Código: | MEPE1C222 | Sigla: | AV | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPE1C | 17 | Despacho n.º 8688/2022 | 2º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Adquirir uma base informativa, formativa e analítica no campo das artes visuals;
Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo da arte;
Experimentar técnicas de produção artísticos de objetos artísticos;
Combinar as possibilidades plásticas de diferentes formas, texturas e suportes;
Reconhecer, através da experimentação, a realização artística como expressão de sentimentos e do
conhecimentos;
Criar a partir de observações diretas e de realidades imaginadas;
Conceber projetos, organizando equilibradamente o espaço bi e tridimensional;
Realizar documentos audiovisuals e multimedia;
Representações artísticas
Figura humana, objeto e paisagem
Expressão de sentimentos
Técnicas e formas de arte
Desenho: Suportes, materiais e técnicas
Pintura: Suportes, materiais e técnicas
Escultura: Materials e técnicas
Documentos audiovisuais: Do guião à realização
Multimedia: Conceitos, tipos e técnicas
É uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente pratica, estruturada para desenvolver
competências técnicas e artísticas que permitam aos/as estudantes realizar projetos nos diversos domínios das
artes visuais, nomeadamente em desenho, pintura, escultura, audiovisuais e multimedia.
A abordagem teórica destes vários domínios das artes visuais, dos estilos e dos movimentos atuais, contribui para
a construção de uma base informativa, formativa e analítica alargada nesta área. O exercício da concepção e
realização de trabalhos práticos permite aprender a fazer.
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada para uma apropriação
vivencial dos conteúdos.
Após introdução teórica, realizar-se-ão exercícios práticos, que poderão ser grupais ou individuals de acordo com
as finalidades de cada um deles, sempre apresentados ora/mente pelos/as estudantes, quando terminada a sua
realização.
Serão avaliados todos os exercícios realizados (90%}, bern como a sua apresentação oral (10%}.
Avaliação por Exame
Para os exercícios previamente combinadas para o exame, a cotação da parte prática sera de 70% e a sua
apresentação oral e defesa será cotada com 30%.
A articulação entre momentos de exposição teórica e de realização de exercícios práticos possibilita uma
aprendizagem vivencial, enraizada na experimentação e na reflexão individual e grupal.
E através da conjugação de momentos de estudo teórico e de experimentação criativa que melhor se pode
reconhecer a riqueza e variedade das áreas artísticas e técnicas, enquanto modos de expressão de sentimentos e
de conhecimentos. E através da concepção e realização de projetos artísticos variados que se descobrem
combinações e possibilidades plásticas diversas. É no ato de criar objetos artísticos que se desenvolve a
criatividade.
BATARDA, Eduardo (2012}, Dois desenhos. Uma aula ilustrada de iconografia, Lisboa: Assírlo & A/vim, ISBN: 978-972-37-1624-5
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