Código: | MESMP13 | Sigla: | EPedo | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MESMP | 4 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 15 | 210 | 420 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
-Reconhecer comportamentos psicopatológicos na criança e no adolescente Atuar/intervir junto da criança e adolescente com patologia
mental.
-Envolver a família e a comunidade na recuperação das crianças e adolescentes com patologia mental. -Desmistificar na comunidade
comportamentos psicopatológicos
-Aplicar o conhecimento das Políticas e Projetos de Saúde Mental a nível regional e Nacional Intervir na proteção, promoção da saúde
mental nos diferentes contextos de vida
-Elaborar diagnóstico de ESMP
-Intervir a nível individual, grupal, familiar e comunitário na Gestão de Emoções, Intervenção na Crise, Técnicas de Empowerment,
Relaxamento, Pedagógicas e de Reabilitação Psicossocial
Implementar estratégias de investigação em ESM
-Evidenciar capacidade de reflexão sobre a ação elaborando um portfólio reflexivo.
Os conteúdos estão organizados de forma articulada e coerente com os objetivos definidos, permitindo ao estudante integrar o
pensamento crítico sobre as principais perturbações em psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria), Diagnósticos e
intervenções de enfermagem
A UC visa dotar os estudantes de competências (cognitivas, interpessoais, instrumentais) na área da pedopsiquiatria procurando
concretizar o desenvolvimento de conhecimentos e competências na prática especializada e investigativa, a ser desenvolvida em contexto de trabalho em unidades de psiquiatria da criança e adolescente.
O estudante irá desenvolver a sua aprendizagem na prestação de cuidados de enfermagem diferenciados, integrando uma equipa de
enfermagem/saúde. O estudante realizará o Estágio com base num projeto, apresentado no final um relatório.
O estudante tem a possibilidade de criar o seu próprio percurso formativo, em função das suas áreas de interesse e a sua experiência
prévia. Assim, cada estudante constrói e implementa o seu projeto de estágio em consonância com os objetivos de modo a integrar os
conhecimentos obtidos ao longo do curso.
Tendo presentes os objetivos o estudante irá desenvolver na prática os cuidados de enfermagem aos clientes, de uma forma integral e
segundo uma metodologia científica.
Os conteúdos programáticos constam da realização de atividades em contexto profissional e em situações clinicas de maior complexidade, acompanhados de tutores especialistas na área.
As metodologias propostas serão facilitadoras do desenvolvimento de competências na prestação de cuidados, identificação de
necessidades, planeamento de intervenções e avaliação adequadas á pessoa, com base no conhecimento reflexivo, mobilizando os contextos e dinâmicas individual, familiar, de grupo ou comunitário, de forma a manter, melhorar e recuperar a saúde, atingindo desta forma os objetivos propostos.
Prevê-se a discussão e reflexão sobre a ação e na ação, levando à consolidação da aprendizagem. Contamos com a colaboração dos
enfermeiros especialistas na área, que em regime tutorial procurarão conduzir os formandos para práticas sustentadas em guidelines
internacionais com papel ativo na sua aprendizagem sendo estimulados á discussão reflexiva de casos práticos com recurso á pesquisa científica.
A avaliação é contínua e com base num instrumento de avaliação sustentado no referencial das competências da Ordem para os cuidados de enfermagem especializados em Enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. A avaliação resulta da avaliação contínua dos tutores e professor (75%) e dos trabalhos realizados (25%).
Sendo os objetivos direcionados para a prática especializada, as metodologias procuram adequar-se aos objetivos mobilizando os
conhecimentos teóricos para a melhoria da qualidade dos cuidados.
Nas estratégias a utilizar nos ensinos clínicos pretende-se que os estudantes se envolvam ativamente no seu processo de formação.
Deste modo, em cada ensino clínico, o estudante desenvolve a sua aprendizagem em prática clínica. Sob orientação do tutor, o estudante
constrói uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, consubstanciadas num portefólio e num relatório.
É apresentado aos estudantes o planeamento do estágio, onde consta: Objetivos, orientações metodológicas, instrumento de avaliação, competências a desenvolver, trabalhos a realizar, Tutores, Unidades de cuidados, horários e faltas, entre outros assuntos.
Broering, C. V., & Scherer, A. (2022). Um estudo de caso de Anorexia: desafios e possibilidades na terapia cognitivo-comportamental.
Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 409¿421. https://doi.org/10.22289/2446-922x.v8n1a24
Dias, J. C. B. & Carvalho, J.C. (2017). Enfermagem em Pedopsiquiatria: Especificidades do cuidar. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (17), 65-70. .https://doi.org/10.19131/rpesm.0185
Friedberg, R. D. & McClure, J. M. (2019). A prática clínica da terapia cognitiva com crianças e adolescentes (2ª ed.). Artmed.
Noronha, F. M. F. (2019). Impacto dos transtornos alimentares na adolescência: uma revisão integrativa sobre a anorexia nervosa. Revista Enfermagem Atual In Derme, 87(25). https://doi.org/10.31011/reaid-2019-v.87-n.25-art.201
Rocha, G.A.F., Nogueira, J.A., Pina, N.L.R., Trindade, D.L., Ferrreira, H.A.M., Biasotto, I.B., & Passos, S.R.L. (2020). O papel da terapia cognitivo - comportamental na anorexia nervosa. Revista Brasileira de Terapia Comporta