Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Estudar o fenómeno da globalização no seu especto evolutivo e nas suas diferentes vertentes. OA2. Gerir num contexto global e compreender o mosaico multicultural. OA3. Compreender as características dos modelos de cultura nacional. OA4. Saber comunicar, motivar, gerir e liderar em diferentes culturas.
Conteúdos programáticos
CP1. Globalização: origens e conceptualização, suas expetativas e seus efeitos. CP2. Gerindo a aldeia global e o mosaico multicultural CP3. Cultura nacional: do modelo de Hofstede ao modelo GLOBE CP4. Comunicar e gerir em diferentes culturas CP5. Motivar equipas em contexto multicultural CP6. Liderança em diferentes culturas e desenvolver líderes para o quadro multicultural
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os objetivos de aprendizagem estão alinhados com os conteúdos programáticos da seguinte forma: OA1 CP1. OA2 CP2. OA3 CP3. OA4 CP4, CP5 e CP6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão teórico-práticas, com a exposição dos conceitos e teorias fundamentais sobre a globalização e a gestão em contexto de diversidade cultural, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos e trabalhos elaborados pelos estudantes. Neste processo, nas aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias: M1. método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais); M2. método participativo (envolver os alunos na discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica); M3 . método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, bem como trabalhos individuais e de grupo).
No regime de avaliação contínua estão previstos 3 elementos de avaliação. A1. Teste escrito ,50% A2. Trabalho Individual, 10% A3. Trabalho de grupo, 40%. Os alunos dispensam de exame final com classificação de 9,5 valores ou superior em avaliação contínua.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As três metodologias de ensino serão utilizadas na concretização de todos os objetivos de aprendizagem. Cada um dos conteúdos programáticos será abordado, inicialmente, através do método expositivo. Seguir-se-á a introdução de atividades desenvolvidas através dos métodos participativo e ativo para maior aprofundamento de competências e sua consolidação. Assim, estimular-se-á também a capacidade de análise crítica dos estudantes.