Código: | MEPRE1008 | Sigla: | CM | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 9 | Despacho n.º 8649/2022 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 38,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
O1. Compreender as propriedades e aplicações da luz.
O2. Aplicar as leis de Newton para resolver problemas algébricos de movimento unidirecional.
O3. Compreender os diferentes tipos de movimento e a forma das trajetórias.
O4. Interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico.
O5. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso que evidencie um pensamento crítico e que contribua para a resolução problemas do quotidiano.
O6. Identificar e analisar criteriosamente problemáticas sociais em articulação com outras áreas do conhecimento.
O7. Reconhecer os impactes da ação humana no território e desenvolver atitudes relacionadas com a sustentabilidade do ambiente.
08. Reconhecer a diversidade social e desenvolver estratégias para a sua promoção.
Módulo 1
Nas atividades letivas será privilegiado: a) a análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico b) a observação e análise de estruturas e fenómenos físicos, geológicos e biológicos; c) a realização de trabalhos práticos e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos; d) a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita e e) a realização e apresentação de trabalhos de pesquisa sobre os diferentes conteúdos.
A adoção de metodologias ativas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação, autónomos, individuais ou em grupo, será fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico e necessário à interpretação de fenómenos físicos, químicos, biológicos e sociais (O1, O2, O3; O6, 07 e O8) Serão implementadas atividades práticas que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (O1, O2, O3) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (O4). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (O5). Para além disso, as diversas experiências educativas que serão dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, irão possibilitar aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (O5).
Almeida, A., & Vieira, M. (2006). A Escola em Portugal. Lisboa: ICS.
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