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Investigação em Enfermagem

Código: MER02    Sigla: IE
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MER 15 Mestrado em Enfermagem de Reabilitação 3 30 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMER

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,87
Orientação Tutorial: 0,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,87
Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe   0,87
Orientação Tutorial Totais 1 0,13
Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe Responsável
Júlia da Conceição Marques dos Santos Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Gerais(G)
G1. Pensar criticamente a investigação, avaliando a importância para a enfermagem
G2. Reconhecer metodologias de investigação quantitativa/qualitativa, aprofundando conhecimento e sua aplicabilidade
G3. Aperfeiçoar conhecimento sobre tratamento de dados quantitativos/qualitativos
G4. Desenvolver capacidade de tomar decisões fundamentadas em evidência empírica
Específicos(E)
E1. Identificar os diferentes desenhos de investigação e suas fases
E2. Identificar forças/fragilidades dos diferentes tipos de investigação
E3. Aplicar técnicas de estatística inferencial, interpretando os resultados
E4. Diferenciar análise e interpretação de achados nos estudos
E5. Debater questões éticas da investigação
E6. Usar ferramentas informáticas de apoio à investigação
E7. Realizar protocolos de revisão sistemática da literatura
Transversais(T)
T1.Desenvolver competências de tomada de decisão e resolução de problemas complexos
T2. Desenvolver capacidade de análise e síntese

Conteúdos programáticos

CP1 ¿ Prática baseada na evidência (PBE)
1.1 PBE e tomada de decisão
1.2 Metodologias de síntese de evidência
1.3 Revisão sistemática de literatura (RSL)
1.4 Avaliação da qualidade metodológica
1.5 Protocolos de revisão
CP2 ¿ Desenhos de investigação e suas fases
2.1 Paradigmas de investigação científica em enfermagem
2.2 Etapas da investigação
2.3 Técnicas/instrumentos de recolha de dados
2.4 Estudo psicométrico de instrumentos
2.5 Ética em investigação
CP3 ¿ Metodologias de análise de dados
3.1 Estatística descritiva/inferencial: Programas estatísticos
3.2 Apresentação, análise e avaliação de dados quantitativos
3.3 Pressupostos da análise de dados em investigação qualitativa
3.4 Programas de análise de dados qualitativos
3.5 Análise/interpretação dos achados nos estudos
CP4 ¿ Princípios da construção de um projeto e relatório de investigação
CP5 ¿ Comunicação de resultados de investigação
5.1 Escrita científica e divulgação dos resultados
5.2 Redação de artigos científicos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os estudantes desenvolvam e aprofundem competências de pesquisa, síntese e divulgação da evidência científica em
enfermagem especializada. Os conteúdos programáticos têm como foco a análise crítica da investigação e o seu contributo para a
disciplina de enfermagem. A abordagem dos desenhos e fases de investigação aprofundará os processos, elementos e recursos
necessários à investigação. A investigação primária permitirá aprofundar e demonstrar os conhecimentos adquiridos anteriormente e a
investigação secundária introduzirá a evidência científica que sustentará o desempenho clínico. Esta suportará a aprendizagem teórica dos conteúdos para a elaboração de projetos de investigação, garantindo a sua aplicabilidade. O foco nas metodologias de análise e
tratamento de dados permitirá a operacionalização do processo de investigação, dando visibilidade aos seus resultados. A redação de um protocolo de RSL confirmará as competências práticas de pesquisa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Na componente presencial apresentar-se-ão conteúdos programáticos com recurso a suportes visuais, debate e reflexão crítica escrita e oral, exercícios de análise de artigos científicos localizados pelos estudantes nas bases de dados. Serão ainda realizados exercícios de aplicação de técnicas de análise de dados.
Na componente autónoma é desenvolvida a pesquisa, revisão e análise crítica da literatura, com aplicação na realização do projeto/revisão sistemática da literatura.
A avaliação da UC será efetuada pela realização de um protocolo de revisão sistemática da literatura, com a ponderação de 100%.
As estratégias pedagógicas utilizadas nesta UC pretendem uma abordagem dos conteúdos programáticos, permitindo atingir os objetivos gerais, específicos e transversais e garantindo o desenvolvimento das competências definidas por parte dos estudantes.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As estratégias pedagógicas para a componente presencial da UC abordam os conteúdos programáticos com recurso a suportes visuais, debate e reflexão crítica escrita e oral, exercícios de análise de artigos científicos localizados pelos estudantes em diferentes bases de dados. Serão ainda realizados exercícios de aplicação de técnicas de análise de dados com e sem recurso às ferramentas informáticas de tratamento da informação.
As diferentes estratégias utilizadas individualmente e em grupo, são utilizadas para os conteúdos programáticos e visam o cumprimento dos objetivos pedagógicos.
A orientação tutorial é desenvolvida considerando as necessidades específicas dos estudantes nos vários conteúdos programáticos e aplicação prática e reflexiva dos mesmos. As estratégias pedagógicas para a componente autónoma apresentada deverão ser utilizadas pelos estudantes ao longo do decorrer de toda a UC, alocando-as aos conteúdos e visando o cumprimento dos objetivos pedagógicos, considerando as suas necessidades individuais de desenvolvimento de competências e capacidades.
As metodologias enunciadas procuram ir ao encontro dos objetivos da UC do seguinte modo:
- A exposição interativa através de aulas teóricas introduz as abordagens metodológicas;
- Os exercícios de pesquisa em bases de dados científicas familiarizam com a produção, avaliação e síntese dos conhecimentos assim como na definição de protocolos de investigação/RSL; os exercícios de análise de dados permitem ao estudante desenvolver capacidade de produção e análise de resultados;
- As orientações tutoriais permitem desenvolver uma reflexão aplicada sobre as estratégias e opções metodológicas seguidas por cada um dos estudantes nos respetivos protocolos de RSL e apoiando os interesses dos estudantes no sentido da consecução dos objetivos.
Permitirá igualmente fornecer aos estudantes as ferramentas adequadas para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões e de análise crítica da investigação produzida em enfermagem desenvolvendo igualmente a capacidade de análise e síntese, de crítica e de autocrítica.
O desenvolvimento de um trabalho final em versão escrita cumpre o objetivo de realizar protocolos de RSL.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, S. (2017). Estatística aplicada à investigação em ciências da saúde ¿ um guia com o SPSS. Lusodidacta.
Bardin, L. (2018). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Creswell, J. W., & Creswell, J.D. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks:
Sage Publications.
Dixe, M. A. (2022). Validação e Adaptação de Instrumentos de Medida. In Néné, Manuela & Sequeira, Carlos. Investigação em
Enfermagem - Teoria e Prática. Lidel
Polit, D.F., & Beck, C.T. (2018). Essentials of Nursing Research: Appraising evidence for nursing practice. Wolters Kluwer Health.
Krippendorff, K. (2018) ¿ Content Analysis. An Introduction to is Methodology. Sage publishing