Código: | LNI59 | Sigla: | MI | |
Área Científica: | Marketing |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LNI | 34 | Despacho nº 6215/2023 | 2º | 4 | 45 | 100 |
Teórico-Práticas: | 43,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos para levar a cabo estratégias e táticas de marketing que lhes permitam obter um bom desempenho no mercado internacional, isto cultivando competências que lhes possibilitem:
- Compreender o ambiente em que se desenrolam os negócios internacionais
- Apreender, de forma integrada, as principais noções de marketing internacional;
- Aplicar conceitos e metodologias para elaborar estratégias de marketing internacional;
- Compreender a utilidade dos modelos de análise para o estudo e compreensão de variáveis influentes na elaboração e controlo de estratégias e táticas de marketing internacional;
- Definir bem-sucedidas políticas de produto/serviço, preço, comunicação e distribuição nos mercados internacionais;
- Utilizar no mercado global os principais meios e instrumentos de marketing internacional, sobretudo aqueles de base digital.
1. Introdução ao Marketing Internacional
1.1. Ambiente económico global
1.2. Ambiente comercial internacional
1.3. Ambientes social e cultural global
1.4. Ambientes político e jurídico
2. Entidades e Contratos do Comércio Global
2.1. Intermediários do comércio internacional
2.2. Transportes e contratos
2.3. Formas de compensação: Countertrade
2.4. Empresas de comércio internacional
3. Abordagem ao Mercado Global
3.1. Sistemas de informação global (SIG) e estudos de mercado
3.2. Estratégias de entrada no mercado internacional
3.3. Segmentação e posicionamento no mercado internacional
4. O moderno Marketing-Mix nos Mercados Internacionais
4.1. Produto
4.2. Preço
4.3. Distribuição
4.4. Comunicação
5. Estratégia e Liderança no Século XXI
5.1. Elementos estratégicos da competitividade global
5.2. Liderança organizacional e responsabilidade social
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Para cada tema do programa são explicitados aos estudantes, nas aulas teórico-práticas, os objetivos específicos de aprendizagem.
O tema 1 do syllabus corresponde ao primeiro objetivo específico referido;
O tema 2 do syllabus corresponde ao segundo destes objetivos;
O tema 3 do syllabus corresponde ao terceiro, quarto e quinto objetivos;
O tema 4 do syllabus permite a consecução do antepenúltimo e últimos objetivos;
O tema 5 do syllabus permite a consecução do penúltimo objetivo específico referido;
O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas teórico-práticas e incluindo os seguintes instrumentos: exposições do docente, exercícios práticos, estudo de casos, trabalho de pesquisa, trabalhos aplicados em grupo e respetiva apresentação e discussão. A avaliação será realizada através de teste escrito (60%) e trabalhos práticos (40%). Os alunos que obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).
O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nos objetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência
Albaum, G., Duerr, E. 2008. International Marketing and Export Management. New Jersey: Prentice Hall
Bradley, F. 2005. International Marketing Strategy. New Jersey: Prentice Hall
Keegan, W. Green, M. 2012. Global Marketing. 7th Edition. New Jersey: Prentice-Hall
Lascu, D. 2008. International Marketing. London: Cengage Learning
Tapscott, D. and Tapscott, A. (2016). Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin Is Changing Money, Business, and the World. London: Penguin.