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Cinesiologia Humana

Código: MER08    Sigla: CH
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MER08&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2023
Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MER 14 Mestrado em Enfermagem de Reabilitação 5 50 135

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMER

Ensino Teórico: 31,83
Teórico-Práticas: 8,50
Orientação Tutorial: 1,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,53
Teórico-Práticas: 0,67
Orientação Tutorial: 0,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,53
Júlia da Conceição Marques dos Santos   0,93
Nuno Miguel Catela Correia   0,80
Pedro João Soares Gaspar   0,80
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Júlia da Conceição Marques dos Santos   0,27
Nuno Miguel Catela Correia   0,20
Pedro João Soares Gaspar   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,13
Júlia da Conceição Marques dos Santos   0,07
Pedro João Soares Gaspar   0,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Júlia da Conceição Marques dos Santos Responsável
Júlia da Conceição Marques dos Santos Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

G1. Desenvolver conhecimentos e competências de avaliação da funcionalidade ao longo do ciclo vital
G2. Desenvolver conhecimentos sobre indicadores de atividade diagnóstica ER tendo em conta as respostas humanas ao processo de
saúde-doença
E1. Integrar conhecimentos sobre princípios de biomecânica e análise do movimento
E2. Aprofundar conhecimentos sobre anatomia funcional
E3. Avaliar a funcionalidade e diagnosticar alterações que determinam limitações da atividade e incapacidade recorrendo a parâmetros e
instrumentos de avaliação
E4. Integrar técnicas específicas de ER no âmbito da mobilidade articular
E5. Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências de utilização dos princípios de ergonomia
E6. Analisar e refletir sobre as implicações para a intervenção em reabilitação
E7. Refletir sobre a aplicabilidade e limitações das técnicas de reabilitação
T1. Desenvolver competências de tomada de decisão e resolução de problemas complexos
T2. Implementar prática baseada em evidência

Conteúdos programáticos

CP1.Biomecânica e análise do movimento
1.1.Eixos e planos anatómicos
1.2.Sistema de alavancas
1.3.Tipos de contração muscular
1.4.Força e tónus muscular
1.5.Cadeias cinéticas
1.6.Avaliação da funcionalidade e implicações para os CEER.
CP2.Anatomia funcional
2.1.Grupos funcionais
2.2.Movimentos articulares
2.3.Amplitude articular
2.4.Mobilização articular
2.5.Marcha
2.6.Implicações para a ER.
CP3.Ergonomia
3.1.Centro de gravidade
2.2.Base de sustentação
3.3.Postura correta
3.4.Recursos facilitadores do processo de reconstrução / manutenção da funcionalidade.
3.5.Ergonomia nos cuidados ¿ Stretching; adaptação ao ambiente de cuidados; técnicas de conservação de energia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A evolução do conhecimento e da técnica requer que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) adquira e consolide conhecimentos no domínio dos cuidados especializados e incorpore continuamente os novos saberes da investigação na sua prática.
O EEER deve possuir no âmbito da sua prática clínica capacidade de utilizar instrumentos de avaliação e os indicadores de atividade diagnóstica.
Nesta lógica, os objetivos da unidade curricular (UC) estão orientados para a aquisição de conhecimentos fundamentais para a compreensão dos aspetos inerentes ao juízo diagnóstico e juízo terapêutico no âmbito dos conteúdos programáticos mencionados.
Cada um dos objetivos expressos será concretizado com o contributo dos seguintes conteúdos programáticos:
Aplicação dos CP1 - desenvolvimento de G1; G2; E1; T1
Aplicação dos CP2 - desenvolvimento de G1; G2; E2; E3; E4; T1
Aplicação dos CP3 - desenvolvimento de G2; E5; E4; E6; E7; T1; T2

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas T-Sessões expositivas e interativas com questionamento numa perspetiva integrativa dos conteúdos. Uso de estratégias centradas na aprendizagem que desenvolvam capacidades de integração e translação dos conhecimentos e competências de ER; Recurso a ferramentas pedagógicas: modelos anatómicos, imagens e vídeos; Recurso a feedback do processo de aprendizagem.
Aulas TP-análise e discussão de conteúdos com recurso a exemplos da prática de cuidados, vídeos de situações próximas da realidade, situações-problema e sua resolução.
OT-resposta a questões direcionadas à análise, reflexão e pensamento crítico no âmbito dos conteúdos.
A componente autónoma da UC deverá ser realizada pelo estudante através de
Pesquisa bibliográfica e leituras complementares orientadas pelos docentes
Resolução de exercícios práticos de reflexão crítica, autoanálise e tomada de decisão com base nos conhecimentos adquiridos
Avaliação-2 testes escritos (50% cada) incorporando resolução prática de situações-problema


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As estratégias pedagógicas para a componente presencial da UC apresentadas estão alocadas aos conteúdos programáticos visando o cumprimento dos objetivos delineados. As sessões letivas teóricas, expositivas e interativas com questionamento, visam dotar o estudante de um corpo de conhecimentos teórico e teórico-prático, que lhe permitam fundamentar e compreender a sua tomada de decisão. As sessões letivas teórico-práticas, visam articular e mobilizar conhecimentos teóricos na análise de situações práticas especialmente através da discussão de utilização de instrumentos de avaliação e análise de respostas humanas inerentes a diversas situações-problema relacionadas com a biomecânica, movimento, anatomia funcional e ergonomia. Deste modo, as estratégias pedagógicas para a componente presencial da UC encontram-se alinhadas com os conteúdos programáticos visando o cumprimento dos objetivos pedagógicos. Assim a componente presencial e a componente autónoma da UC, objetivam dar resposta aos objetivos pedagógicos gerais, específicos e transversais, revelando-se fundamentais para a aprendizagem do estudante. As estratégias pedagógicas para a componente autónoma apresentada deverão ser utilizadas pelos estudantes ao longo do decurso da UC de modo a atingir os objetivos pedagógicos, considerando as suas necessidades individuais de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Catela, D., Santos, J., Oliveira, J. & Piscalho, I. (2023). Yoga breathing techniques¿ heart rate variability: characterization project for health non-clinical intervention and personal use. In José Rodrigues, Rui Matos, Miguel Jacinto, Filipe Rodrigues (Ed.), Book of abstracts RESEARCH TRENDS IN QUALITY OF LIFE (pp. 112-112), Higher School of Education and Social Sciences of the Polytechnic Institute of Leiria.
Netter, F. H. (2019). Atlas de Anatomia Humana (7ª ed.). Elsevier.
Neuman, D.A. & Año, P.S. (2022). Cinesiología del Sistema Musculoesquelético: Fundamentos para la rehabilitación. Editorial Medica Panamericana.
Seely R., Stephens T. & Tate P. (2016). Anatomia e fisiologia (10ª ed.). Lusociência.
Souchard, P.E., Meli, O., Sgamma, D. & Pillastrini, P. (2022). Reeducación postural global (MEDICINA Y SALUD). Edra.
Waugh, A. & Grant, A. (2021). Ross & Wilson Anatomia e Fisiologia (11ªed). Climepsi Editores.