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Conhecimento do Mundo

Código: MEPRE1008    Sigla: CM
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 9 Despacho n.º 8649/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 38,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   0,80
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,80
Teresa Armanda Alves Ribeirinha   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Perpétua Maria dos Santos Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Compreender as propriedades e aplicações da luz.
O2. Aplicar as leis de Newton para resolver problemas algébricos de movimento unidirecional.
O3. Compreender os diferentes tipos de movimento e a forma das trajetórias.
O4. Interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico.
O5. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso que evidencie um pensamento crítico e que contribua para a resolução problemas do quotidiano.
O6. Identificar e analisar criteriosamente problemáticas sociais em articulação com outras áreas do conhecimento.
O7. Reconhecer os impactes da ação humana no território e desenvolver atitudes relacionadas com a sustentabilidade do ambiente.
08. Reconhecer a diversidade social e desenvolver estratégias para a sua promoção.   

Conteúdos programáticos

Módulo 1 

CP1. Propriedades e Aplicações da Luz
CP1.1. Conceito de Onda
CP1.2. Espetro eletromagnético
CP1.3 Fenómenos óticos
CP2. Forças e movimentos
CP2.1. Princípio da ação-reação
CP2.2. Movimento unidimensional (lei da Inércia e lei fundamental da Dinâmica)
CP2.3. Introdução ao movimento no plano
Módulo 2 
CP3. Conhecimento científico e senso comum: a necessária rutura
CP4. Evolução demográfica e repartição territorial da população portuguesa: fatores e tendências
CP5. Estudo do meio social envolvente: famílias, escolas e comunidades
CP6. Diversidade social e cultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exploração das temáticas (Módulos 1 e 2) visa fornecer um conjunto de conhecimentos fundamentais acerca do estudo do meio (O1, O2, O3, O4). Pretende-se que os estudantes integrem os conhecimentos científicos adquiridos nos temas abordados (CP1 e CP2) na interpretação de fenómenos e na resolução de problemas do quotidiano (O5). Pretende-se, também, que os conteúdos desta unidade curricular sejam abordados de modo que os estudantes sejam capazes de analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental (O4). Para além disto, os conteúdos tratados promovem a capacidade dos estudantes analisarem criticamente situações e evidências científicas e de argumentarem de forma sustentada as suas ideias (O5), bem como de perspetivarem a realidade social envolvente de forma a construírem recursos educativos e desenvolverem estratégias pedagógicas (O6; O7) promotoras do (re)conhecimento da diversidade social, das diversidade social, do reconhecimento de si (identidade pessoal) e do outro, considerando de forma integradora a multidimensionalidade familiar, comunitária e territorial.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas atividades letivas será privilegiado: a) a análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico b) a observação e análise de estruturas e fenómenos físicos, geológicos e biológicos; c) a realização de trabalhos práticos e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos; d) a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita e e) a realização e apresentação de trabalhos de pesquisa sobre os diferentes conteúdos.

Avaliação por frequência: a) participação ativa dos estudantes nas atividades propostas (15%); b) realização e apresentação de trabalhos de grupo e/ou individuais (35%); e c) realização de teste(s) escrito(s) (50%). A aprovação à UC está condicionada a uma classificação superior a 9,0 valores no teste.

Avaliação por exame: a classificação do aluno resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova teórica.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A adoção de metodologias ativas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação, autónomos, individuais ou em grupo, será fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico e necessário à interpretação de fenómenos físicos, químicos, biológicos e sociais (O1, O2, O3; O6, 07 e O8) Serão implementadas atividades práticas que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (O1, O2, O3) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (O4). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (O5). Para além disso, as diversas experiências educativas que serão dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, irão possibilitar aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (O5). 

Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (10h); elaboração de trabalhos de grupo (20h); preparação de atividades práticas (5h); estudo para o teste escrito (25h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A., & Vieira, M. (2006). A Escola em Portugal. Lisboa: ICS.
Almeida, M. J., & Costa, M. M. (2012). Fundamentos de Física (2.ª Ed.). Coimbra: Almedina.
Berger, P., & Luckmann, T. (2010). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Diogo, A. (2008). Investimento das famílias na escola. Dinâmicas familiares e contexto escolar local. Lisboa: Celta Editora.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2010). Fundamentals of Physics (9.ª Ed.). New York: John Wiley & Sons, Inc.
Shills, E. (2000). Centre and Periphery. London: Routlege.
Sousa, M.J., & Ferreira W. F. C. (2006). Microbiologia (Vol.1). Lisboa: Lidel.

Observações