Código: | MEPRE1009 | Sigla: | DEEI-JI | |
Área Científica: | Didáticas Específicas |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 9 | Despacho n.º 8649/2022 | 1º | 10 | 120 | 270 |
Teórico-Práticas: | 86,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1) Compreender: - especificidade do desenvolvimento curricular na educação pré-escolar; - abordagem sistémica e ecológica do ambiente educativo - organização do espaço - materiais - organização do tempo - finalidades da utilização de registos - organização do grupo de crianças - características do meio institucional - atividades cognitivamente estimulantes para as crianças 2) Planificar o trabalho com as crianças - a avaliação na educação pré-escolar - formas e meios de avaliação - as áreas de conteúdo das OCEPE nos seus diferentes domínios - seleção dos conteúdos nas diferentes áreas 3) planear e implementar experiências de aprendizagem para as diferentes áreas de conteúdo. 4) - conceber materiais pedagógicos que proporcionem experiências educativas adequadas ao trabalho nestas áreas - articulação entre as diversas áreas de conteúdo - o trabalho de cooperação com as famílias e outros parceiros educativos - a transição entre o jardim-de-infância e a escola
- Desenvolvimento curricular na educação pré-escolar - Organização do ambiente educativo - Planos e projetos - A participação das crianças - A avaliação - As áreas de conteúdo: Formação pessoal e social; Expressão e comunicação/Domínios Educação Fisica; Educação Artistica (Subdominios: Artes Visuais; Jogo Dramático/Teatro; Música; Dança);Linguagem oral e abordagem à escrita: aquisição e desenvolvimento da linguagem; Comunicação em jardim de infância; Comportamentos emergentes de leitura e escrita; Sensibilização à diversidade linguística e cultural; Matemática: Desenvolvimento do sentido de número e do sentido espacial nas crianças; Organização e Tratamento de dados, Interesse e curiosidade pela Matemática; Conhecimento do mundo: Introdução à metodologia científica; Abordagem às Ciências; Mundo Tecnológico e Utilização das tecnologias - Articulação entre as áreas de conteúdo - Trabalhar com as famílias e outros parceiros educativos -Transição entre a educação de infância e a escola
Pretende-se proporcionar um conhecimento e capacidade de análise das práticas de trabalho desenvolvidas em jardim de infância. A abordagem dos diferentes conteúdos programáticos será feita numa perspetiva teórica-prática, em estreita ligação com o trabalho realizado durante a iniciação à prática nos contextos de jardim de infância. Para além do envolvimento das docentes na supervisão dos estágios é pedida a colaboração às educadoras cooperantes na apresentação de alguns dos trabalhos realizados. Sem esquecer a sua especificidade, a educação pré-escolar é abordada como primeira etapa do sistema educativo, partindo da fundamentação do seu modelo curricular, das diferentes conceções educativas que lhe podem estar subjacentes, considerando as características de cada uma das suas áreas curriculares e a natural articulação que deve existir entre estas. A reflexão e análise das situações vividas durante os estágios é transversal a todo o trabalho realizado.
Reflexões teóricas; análise de textos; visionamento de filmes; reflexão sobre situações vividas nos estágios; a planificação de algumas propostas a desenvolver em contexto de jardim-de- infância; a partir da realização de trabalhos individuais e de grupo e da organização de um portefólio da disciplina. Avaliação teste de avaliação 50% de todos os módulos menos do módulo das expressões. Para aprovação é necessário obter no teste um mínimo de 8 valores. trabalho final de grupo 25% ( área das expressões) assiduidade e participação, organização de um portefólio 25% Os critérios de avaliação serão explicitados ao longo da disciplina, sendo privilegiada a capacidade de: análise critica, articulação entre a teoria e a prática, realização autónoma de pesquisas bibliográficas, expressão (verbal e escrita), trabalhar em grupo.
As estratégias desenvolvidas pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamentos das formandas e dos formandos sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas ou vivenciadas nos estágios. Procura-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente, assim como ser capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada. Considerando que trabalhar em grupo é uma competência indispensável ao exercício da docência, é fomentado o espírito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias sobre as características do trabalho em jardim de infância.
Cardona et al (2021) Planear e avaliar, ME/DGE Cardona et al (2010) Género e Cidadania no Pré-Escolar. CIG Castro et al ( 2008) Sentido de Número e organização de dados, ME Godinho et al (2010) As artes no Jardim de infância, ME Martins et al. (2009). Despertar para a Ciência.ME Mendes et al (2008) A Geometria, ME Montague-Smith, A. (2003) Mathematics in Nursery Education, David F Pub. Oliveira-Formosinho, J et al. (2007) Pedagogia(s) da Infância, Artmed Reis, P (2008) A aprendizagem das ciências nas primeiras idades, ESE/Ed. Cosmos Sim-Sim,I et al. (2008) Linguagem e Comunicação no Jardim de infância, ME