Código: | MESMP05 | Sigla: | MMTISM | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMP | 12 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 7 | 70 | 175 |
Ensino Teórico: | 28,67 |
Teórico-Práticas: | 31,17 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecer as teorias do desenvolvimento Humano que permitem conceber e desenvolver intervenções psicoterapêuticas, sócio
terapêuticas, psicossociais, e psicoeducacionais, à pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade.
Aprofundar conhecimentos sobre a legislação Nacional em Saúde Mental, nomeadamente a Rede Nacional de Cuidados Continuados
Integrados em Saúde Mental
Desenvolver competências de coordenação, desenvolvimento e implementação de programas de psicoeducação e treino em saúde
mental.
Demonstrar capacidade para o desenvolvimento de processos psicoterapêuticos e sócio terapêuticos.
Desenvolver capacidades para a definição de projetos em equipa multidisciplinar que visem a reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental contribuindo para a sua máxima autonomia e funcionalidade.
-Teorias de Desenvolvimento Humano
¿ Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas
¿ Modelos E programas de intervenção em saúde mental: (Gestor de caso, Terapeuta de
referência, entre outros)
¿ Intervenção especializada em Saúde Mental:
- Intervenções Psicoterapêuticas
- Intervenções Socioterapêuticas
- Intervenções Psicoeducativas
-Intervenções Psicossociais
¿ Políticas e programas de reabilitação psicossocial
¿ Cuidados continuados integrados de saúde mental
¿ Legislação Nacional em Saúde Mental e Orientações sobre o Tratamento Involuntário
Os conteúdos encontram-se organizados com uma sequência coerente e articulada, numa logica sistémica, que integra conhecimentos
sobre o desenvolvimento humano fundamentais para a adequada implementação de intervenções especializadas em ESMP, essenciais
para a cumprimento dos objetivos da UC.
Porque o enfermeiro especialista em ESMP vai intervir com a pessoa em diferentes etapas do ciclo de vida e a cada uma correspondem
diferentes necessidades de saúde mental torna-se essencial aprofundar conhecimentos sobre modelos, métodos e técnicas de intervenção
que permitam responder de forma adequada às necessidades em saúde mental da pessoa, família, grupos e comunidade.
A integração de conteúdos relativos a modelos e programas de intervenção em saúde mental, políticas e programas de reabilitação
psicossocial em inter-relação com os conteúdos da UC concorrem para a consecução dos objetivos, nomeadamente nos que remetem
para trabalho colaborativo entre os profissionais da equipa de saúde.
A UC desenvolve-se em sessão teóricas com aulas expositivas interativas; teórico-práticas com reflexão critica e exercícios práticos a partir de casos. Mobilizam-se estratégias que promovem a motivação, envolvimento, pensamento crítico e reflexivo.
A componente autónoma será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares como suporte à realização de exercícios práticos que potenciem a integração dos conceitos.
A avaliação integra 1 frequência individual que contribui com 30% para a classificação final e 1 trabalho de grupo com uma componente teórico-prática que representa 70% da classificação final, que se obtém da média ponderada entre a classificação da apresentação 60% e a classificação do trabalho escrito 40%.
O trabalho decorre de um caso e permitirá conceber e desenvolver intervenções psicoterapêuticas, sócio terapêuticas, psicossociais, e psicoeducacionais, à pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade.
As metodologias adotadas, centradas no estudante, serão facilitadoras do desenvolvimento de competências e conducentes aos objetivos apresentados e privilegiam o envolvimento dos estudantes na resolução de situações problema e discussão em grupo, permitindo o trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências relacionais e comunicacionais. Visam garantir a coerência dos conteúdos programáticos em função dos objetivos e da sua relação com a aprendizagem dos estudantes, promovendo nos mesmos a capacidade de integrar conhecimentos a mobilizar nos contextos da prática clínica.
A exposição interativa, a resolução de exercícios, os estudos de caso, o role-play e a gamificação, entre outras estratégias, ao apelarem à inovação e à criatividade contribuem para potenciar o desenvolvimento da aprendizagem, bem como facilitam o reconhecimento das principais intervenções psicoterapêuticas, sócio terapêuticas, psicossociais, e psicoeducacionais, a mobilizar como resposta a problemas concretos. Estas estratégias facilitam a apropriação de conceitos estruturantes para a prestação de cuidados de enfermagem especializados em Saúde Mental e Psiquiátrica, ao mesmo tempo que proporcionam um enriquecimento da aprendizagem pelo estímulo à análise reflexiva individual, em pequenos grupos, no grupo alargado e com o professor, que irá promover a transferibilidade do conhecimento para a especificidade da intervenção do enfermeiro nesta área especifica.
Desenvolver capacidades para a definição de projetos em equipa multidisciplinar que visem a reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental contribuindo para a sua máxima autonomia e funcionalidade
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