• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MESMP07
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica

Código: MESMP07    Sigla: ESMPsi
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 44,17
Teórico-Práticas: 5,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Amadeu Matos Gonçalves   0,67
Maria Teresa Vieira Coelho   2,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Amadeu Matos Gonçalves   0,33
Maria Teresa Vieira Coelho   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Amadeu Matos Gonçalves Responsável
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Integrar o pensamento crítico sobre a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
-Identificar comportamentos psicopatológicos nas diferentes perturbações mentais
-Planear e desenvolver Intervenções de Enfermagem na Promoção/Prevenção/Crise e Reabilitação da pessoa com doença mental
-Conhecer as abordagens terapêuticas ajustadas á pessoa/família/grupos com sintomatologia psiquiátrica
-Identificar fatores influenciadores da Adesão à terapêutica

Conteúdos programáticos

Fundamentos da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
Teorias e os modelos de enfermagem e biopsicossociais como referenciais de base para a prática clínica em Enfermagem de saúde mental psiquiátrica
Técnicas e instrumentos de avaliação
Linguagem classificada e diagnósticos de Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica
Indicadores sensíveis aos cuidados de enfermagem
Padrão documental para a área de enfermagem saúde mental e psiquiátrica
Saúde mental positiva e Literacia em saúde mental
Rede de Cuidados continuados integrados de saúde mental
Diagnósticos de Saúde Mental
Padrões de Qualidade dos cuidados especializados
Etiologia e classificação das doenças mentais
Abordagens terapêuticas
Relação de ajuda Escuta ativa
Estimulação e restruturação cognitiva, Treino de autocontrolo e assertividade
Expressão de sentimentos e mudança comportamental
Aspetos Éticos e Deontológicos em Psiquiatria
Ontologia de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Urgências e Emergências psiquiátricas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são abordados de forma integrada para facilitar o desenvolvimento de competências e subsídios para a compreensão dos conceitos de saúde e doença mental; etiologia, nosologia e psicopatologia e sua relevância na identificação de comportamentos Psicopatológicos nas Diferentes Perturbações Mentais. O conhecimento dos critérios de diagnóstico e a avaliação psiquiátrica dos principais quadros psicopatológicos, é fundamental na decisão da abordagem terapêutica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos são lecionados com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, com recurso à metodologia expositiva e dinâmicas de grupo, com análise de artigos de investigação, debates temáticos e análise de legislação.
A componente autónoma será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares como suporte à realização de exercícios práticos que potenciem a integração dos conceitos.


Avaliação

O processo de avaliação inclui um momento de avaliação individual (frequência) e avaliação do trabalho de grupo sujeito a apresentação/discussão em sala de aula. A cotação da frequência nunca será inferior a 80% e a cotação das outras formas de avaliação nunca será superior a 20%. A avaliação da unidade curricular resultará do somatório da nota da frequência com a valoração do trabalho de grupo. A aprovação global à unidade curricular pressupõe que o estudante tenha obtido uma classificação 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias propostas serão facilitadoras do desenvolvimento de competências na prestação de cuidados, identificação de necessidades, planeamento de intervenções e avaliação adequadas á pessoa com patologia do foro psiquiátrico com base no conhecimento reflexivo, mobilizando os contextos e dinâmicas individual, familiar, de grupo ou comunitário, de forma a manter, melhorar e recuperar a saúde, atingindo desta forma os objetivos propostos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APA. (2013). DSM-V: Manual de diagnóstico e estatísticas das perturbações mentais (4ª ed.). Lisboa: Climepsi
Gonçalves, A.; Sequeira, C.; Chaves, C.; Sampaio. F (2020): Urgências e Emergências Psiquiátricas. In C. Sequeira, F. Sampaio, Enfermagem em saúde Mental: Diagnósticos e Intervenções (pp. 271-276). Lisboa: Lidel.
Gonçalves, A., Ferreira, M., Florentim, R., Sousa, A., Reis, M., & Cabral, L. (2017). Consumo de benzodiazepinas no idoso deprimido. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, espec 5, 7-11
Gonçalves. A, Sequeira, C.(2016): Alterações específicas da linguagem, in C. Sequeira, Comunicação Clinica e Relação de ajuda (pp. 172-176). Lisboa: Lidel.
Sequeira, C. (2006). Introdução à prática clínica: Do diagnóstico à intervenção em enfermagem de saúde mental e psiquiatria (1ª ed.). Coimbra: Quarteto. Sequeira, C.; Sampaio. F (2020). Enfermagem em saúde Mental: Diagnósticos e Intervenções. Lidel.