• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGEST03
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estratégia de Negócios e de Internacionalização

Código: MGEST03    Sigla: ENI
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 36 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-1-1ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Ruben Joaquim Pinto Loureiro - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ruben Joaquim Pinto Loureiro - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1  Desenvolver a capacidade de pensar estrategicamente um negócio e a sua direção de longo prazo;
OA2  Enquadrar o diagnóstico sistemático no processo de tomada de decisão estratégica;
OA3  Abordar diferentes questões de dinâmica estratégica corporativa, com referência aos principais quadros conceptuais e ferramentas de análise;
OA4  Fortalecer a capacidade de análise aplicando ferramentas avançadas de gestão estratégica a estudos de caso internacionais;
OA5  Enquadrar as diferentes perspetivas associadas à internacionalização dos negócios, refletindo sobre as oportunidades e desafios inerentes;
OA6 Desenvolver uma perspetiva alargada sobre a posição estratégica, as escolhas estratégicas e a execução da estratégia;
OA7  Conferir mais robustez à capacidade de aprendizagem independente dos estudantes, de pensamento crítico e de análise, através da aplicação de teorias e estruturas avançadas para estudos de caso selecionados.

Conteúdos programáticos

CP1  Conceitos chave de estratégia (re)visitados
CP2  O processo estratégico
CP3  Posição estratégica
CP4  Integração vertical
CP5  Diversificação
CP6  Internacionalização de negócios
CP6.1  Fatores preliminares e alavancas para a internacionalização
CP6.2  Seleção de mercados
CP6.3  Modos de abordagem e de estabelecimento nos mercados externos
CP6.4  O processo de internacionalização. Modelo de Uppsala versus outras abordagens (Born Globals; Teoria das redes).
CP6.5  Configuração da estratégia de internacionalização
CP7  Desenvolvimento empresarial
CP8  Execução da estratégia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos são estruturados por capítulos nos quais se parte de uma análise do geral para o particular, incorporando os conceitos fundamentais de estratégia, passando pelo processo estratégico como base de análise. Segue-se uma abordagem às diversas estratégias de âmbito corporativo, com especial destaque para as estratégias de internacionalização, bem como os principais instrumentos indispensáveis na análise de diagnóstico estratégico, por forma a concretizar os objetivos propostos da unidade curricular. Transversalmente, adotando uma abordagem que se pretende holística da estratégia, visa-se contribuir para uma dinâmica de análise integrada na resolução de problemas complexos da estratégia de negócios.
OA1  CP1 e CP2
OA2  CP2 e CP3
OA3  CP4, CP5, CP6, CP7
OA4  CP6
OA5  CP6
OA6  CP7 e CP8
OA7  CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

M1  método expositivo (para a componente teórica)
M2  método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3  método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4  método ativo (para trabalhos individuais e de grupo)
M5  auto-estudo (relacionado com o trabalho autónomo do aluno)
As HC à distância (síncronas) ocorrerão em dois momentos: 1) Desenvolvimento de conceitos e demonstração (combinação de M1 e M2) e 2) Acompanhamento dos trabalhos a desenvolver em grupo (M4 e M5).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular visa a tipologia de aulas expositivas e demonstrativas para a introdução de conceitos e de uma linguagem fundamental na estratégia empresarial, em linha com o OA1, acrescendo a metodologia participativa para uma maior dinâmica na exploração das diversas técnicas e ferramentas de análise estratégica em diferentes contextos, compreendida nos OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. Desta forma, sempre que possível, serão mencionados exemplos de organizações reais, quer de âmbito nacional, quer internacional, de forma a permitir ilustrar os tópicos lecionados. A análise casos, enquanto tarefa a desenvolver em grupo, permite adquirir uma visão global sobre a estratégia de uma organização e sobre enquadramento contextual e transacional e abordagem competitiva, assim como a identificação da estratégia implementada e sua monitorização. A avaliação da concretização destes objetivos será mediante trabalhos a realizar em grupo (A1 e A2)
Enquanto objetivo transversal, OA7, implica a abordagem de estudo ativo (M4) e auto-estudo (M5), importante para todos os itens de avaliação, quer individual, quer em grupo.  
OA1  M1 e M2 (A1)
OA2  M1, M2 e M3 (A1 e A2)
OA3  M1, M2 e M3 (A1 e A2)
OA4  M1, M2 e M3 (A1, A2 e A3)
OA5  M1, M2 e M3 (A2 e A3)
OA6  M2 e M3 (A2 e A3)
OA7  M4 e M5 (A1, A2 e A3)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardeal, N. (2019). Pensamento Estratégico - Antecipar as ondas do futuro. 3.ª Edição. Editora UC.
De Wit, B. (2020). Strategy: An International Perspective. 7th Edition. Cengage.
Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
Grant, R. (2021). Contemporary Strategy Analysis. 11th Edition. Wiley.
Johnson, G; Whittington, R; Scholes, K.; Angwin, D.; Regner, P. (2020). Exploring Strategy, Text and Cases, 12th ed., Pearson.