| Código: | M1MCN2037 | Sigla: | LLP | |
| Área Científica: | Área de Docência | |||
| Área de Ensino: | Línguas e Literaturas | 
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais | 
|---|---|---|---|---|---|---|
| M1MCN | 6 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 4 | 48 | 108 | 
| Teórico-Práticas: | 0,00 | 
| Docência - Horas Semanais
 
 
 | Docência - Responsabilidades
 | 
1.	Aprofundar conhecimentos sobre as estruturas linguísticas do português;
2.	Conhecer de modo introdutório a história da Língua Portuguesa;
3.	Aprofundar conhecimentos sobre a história da Literatura Portuguesa;
4.	Construir um conhecimento articulado e panorâmico sobre autores/as do cânone e períodos maiores da Literatura Portuguesa.
1. Língua Portuguesa
	1. 1.  História da Língua Portuguesa;
1.2.   Regularidades da língua portuguesa;
1.3.	Irregularidades produtoras de problemas linguísticos;
1.4.	A Língua Portuguesa como instrumento de comunicação transnacional.
2.	Literatura Portuguesa
2.1. Géneros, cânone e História da Literatura;  nacionalismo vs Literatura- Mundo
Os conteúdos programáticos apresentados no grupo de conteúdos 1 desenvolvem os conhecimentos sobre estruturas e problemáticas da Língua Portuguesa, que o/a estudante adquiriu previamente, dando cumprimento aos objetivos 1 e 2; os conteúdos programáticos apresentados no grupo de conteúdos 2 pretendem concretizar os objetivos 3 e 4.
-	Sistematização e exposição teórico-prática das regularidades e irregularidades da língua portuguesa, seleção das mais significativas do ponto de vista sincrônico e diacrónico;
-	Os conteúdos serão estudados com base em textos reais, produzidos e publicados ao longo da história do português;
-	A seleção de textos literários será objeto de estudo de ambos os módulos (Literatura e LP);
-	Em Literatura, dar-se-á enfoque à literariedade presentes nos diferentes géneros da literatura portuguesa (períodos Medieval, Renascentista, Clássico e Moderno);
-	Em Língua Portuguesa, receberá atenção a evolução fonético-fonológica do português, no que refere às transformações e sedimentações ocorridas na morfologia e na sintaxe desta língua; 
-	Atividades em grupo/individuais;
-	Utilização da Plataforma Moodle.
O enquadramento conceptual dos conteúdos realizado pelas docentes dá cumprimento ao objetivo 4. A realização de sequências didáticas e a metodologia hands-on learning em trabalhos individuais e de pequeno grupo visa estimular a proatividade do/a estudante e dá cumprimento aos objetivos 1, 2 e 3.
A esta UC (5ECTS) correspondem 47TP e 1OT de contacto. As 60h de trabalho autónomo são distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (20h), resolução de fichas de atividades ou outros trabalhos (15h), preparação de prova de avaliação (15h) e resolução de trabalhos no Moodle (10h). 
Abdala Jr., B. & Paschoalin, M. A. (1985, 2ª ed.) História social da Literatura Portuguesa. Ática.
Consulta obrigatória aos seguintes endereços: