Código: | MESMP08 | Sigla: | NEURO | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMP | 12 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 6 | 60 | 150 |
Ensino Teórico: | 50,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
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Conhecer a Anatomia, fisiologia e vascularização do sistema nervoso
-Identificar as funções do SNC e a sua relação com o pensamento, o raciocínio e a memória
-Relacionar as perturbações neurológicas com os comportamentos psicopatológicos;
-Reconhecer as principais escalas de avaliação neurológica
Fatores genéticos e neurofisiológicos que afetam a saúde mental
-Funcionamento do Sistema Nervoso
-Perturbações mentais no ciclo de vida da pessoa (segundo classificações internacionais de referência utilizadas na
prática clínica) e as diversas teorias de desenvolvimento psicológico
Exame neurológico
-Exames complementares de diagnóstico
-Escalas de avaliação neurológica
-Fatores genéticos e neurofisiológicos com implicações na doença mental
-Intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações psicopatológicas
Os conteúdos programáticos são abordados de forma integrada para facilitar o desenvolvimento de competências, forrnecendo ao
estudante importantes subsídios para a avaliação neurológica e diagnóstico de perturbações mentais e sua correlação com a psicopatologia.
Os conteúdos são lecionados com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de
base, com recurso à metodologia expositiva e dinâmicas de grupo, com análise de artigos de investigação, debates temáticos
e análise de legislação.
O processo de avaliação inclui um momento de avaliação individual (frequência) e avaliação do trabalho de grupo sujeito a
apresentação/discussão em sala de aula. A cotação da frequência nunca será inferior a 80% e a cotação das outras formas de
avaliação nunca será superior a 20%. A avaliação da unidade curricular resultará do somatório da nota da frequência com a
valoração do trabalho de grupo. A aprovação global à unidade curricular pressupõe que o estudante tenha obtido uma
classificação 10 valores .
As estratégias serão ajustadas ao nível do conhecimento dos estudantes, privilegiando as metodologias ativas, com realização de
trabalhos de grupo proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de trabalho em equipa, competências comunicacionais,
espírito analíticoreflexivo gerador de debates fomentando a competência da aprendizagem colaborativa.
Coffey, C. E., & Cummings, J. L. (Eds.). (2011). Textbook of geriatric neuropsychiatry (3rd ed.). Arlington, VA: American Psychiatric
Publishing. Daroff, R. B., Mazziotta, J. C., Jankovic, J., & Pomeroy, S. L. (2016). Bradley?s neurology in clinical practice (7th ed.).
London: Elsevier.
Ferro, J., & Pimentel, J. (2006). Neurologia: Princípios, diagnóstico e tratamento. Lisboa: Lidel.
Graeff, F. G., & Brandão, M. L. (Ed. lit.). (2014). Neurobiologia dos transtornos mentais. São Paulo: Atheneu. Habib, M. (2000).
Bases neurológicas dos comportamentos. Lisboa: Climepsi.
Mattle, H., & Mumenthaler, M. (2017). Fundamentals of neurology. Stuttgart: Thieme.