Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
¿ Perceber a importância das Expressões Artísticas no
desenvolvimento global da Criança (cognitivo, emocional, motor, social,
estético).
¿ Compreender a Expressão no processo comunicacional e no desenvolvimento da
Personalidade e Valores.
¿ Compreender a emergência da Arte nos domínios da Expressão.
¿ Entender a complementaridade da Expressão Verbal e Não Verbal na Criança e a
sua relação com a evolução das linguagens e da comunicação.
¿ Pensar e construir recursos educativos adequados às
fases etárias da creche / Jardim de Infância que sejam, simultaneamente,
indutores de atividades nas áreas das Expressões Artísticas e promotores de uma
abordagem integrada das diferentes áreas de conteúdo.
Conteúdos programáticos
¿ Desenvolvimento infantil: as Expressões Artísticas como promotoras de bem-estar, envolvimento e autonomia.
¿ A dimensão simbólica e relacional do comportamento das crianças.
¿ A Expressão corporal e o movimento dramático.
¿ Expressão plástica e comunicação visual.
¿ A Expressão e Educação musicais associadas às vivências corporais e auditivas.
¿ As Expressões Artísticas numa abordagem integradora das diferentes áreas/domínios.
¿ Construção de recursos educativos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Conhecer o desenvolvimento da criança, as competências que vai adquirindo e a sua articulação com as áreas de expressão, nas vertentes, fruição, interpretação e criação vai contribuir para uma boa e adequada planificação e organização das atividades seja em contexto de creche, de jardim de infância ou de 1º ciclo do ensino básico.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
¿ Análise e discussão a partir de vivências e experiências dos alunos, numa perspetiva de construção do saber.
¿ Pesquisa, análise e discussão de informação relativa à especificidade de cada área de expressão.
¿ Realização de momentos de trabalho prático que permitam a experimentação/vivência que antecede a fase da criação.
¿ Organização de momentos integradores resultantes de projetos comuns, envolvendo temas transdisciplinares.
Regime de avaliação:
¿Contínua
a) Qualidade da participação dos alunos nas atividades práticas propostas durante as aulas, revestindo-se a assiduidade de grande importância (40%).
b) Trabalho final: construção de um recurso didático, integrador das diferentes áreas de conteúdo, planificação e implementação de uma atividade, privilegiando as áreas das Expressões Artísticas (60%).
¿Por exame
para os alunos que preferirem esta modalidade ou não obtenham aproveitamento na avaliação contínua.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A articulação constante entre a teoria e a prática e o equilíbrio entre atividades de natureza reflexiva e exploratória permitem desenvolver nos alunos a compreensão de que as Expressões não se podem compartimentar, apesar da especificidade de cada uma. As estratégias permitem vivenciar os aspetos particulares e comuns de cada domínio expressivo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
DUFFY, Bernardette (1998). Supporting Crativity and
Imagination in the Early Years. Open University Press. Celtic
Court, 22 Ballmoor, Buckingham.
FAURE, Gérard (2000). O jogo Dramático na Escola Primária. 2ª ed. Lisboa.
Estampa.
GOMES, Álvaro ROLLA, (2003): Brincar a Ser: Expressão e Educação Dramática.
Porto Editora.
KÁROLY, Otto (1975). Introdução à Música. Sintra: Publicações Europa-América.
LANDIER, Jean-Claude, BARRET, Gisèle (1992) : Expression dramatique théâtre.
Paris: Hatier.
MÉGRIER, Dominique (2005): Jogos de Expressão Dramática na Pré-Escola. Lisboa:
Papa-Letras, Lda.
MONTEIRO, Francisco (1997). Interpretação e educação Musical. Porto: Fermate
REIS, Luciano (2005). Expressão corporal e dramática. 1ª ed. Sete Caminhos.
Lisboa.
ROOYACKERS, Paul (2004). 101 jogos dramáticos: aprendizagem com jogos de teatro
e faz de conta. 2ª ed. Porto ASA.
SOUSA, Alberto B. (1979). Jogos de Expressão Musical. Ed. Futura.