Código: | MESMP11 | Sigla: | ECAD | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESMP | 4 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 15 | 210 | 420 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais que permitam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à
pessoa e família com comportamentos aditivos e dependências.
Prestar cuidados à pessoa ao longo do ciclo de vida, família, grupos e comunidade com comportamentos aditivos e dependências,
mobilizando os referenciais ético-legais, na otimização da saúde mental.
Intervir ao nível da reabilitação psicossocial da pessoa com comportamentos aditivos e dependências integrada na família, grupos e
comunidade.
Evidenciar capacidade de reflexão na ação e sobre a ação que traduza o papel diferenciador do enfermeiro especialista na equipa
multidisciplinar.
Sustentar a prática clínica em evidência científica, contribuindo para a disseminação de resultados.
Conteúdos abordados nas UC do Curso, nomeadamente:
Enfermagem Avançada e Ética
Desenvolvimento pessoal e comunicação terapêutica
Promoção e Prevenção em Saúde Mental
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Modelos, Métodos e Técnicas de Intervençao em Saúde Mental
Neuropsicopatologia
Como UC de opção o estudante tem a possibilidade de a incluir no seu próprio percurso formativo, podendo aprofundá-la como área de
interesse ou em alinhamento com a sua experiência profissional. Cada estudante constrói e implementa o seu projecto em consonância
com os objetivos de modo a integrar os conhecimentos obtidos ao longo do curso.
Tendo presente os objetivos o estudante irá desenvolver na prática os cuidados à pessoa com comportamentos aditivos e dependências
ao longo do ciclo de vida de forma a manter, melhorar e recuperar a saúde segundo uma metodologia científica e mobilizando os
referenciais ético-legais e deontológicos.
Para a consecução dos objetivos é fundamental que o estudante mobilize os conteúdos das UC antes apresentadas, nomeadamente
técnicas de avaliação, padrões de qualidade dos cuidados especializados em ESMP, determinantes estruturais de saúde mental, como
seja, programas de sensibilização e redução de riscos em comportamentos aditivos e sobre a saúde
Os estudantes desenvolvem as aprendizagens, integrados na equipa de saúde com base nos objetivos propostos para o estágio.
A prestação de cuidados é desenvolvida com a colaboração dos enfermeiros especialistas em ESMP, que em regime tutorial vão orientar
os formandos para práticas sustentadas em guidelines internacionais com papel ativo na sua aprendizagem sendo estimulados à
discussão reflexiva de casos clínicos fundamentada na evidencia científica.
A componente clínica será desenvolvida em contextos da prática em centros especializados de atendimento de doentes com
comportamentos aditivos e dependências.
Preve-se que nas horas de Seminário se efetue partilha e discussão das aprendizagens e experiências vivenciadas pelos estudantes.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de pesquisa bibliográfica e leituras
complementares orientadas pelos docentes, que suportem uma prestação de cuidados baseada na evidência científica e reflexão a partir das experiências concretas de prestação de cuidados com vista ao desenvolvimento do conhecimento de si.
Utilização da plataforma Moodle.
A avaliação é contínua e com base num instrumento de avaliação sustentado no referencial das competências da Ordem dos Enfermeiros
para os cuidados de enfermagem especializados em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.
Avaliação da Unidade curricular: Desempenho na prática clínica - 75%; relatório das atividades desenvolvidas no estágio - 25%.
Sendo os objetivos direcionados para a prática especializada, as metodologias procuram adequar-se aos objetivos mobilizando os
conhecimentos teóricos para a melhoria da qualidade dos cuidados.
Nas estratégias a utilizar no ensino clínico pretende-se que o estudante se envolva ativamente no seu processo de formação. Deste modo o estudante desenvolve a sua aprendizagem em prática clínica sob orientação do tutor e constrói uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, consubstanciada no relatório.
O planeamento do estágio, onde consta: objetivos, orientações metodológicas, instrumento de avaliação, competências a desenvolver,
trabalhos a realizar, Tutores, Unidades de cuidados, entre outros aspetos, é apresentado aos estudantes no início do estágio e
disponibilizado na plataforma Moodle.
André, C., et al. (2020) School intervention: Prevention of alcohol consumption among young people. Revista UIIPS, 8(1) 87-95
Godinho, A., Amendoeira, J., André, C. (2018) Prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 3º. Revista da UIIPS, 6 (2), 69-79
Gonçalves, A., et al. (2017) Influence of internet use on the quality of sleep of university students. In INTED2017 Conference,