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Neuropsicopatologia

Código: MESMP08    Sigla: NEURO
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESMP 12 Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica 6 60 150

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºMESMP

Ensino Teórico: 50,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,00
Teórico-Práticas: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,00
Amadeu Matos Gonçalves   0,53
Sónia Patrícia Teixeira da Silva Alves   1,20
Tânia Sofia Pereira Correia   1,27
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Sónia Patrícia Teixeira da Silva Alves   0,53
Tânia Sofia Pereira Correia   0,47

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Amadeu Matos Gonçalves Responsável
Maria Teresa Vieira Coelho Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a Anatomia, fisiologia e vascularização do sistema nervoso
-Identificar as funções do SNC e a sua relação com o pensamento, o raciocínio e a memória
-Relacionar as perturbações neurológicas com os comportamentos psicopatológicos;
-Reconhecer as principais escalas de avaliação neurológica

Conteúdos programáticos

Fatores genéticos e neurofisiológicos que afetam a saúde mental
-Funcionamento do Sistema Nervoso
-Perturbações mentais no ciclo de vida da pessoa (segundo classificações internacionais de referência utilizadas na
prática clínica) e as diversas teorias de desenvolvimento psicológico
Exame neurológico
-Exames complementares de diagnóstico
-Escalas de avaliação neurológica
-Fatores genéticos e neurofisiológicos com implicações na doença mental
-Intervenções farmacológicas usadas nas diversas situações psicopatológicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são abordados de forma integrada para facilitar o desenvolvimento de competências, forrnecendo ao
estudante importantes subsídios para a avaliação neurológica e diagnóstico de perturbações mentais e sua correlação com a psicopatologia.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os conteúdos são lecionados com base numa abordagem teórica e teórico-empírica, construindo um quadro de referência de
base, com recurso à metodologia expositiva e dinâmicas de grupo, com análise de artigos de investigação, debates temáticos
e análise de legislação.


Avaliação

O processo de avaliação inclui um momento de avaliação individual (frequência) e avaliação do trabalho de grupo sujeito a
apresentação/discussão em sala de aula. A cotação da frequência nunca será inferior a 80% e a cotação das outras formas de
avaliação nunca será superior a 20%. A avaliação da unidade curricular resultará do somatório da nota da frequência com a
valoração do trabalho de grupo. A aprovação global à unidade curricular pressupõe que o estudante tenha obtido uma
classificação  10 valores .

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As estratégias serão ajustadas ao nível do conhecimento dos estudantes, privilegiando as metodologias ativas, com realização de
trabalhos de grupo proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de trabalho em equipa, competências comunicacionais,
espírito analíticoreflexivo gerador de debates fomentando a competência da aprendizagem colaborativa.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Coffey, C. E., & Cummings, J. L. (Eds.). (2011). Textbook of geriatric neuropsychiatry (3rd ed.). Arlington, VA: American Psychiatric
Publishing. Daroff, R. B., Mazziotta, J. C., Jankovic, J., & Pomeroy, S. L. (2016). Bradley?s neurology in clinical practice (7th ed.).
London: Elsevier.
Ferro, J., & Pimentel, J. (2006). Neurologia: Princípios, diagnóstico e tratamento. Lisboa: Lidel.
Graeff, F. G., & Brandão, M. L. (Ed. lit.). (2014). Neurobiologia dos transtornos mentais. São Paulo: Atheneu. Habib, M. (2000).
Bases neurológicas dos comportamentos. Lisboa: Climepsi.
Mattle, H., & Mumenthaler, M. (2017). Fundamentals of neurology. Stuttgart: Thieme.