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Artes Visuais

Código: MEPE1C222    Sigla: AV
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 17 Despacho n.º 8688/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TB

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Teresa Farmhouse Cavalheiro   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir uma base informativa, formativa e analítica no campo das artes visuals;

Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo da arte;

Experimentar técnicas de produção artísticos de objetos artísticos;

Combinar as possibilidades plásticas de diferentes formas, texturas e suportes;

Reconhecer, através da experimentação, a realização artística como expressão de sentimentos e do

conhecimentos;

Criar a partir de observações diretas e de realidades imaginadas;

Conceber projetos, organizando equilibradamente o espaço bi e tridimensional;

Realizar documentos audiovisuals e multimedia;


Conteúdos programáticos

Representações artísticas

 Figura humana, objeto e paisagem

Expressão de sentimentos

Técnicas e formas de arte

Desenho: Suportes, materiais e técnicas

Pintura: Suportes, materiais e técnicas

Escultura: Materials e técnicas

Documentos audiovisuais: Do guião à realização

Multimedia: Conceitos, tipos e técnicas


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

É uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente pratica, estruturada para desenvolver

competências técnicas e artísticas que permitam aos/as estudantes realizar projetos nos diversos domínios das

artes visuais, nomeadamente em desenho, pintura, escultura, audiovisuais e multimedia.

A abordagem teórica destes vários domínios das artes visuais, dos estilos e dos movimentos atuais, contribui para

a construção de uma base informativa, formativa e analítica alargada nesta área. O exercício da concepção e

realização de trabalhos práticos permite aprender a fazer.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada para uma apropriação

vivencial dos conteúdos.

Após introdução teórica, realizar-se-ão exercícios práticos, que poderão ser grupais ou individuals de acordo com

as finalidades de cada um deles, sempre apresentados ora/mente pelos/as estudantes, quando terminada a sua

realização.

Serão avaliados todos os exercícios realizados (90%}, bern como a sua apresentação oral (10%}.

Avaliação por Exame

Para os exercícios previamente combinadas para o exame, a cotação da parte prática sera de 70% e a sua

apresentação oral e defesa será cotada com 30%.



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação entre momentos de exposição teórica e de realização de exercícios práticos possibilita uma

aprendizagem vivencial, enraizada na experimentação e na reflexão individual e grupal.

E através da conjugação de momentos de estudo teórico e de experimentação criativa que melhor se pode

reconhecer a riqueza e variedade das áreas artísticas e técnicas, enquanto modos de expressão de sentimentos e

de conhecimentos. E através da concepção  e realização de projetos artísticos variados que se descobrem

combinações e possibilidades plásticas diversas. É no ato de criar objetos artísticos que se desenvolve a

criatividade.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BATARDA, Eduardo (2012}, Dois desenhos. Uma aula ilustrada de iconografia, Lisboa: Assírlo & A/vim, ISBN: 978-972-37-1624-5

MUNARI, Bruno (1997) - Fantasia Lisboa: Edições 70. 

DEMPSEY, Amy, (2010), Styles, Schools and Movements. The Essential Encyclopaedic Guide to Modem Art,

Londres: Thames and Hudson, ISBN: 9780500288443

FERREIRA, Sueli. (2001) - O Ensino das Artes - Construindo Caminhos. Papirus Editora. 1ª Edição. Campinas. 

FRANCASTEL, PIERRE (1993) A Realidade Figurativa. Editor: Perspectiva, ISBN: 9788527303668

HUYGHE, Rene (1998). 0 Poder da lmagem. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724414935

REIS, Raquel (2003) - Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta.  ISBN: 9789726743910

WACLAWEK, Anna (2011), Graffiti and street Art, Londres: Thames and Hudson, ISBN 9780500204078