Cambridge: Cambridge University Press.
Murphy, Raymond (2004) English Grammar in Use 3rd Ed, Cambridge: Cambridge University Press.
Gutjahr, Lothar & Mahoney, Sean (2009) English for Sales and Purchasing, Oxford University Press.
Vince, Michael & Sunderland, Peter (2003) Advanced Language Practice, Macmillan
Web Resources:
BBC news online available at ¿www.bbc.co.uk
Mind Tools: Essential Skills for an Excellent Career available at https://www.mindtools.com
English online dictionary search tool ¿Lexi-logos¿ available at http://www.lexilogos.com/english/dictionary.htm
Portuguese-English online dictionary search tool ¿Lexi-logos¿, available at http://www.lexilogos.com/english/portuguese_dictionary.htm
Tedtalks on Business available at https://www.ted.com/talks?topics%5B%5D=business