Código: | M1MCN2030 | Sigla: | TM | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 50,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta UC tem como finalidade aprofundar o conhecimento matemático dos mestrandos sobre temáticas abordadas ao longo da licenciatura em Educação Básica, nomeadamente o conhecimento para ensinar Números e Operações, Álgebra, Geometria e Medida, e Organização e Tratamento de dados, no 1.º CEB. Pretende-se que os mestrandos sejam capazes de: O1. Desenvolver o sentido de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo mental e escrito; O2. Aprofundar o pensamento algébrico, bem como a capacidade de representar situações matemáticas e não matemáticas; O3. Aprofundar o sentido espacial, com destaque para a visualização e para a compreensão de propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço, a noção de grandeza e respetivos processos de medida; O4. Desenvolver a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de os recolher, organizar e representar de modo a resolver problemas em contextos variados.
1. Números e Operações - O sentido de número e a numeração - Números fracionários - Significados e representações - A prática com compreensão do cálculo numérico e o sentido das operações com números inteiros e fracionários. 2. Álgebra e pensamento algébrico - A importância do pensamento e da linguagem algébrica. - Regularidades e a formulação de generalizações, em contextos numéricos e geométricos. - Análise das propriedades das operações e relações numéricas. 3. Geometria e Medida - Orientação espacial - Visualização espacial - Conceitos básicos e propriedades dos objetos geométricos - Operações com figuras geométricas - Conceitos de grandeza e de medida. A compreensão do processo de medição e a importância da estimação 4. Dados e Probabilidade - Investigação estatística - Recolha, representação e interpretação de dados - Situações aleatórias. Conceito de probabilidade 5. Capacidades matemáticas transversais e a sua articulação com os temas matemáticos
Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um
conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre os temas matemáticos nos
primeiros anos. Os mestrandos terão oportunidade de desenvolver o seu sentido
de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo
mental e escrito quando compreendem a importância das competências
lógico-matemáticas para o desenvolvimento do sentido de número nos primeiros
anos e quando trabalham problemas em contextos diversos envolvendo os números e
as suas operações.
Ao trabalharem a visualização e a estruturação espacial os mestrandos estarão a
aprofundar o seu sentido espacial, e a compreensão da noção de grandeza e
respetivos processos de medida.
O trabalho no âmbito do tema OTD permite aos mestrandos tomarem consciência da
importância da investigação estatística e desenvolverem a capacidade de
recolher, organizar, ler e interpretar dados, com o fim de resolver problemas
em contextos variados.
As aulas proporcionam um contexto de formação que visa momentos de trabalho individual, em pequenos grupos e coletivo, no âmbito da realização e discussão de tarefas propostas: a discussão e consolidação de conteúdos; a realização de propostas de trabalho individual e de grupo, na aula, de resolução de exercícios e problemas e a realização de tarefas de exploração e de investigação; a utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos em situações de modelação matemática.
A avaliação por frequência basear-se-á: a) na realização de um trabalho de projeto, em grupo, acompanhado presencialmente pelo docente, e respetiva discussão (50%); b) na realização um teste escrito (50%).
De modo a atingir os objetivos mencionados
pretende-se proporcionar aos professores e educadores um espaço onde possam
refletir, elaborar e discutir sobre tarefas que lhes permitam desenvolver o
conhecimento matemático relativo aos temas Números e Operações, Álgebra,
Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados, bem como o conhecimento
para ensinar estes conteúdos, proporcionado aos alunos aprendizagens
significativas.
Uma vez que o contexto de formação fomentado nesta unidade curricular visa
momentos de trabalho individual e em pequenos grupos, assim como momentos de
discussão coletiva com vertentes reflexivas e investigativas, então tais
situações de trabalho favorecerão a compreensão dos temas matemáticos,
nomeadamente a compreensão do sentido de número e das operações, o
desenvolvimento do pensamento algébrico, da visualização espacial e a investigação
em estatística como forma de aprofundar conhecimentos básicos de organização e
tratamento de dados. Através de propostas de trabalho colaborativo entre os
mestrandos haverá possibilidade de articular estes temas desenvolvendo o
conhecimento matemático mas também o conhecimento didático e curricular,
essencial para a formação profissional dos professores. Além disto, será dado
destaque às conexões matemáticas entre os diferentes conceitos e relações dos
diversos temas pois é através do reconhecimento da Matemática como um todo
integrado que se concretiza uma aprendizagem da Matemática com compreensão quer
para os próprios mestrandos quer para os seus alunos.
Ball, D., Thames, M. & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What makes it spetial?. Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, H. & Oliveira, P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. ME - DGIDC. Brocardo, J., Serrazina, L., & Rocha, I. (2008). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Escolar Ed. Henriques, A. & Oliveira, H. (2017). Contributos da Investigação para o Ensino da Estatística e das Probabilidades. Educação e Matemática, 144-145, 21-26. APM Loureiro, C. (2017). O desenvolvimento do raciocínio geométrico e espacial. Educação e Matemática, 144-145, 16-20. APM. Martins, M.E., Loura, L. & Mendes, M. F. (2007). Análise de Dados. ME-DGIDC. Ponte, J. P., Branco, N. & Matos, A. (2019). Álgebra no Ensino Básico. ME-DGIDC. Sequeira, L., Freitas, P. & Nápoles, S. (2009). Números e Operações. ME-DGIDC.