Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que no final da disciplina a/os estudantes sejam capazes de:
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino
supervisionada.
2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação.
3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Investigação em Educação.
4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio ¿ educação de infância.
5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa.
6. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório final de Estágio.
Conteúdos programáticos
1. Temas de investigação em educação.
2. Metodologias de investigação na prática de ensino.
3. Relatório de final de Estágio: elaboração e apresentação pública
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento e conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1º semestre de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Seminários, assistência a júris de Mestrado do curso, trabalho de apoio aos trabalhos de pesquisa, para o Relatório final de Estágio.
. AVALIAÇÃO
A avaliação assentará nos seguintes fatores:
- portefólio grupo ou individual - 20%;
- apresentação do ponto da situação para projeto de pesquisa do Relatório final (trabalho individual) - 80%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de seminário é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da
UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam:
(i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido na UC de Investigação em Educação;
(ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos de pesquisa.
Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento
da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a
proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos.
Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio ¿ que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre ¿ esta UC é o cenário adequado para os estudantes se prepararem para a redação e defesa do referido relatório.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
De seguida é apresentada uma lista muito genérica de referências bibliográficas. Durante o semestre serão dadas pelo/as docentes mais referências consoante o trabalho que for sendo realizado e sugere-se que o/as estudantes consultem também as referências bibliográficas já dadas na UC de Investigação em Educação.
- Azevedo, M. (1994). Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: DEFCUL.
- Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4ªed.). Lisboa: Edições 70.
- Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
- Gay, L. R., Mills, G. E. & Airasian, P. (2006). Educational research: Competencies for analysis and applications (8.ª ed.). Upper Saddle River: PEARSON.
- Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3.a ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications