Código: | MESMO106 | Sigla: | ESMO II | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMO | 18 | Despacho n.º 5588/2023 | 1º | 12,5 | 123 | 350 |
Ensino Teórico: | 26,17 |
Teórico-Práticas: | 30,33 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 39,00 |
Seminários: | 3,33 |
Orientação Tutorial: | 5,17 |
Capacidade de aquisição, compreensão e síntese de conhecimentos interdisciplinares que permitem a prestação de cuidados
especializados em enfermagem de saúde materna e obstétrica à mulher/casal/família durante o parto, puerpério e ao recém-nascidoCuidar da mulher/casal/família no parto
Fisiologia do trabalho de parto e parto
Anatomia e estática fetal
Observação física, exame obstétrico
Parto normal: sinais, sintomas e progressão
Avaliação do bem-estar materno-fetal
Mecanismo e técnica do parto, correção cirúrgica do períneo
Dor e trabalho de parto: medidas farmacológicas e não farmacológicas
Avaliação e cuidados i(mediatos) ao RN
Vinculação precoce e aleitamento materno
Práticas obstétricas segundo a OMS
Parto com complicações/emergências obstétricas
Parto distócico
Cuidar da mulher/casal/família e RN no puerpério e período neonatal
Puerpério: conceito e caraterísticas
Satisfação das necessidades da puérpera e pós-parto cirúrgico
Complicações no pós-parto
Adaptação do RN à vida extrauterina
Crescimento, desenvolvimento e competências do RN
Cuidados ao RN e medidas de apoio e suporte ao aleitamento materno
Promoção e prevenção da doença no RN
RN de risco
Luto fetal/neonatal
A organização dos conteúdos programáticos, contemplam um corpo de conhecimentos específicos que permite aos mestrandos desenvolver competências instrumentais, interpessoais e sistémicas e as específicas regulamentadas pela Ordem dos Enfermeiros para a prestação de cuidados especializados à mulher/casal/família e RN durante o trabalho de parto/parto e puerpério valorizando-se a perspetiva interdisciplinar como a Fisiopatologia Obstétrica Ginecológica e Neonatal, Promoção da Saúde, Enfermagem Avançada, entre outras, na abordagem dos diferentes aspetos. Promove-se a análise, reflexão e discussão de situações e a fundamentação da tomada de decisão no processo de cuidados em contexto de simulação.
Preconiza-se uma metodologia ativa em que as estratégias pedagógicas favoreçam o trabalho autónomo (individual e de grupo) tendo subjacente que o processo de aprendizagem se centra no mestrando. A metodologia expositiva interativa (T), o recurso a pesquisa orientada (OT) com leitura, análise e discussão de documentos e trabalho de grupo (TP) culmina numa apresentação em seminário (S). Além disto, são utilizadas estratégias como a simulação e o treino em laboratório (PL) visando contribuir para a resolução de situações clínicas novas e complexas bem como o pensamento crítico e a reflexão pessoal/profissional. Os recursos são os laboratórios de práticas (LP), como o LP na comunidade que permite simular a visita domiciliária, o simulador de alta-definição e os diversos modelos anatómicos e materiais obstétricos de acordo com as situações clínicas. A avaliação final resulta da média aritmética de 1 teste escrito individual (50%) 1 trabalho de grupo (25%) e das PL (25%).
Numa lógica do mestrando ser a centralidade do processo aprendizagem recorre-se a estratégias e metodologias ativas para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem de saúde materna e obstétrica. É fundamental que o mestrando desempenhe um papel ativo na autoformação e construa uma base sólida de saberes e habilidades. Com recurso a diferentes estratégias como sessões letivas expositivas e demonstrativas, a análise e reflexão de situações da prática profissional e trabalhos de grupo (4/5 grupos), permitem no seu todo, o mestrando atingir os objetivos previstos para esta unidade curricular. Por outro lado, a utilização de simuladores (alta e baixa fidelidade) em práticas, possibilita ao mestrando desenvolver capacidade de análise critica, experienciar as tomadas de decisão na prestação de cuidados específicos em enfermagem de saúde materna e obstétrica e promove a translação de competências para contextos reais de cuidados.
Dias, H. (2020). Cuidados de enfermagem na recuperação do parto. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa ¿ Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto, (pp. 47-50). Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém. https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/web_gessi_docs.download_file?p_name=F482491085/GUIA-GRAVIDEZ-ATIVA-2020.pdf
Reis,T.A. & Almeida, L.P. (2021). Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. (2ªed.). Guanabara Koogan.
Ricci, S. S. (2019). Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher. (4ªed.) Guanabara Koogan.
Santiago, C. (2020). A perspetiva da mulher migrante sobre o processo de interação com os enfermeiros durante a gravidez ao pós-parto. [Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/48517
Sequeira, A., Pousa, O. & Amaral, F. C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em saúde Materna e Obstétrica. Lidel Enfermagem