Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O1. Aprofundar conhecimentos sobre diferentes tipos de linguagem e suas respetivas funções. O2. Perspetivar a comunicação humana como ato social pluridimensional e multicódico, compreendendo as características simbólica e semiótica das linguagens. O3. Aprofundar conhecimentos sobre o modo como as crianças desenvolvem as suas literacias linguística e matemática. O4. Desenvolver pensamento crítico sobre o bilinguismo/plurilinguismo e seu impacto nas sociedades atuais e no desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças. O5. Desenvolver a capacidade de promover a comunicação matemática das crianças de modo integrado pelos vários temas matemáticos. O6. Desenvolver a capacidade de pesquisar autonomamente e produzir sínteses temáticas sobre os tópicos da UC. O7. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa.
Conteúdos programáticos
CP1. Linguagem e comunicação: princípios gerais. CP2. Tipos de linguagem(ens), suas características e funções (verbal; não verbal; mista; digital). CP3. O simbólico e o código na construção das linguagens e formas de apropriação pelas crianças. CP4. Literacias linguística e matemática: competências-chave para a vida em sociedade. CP5. O bilinguismo e o plurilinguismo como fenómenos marcantes da sociedade atual: que impacto no desenvolvimento das crianças? Como ajudá-las a desenvolver competências para lidar com tais fenómenos? CP6. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC de Linguagens e Comunicação retoma temáticas que terão sido abordadas de forma introdutória, ao longo da licenciatura em Educação Básica, em diversas unidades curriculares, para as aprofundar e focalizar de modo particular no contexto das primeiras idades. Assume-se que o desenvolvimento de literacias básicas, em particular nos campos linguístico e matemático, é fundamental para a estruturação cognitiva e social da criança sendo, por isso, fundamental que futuros educadores aprofundem os seus conhecimentos nesses domínios. Pretende-se que consigam desenvolver e mobilizar esses conhecimentos para mais fundamentada e conscientemente promoverem a aprendizagem e desenvolvimento das crianças com que virão a trabalhar. Assim, os conteúdos CP1., CP2. e CP3. apoiam sobretudo o desenvolvimento dos objetivos O1. e O2. O tema CP4 será desenvolvido de acordo com o objetivo O3; e os temas CP5. e CP6. visam a concretização, respetivamente, dos objetivos O4 e O5. Todos os conteúdos dão azo ao desenvolvimento das capacidades previstas nos O6 e O7.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A UC tem abordagem teórico-prática, com exposição de temáticas pelos docentes e estudantes. Promover-se-á: i) o uso de livros para a infância como mediadores de comunicação e do desenvolvimento da linguagem e de ideias matemáticas, ii) a manipulação de materiais diversificados, iii) a observação de vídeos de interação adulto-criança e sua análise; iv) a construção de recursos didáticos como mediadores do desenvolvimento da linguagem e da literacia emergente, promotores de diferentes contextos e representações. Serão promovidas dinâmicas de grupo, o trabalho colaborativo e individual. Do trabalho de grupo decorre um trabalho escrito e apresentação oral com suporte digital, que deverá refletir o cruzamento da literatura da especialidade com situações em contexto de desenvolvimento profissional.
Avaliação contínua: Participação no trabalho em aula/plataforma moodle: 30% Trabalho de Grupo: 40% Teste individual: 30%
Avaliação final: Prova escrita individual
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O aprofundamento dos tópicos a trabalhar na UC requer o desenvolvimento de um trabalho de índole teórico-prática. Pretende-se que este trabalho não dependa em demasia da exposição por parte dos docentes, mas antes que promova as capacidades de pesquisa bibliográfica, compreensão de textos da especialidade, síntese e comentário de ideias de autores de referência e conclusões de investigações por parte dos estudantes. Estas competências, bem como a de trabalhar em equipa e discutir ideias de modo sustentado, serão fundamentais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e de permanente atualização profissional. Além das dinâmicas de análise e discussão promovidas nas aulas, são propostos trabalhos aos estudantes a desenvolver na componente de trabalho autónomo (60h), articulados com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, é proposta a análise e reflexão sobre artigos científicos e profissionais propostos (24h); realização de pesquisa e elaboração de texto e recursos para o trabalho de grupo (16h); consulta de documentos para aprofundamento das temáticas (10h); realização das propostas de trabalho a apresentar em aula, pela plataforma moodle ou em plataformas digitais de partilha (10h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Andrade, A. I., et al. (2015). Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade: novas propostas. Caderno do LALE N.º 10. UA.
Baroody, A. (1993). Problem solving, reasoning, and communicating, k-8: Helping children think mathematically. MacMillan
Borzone, A. (2005). Story reading experiences in kindergarten a mean for cognitive and linguistic strategies development. Psyche, 14 (1), 193-209
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. ME
Mata, L. (2004). Era uma vez. Análise Psicológica XXII, 95-108
Mendes, F., & Costa, A. L. (2016). Livros de histórias - Um recurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação de Infância. In Atas do EIEM2016 (pp. 243-256). SPIEM
Quintino-Aires, J.M. (2010). Neurogénese da linguagem: uma contribuição marxista à filosofia da Psicologia. IPAF
Rigolet, S. (1998). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem. Porto Editora
Sim-Sim, I. et al. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância. ME