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Gestão em Saúde

Código: MER03    Sigla: GE
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MER 14 Mestrado em Enfermagem de Reabilitação 3 32 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMER

Ensino Teórico: 15,83
Teórico-Práticas: 8,50
Orientação Tutorial: 1,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33
Teórico-Práticas: 0,67
Orientação Tutorial: 0,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   1,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,13
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Júlia da Conceição Marques dos Santos Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

G1.Aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão e organização dos cuidados de saúde
G2.Aprofundar a aplicação de conhecimentos no âmbito da gestão e liderança de pessoas
G3.Desenvolver o conhecimento da jurisprudência, políticas e sistemas de saúde
G4.Aplicar o conhecimento de práticas e modelos de governação clínica e da gestão da qualidade em saúde
Específicos (E)
E1.Identificar os vários níveis da gestão de cuidados de saúde
E2.Compreender a integralidade do cuidado e o cuidado centrado no cliente
E3.Identificar os principais aspetos associados à gestão e liderança de pessoas
E4.Analisar a jurisprudência, politicas e sistemas de saúde tendo como atenção as especificidades das organizações de saúde e as
reformas do sistema de saúde
E5.Analisar os princípios, práticas e ferramentas associadas à Governação Clinica e Gestão da qualidade em saúde
Transversais (T)
T1.Desenvolver espírito crítico e reflexivo.

Conteúdos programáticos

CP1. Gestão e organização dos cuidados de saúde
1.1 Os vários níveis da gestão de cuidados de saúde
1.2 A integralidade do cuidado e o cuidado centrado no cliente
1.3 A segurança do doente e a gestão do risco
CP2. Gestão e liderança de pessoas
2.1. Processos de liderança e gestão de conflitos em contexto clínico
2.2 A delegação
2.3 Dotações seguras em Enfermagem
2.4 Supervisão
2.5 Desempenho profissional e avaliação do desempenho
CP3. Jurisprudência, políticas e sistemas de saúde
3.1. Especificidades das organizações de saúde
3.2. Reformas do sistema de saúde
CP4. Governação clínica e gestão da qualidade em saúde
4.1. Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde
4.2 Conceitos, modelos e ferramentas da gestão e da qualidade em saúde
4.3. Resultados em saúde: Indicadores para uma melhor prática de enfermagem.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que os estudantes desenvolvam e aprofundem competências de gestão em saúde no âmbito da enfermagem especializada.

Os conteúdos programáticos respondem aos objetivos de aprendizagem de acordo com a relação que a seguir se apresenta:
O conteúdo CP1, permitirá ao estudante aprofundar o conhecimento no âmbito da Gestão e organização dos cuidados de saúde (G1).
Face ao conteúdo Gestão e liderança de pessoas (CP2) procuraremos aprofundar conhecimentos no âmbito da gestão e liderança de pessoas (G2).
No CP3, temos como objetivos analisar a principal jurisprudência, políticas e sistemas de saúde (G3), tendo como atenção as especificidades das organizações de saúde e as reformas do sistema de saúde (E4).
Face ao CP4, Governação Clínica e Gestão da qualidade em saúde, visamos analisar práticas e modelos de governação clínica e da gestão da qualidade em saúde (G4).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Na componente presencial abordam-se os conteúdos programáticos, mobilizando recursos pedagógicos, debate e reflexão crítica escrita e oral sobre situações práticas (estudos de caso) e análise documental (documentos de natureza científica e técnica) ¿ Tipologia Teórica (T); Simulação de casos reais para a tomada de decisão - Teórico-Prática (TP) e pesquisa, revisão e análise da literatura, e relação com casos práticos - Autónoma a ser realizada pelo estudante: Análise de evidência científica nos temas abordados e outros essenciais ao desenvolvimento das competências; Resolução de exercícios práticos com reflexão crítica, autoanálise e tomada de decisão suportada nos conhecimentos adquiridos. A orientação Tutorial (OT) é o estudo orientado para a aplicação de conhecimentos.
A avaliação da UC, realizada de acordo com o Regulamento Académico em vigor, deve constar na FUC e no sumário da primeira aula. A avaliação da UC realizar-se-á através de um trabalho escrito individual (100%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na componente presencial teórica serão apresentados, analisados e discutidos conteúdos programáticos dos conteúdos que visam dar resposta aos objetivos específicos E1, E2, E3; E4; E5.
Na componente presencial teórico-prática os conteúdos teóricos serão analisados e aplicados na resolução de casos de simulação de prática, contribuindo para o cumprimento de todos os objetivos gerais e específicos G1, G2, G3, G4, E1, E2, E3; E4; E5.
Na componente de orientação tutorial proceder-se-á ao estudo orientado através de esclarecimento de dúvidas e questões, reflexão acerca do trabalho e tomada de decisão realizados pelos estudantes. O objetivo transversal, desenvolver espírito crítico e reflexivo (T1), será desenvolvido ao longo de toda a unidade curricular

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Akachi, Y., & Kruk, M.E. (2017). Quality of care: measuring a neglected driver of improved health. Bull World Health Organ 95,465-472. https://dx.doi.org/10.2471/BLT.16.180190
Amendoeira, Jose¿, Ferreira, Regina (2022). Modelos teo¿ricos nas pra¿ticas de gesta¿o de cuidados. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M. M., Santos, M. R., de Souza, M. D. L., ... & do Prado, F. H. (Eds), Gesta¿o nas Organizac¿o¿es de Sau¿de (Volume 1): Matriz Organizacional, Poli¿tica e Assessoria. ASSOCIAC¿A¿O DE APOIO AOS CUIDADOS DE SAU¿DE DOS PEQUENITOS.
Kingsley, C., & Patel, S. (2017). Patient-reported outcome measures and patient-reported experience measures. BJA Education, 17(4),137¿144. https://doi.org/10.1093/bjaed/mkw060
McCormack B., & McCance T. (2016). Person-Centred Practice in Nursing and Health Care: Theory and Practice. John Wiley & Sons.