Código: | MESMP01 | Sigla: | EA-E | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMP | 12 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 6 | 60 | 150 |
Ensino Teórico: | 36,00 |
Teórico-Práticas: | 12,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Criticar os modelos de enfermagem e escolas de pensamento com base nas conceções teóricas e filosóficas
Analisar a prática baseada na evidência e outras formas de prática em enfermagem
Diferenciar a natureza da ação de enfermagem face a outras profissões
Refletir criticamente sobre casos clínicos, partindo da conceção de enfermagem, mobilizando as suas taxonomias e sistemas de informação
Desenvolver competências éticas e deontológicas para a tomada de decisão, com vista à conceção, planeamento, intervenção e avaliação adequados em contextos de cuidados de saúde
Construção e padrões do conhecimento em enfermagem
Escolas de pensamento
Metaparadigma de enfermagem
Teorias de pequeno e médio alcance e modelos
Enfermagem disciplina e profissão
Enfermagem avançada e prática baseada na evidência
Natureza da ação de enfermagem e metacompetência
Da multiculturalidade à interculturalidade em enfermagem
Translação do conhecimento
Taxonomias e sistemas de informação em enfermagem
Enfermagem e o direito
Fundamentos, princípios e processo de tomada de decisão ética
Código deontológico do enfermeiro
Responsabilidade profissional
Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver uma perspetiva de enfermagem baseada na evidência científica. A partir da abordagem das teorias de enfermagem e do desenvolvimento da profissão, aprofunda- se uma perspetiva de enfermagem avançada, com mobilização da natureza da ação e da metacompetência, como instrumentos de reflexão sobre a prática e na prática. A enfermagem é uma intervenção complexa que recorre a taxonomias e a sistemas de informação para desenvolver uma abordagem centrada nas pessoas, famílias e comunidades. Constitui-se num domínio de intervenção caracterizado pela utilização de modelos teóricos como suporte à prática baseada na evidência, alicerçada na reflexão em torno das competências profissionais. Os conteúdos abordados visam ainda dar suporte à implementação de estratégias complexas na resolução de problemas e dilemas éticos numa lógica adequada à tomada de decisão ética em enfermagem.
Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas. Descrição e análise reflexiva das práticas e análise de problemas relacionados com a prática. O trabalho autónomo dos mestrandos é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a autoaprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC.
A avaliação assenta no trabalho em grupo (70%) com apresentação e um momento de avaliação individual (30%). O trabalho é suportado em evidências científicas pesquisadas em bases de dados, refletindo pensamento crítico e boas práticas promotoras da aprendizagem.
É necessária uma classificação final individual de 10 valores para obter aprovação.
Com esta unidade curricular pretende-se que os mestrandos desenvolvam a sua capacidade de intervenção caracterizada por um nível mais elevado de saberes numa lógica de resolução de problemas e dilemas éticos. Promove-se que estabeleçam objetivos e formulem opções para a ação, baseados na prática, teoria e investigação, mobilizando as suas experiências. Visa-se o desenvolvimento de uma visão da complexidade da ação de cuidar, fundamentada de forma critica e reflexiva sobre os fenómenos do processo de cuidados. Estimula-se o desenvolvimento pessoal partindo da sistematização das questões da complexidade e da intervenção enquanto profissionais competentes, na lógica da reflexividade sobre a ação com a mobilização de conhecimento especializado. As metodologias que têm por base a leitura e análise de textos, a análise e discussão para a resolução de problemas de casos baseada na prática de enfermagem são consideradas adequadas.
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