• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGEST06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Metodologias de Investigação

Código: MGEST06    Sigla: MI
Área Científica: Gestão, Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 35 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-1-1ED

Teórico-Práticas: 33,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Albérico Rosário - ESGT   1,00
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável
Albérico Rosário - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Compreender o processo de investigação;
OA2. Equacionar problemas teóricos relevantes, formulando questões e objetivos decorrentes do exercício da investigação;
OA3. Aprofundar competências ao nível da pesquisa bibliográfica;
OA4. Identificar a metodologia de investigação adequada para dar resposta ao problema formulado;
OA5. Formular a estratégia adequada de recolha de dados;
OA6. Compreender a importância da correta referenciação bibliográfica;
OA7. Discutir o conceito de ética no contexto de investigação.

Conteúdos programáticos

CP1. O processo de investigação;
CP2. Pesquisa, armazenamento e processamento de fontes de informação;
CP3. Revisão de literatura e enquadramento teórico;
CP4. Metodologias e desenhos de investigação;
CP5. Métodos e técnicas de recolha de dados;
CP6. Representação gráfica, interpretação e discussão de resultados;
CP7. Normas de referenciação bibliográfica e informação;
CP8. Ética no contexto de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-prático (TP), explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: o ponto CP1 visa alcançar o OA1 e OA2, os pontos CP2 e CP3 visam alcançar os OA2 e OA3, o ponto CP4 visa alcançar o OA4, os pontos CP4, CP5 e CP6, visam alcançar o OA5, o ponto CP7, visa alcançar o OA6, os CP7 e CP8 visam alcançar o OA7.
OA1 e OA2 - CP1
OA2 e OA3 - CP2 e CP3
OA 4 - CP4
OA5 - CP4, CP5 e CP6
OA6 - CP6
OA7 - CP7 e CP8

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teórico (T) presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1. método expositivo (para a componente teórica)
M2. método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3. método participativo (envolver os alunos na discussão de exercícios, estudos de caso e trabalhos de grupo, com vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4. método ativo (para trabalhos individuais e de grupo)
As aulas a distância síncronas serão asseguradas através da plataforma Zoom fazendo uso de ferramentas úteis ao design thinking (eg Miro Board).
Avaliação: Projeto de investigação individual, com a seguinte valorização:
A1. Trabalhos escrito = 50%
A2. Apresentação oral = 50%
O estudante fica aprovado se obtiver uma classificação final global não inferior a 10 valores e se em nenhum dos momentos de avaliação obtiver classificação inferior a 8 valores. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução do OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA2 é coerente com M1 e M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA3 coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA4 coerente com M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA5 coerente com M3 sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA6 coerente com M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA7 coerente com M3 sendo a respetiva consecução aferida em A1.

OA1 - M1 (A2);
OA2 - M1 e M2, (A2);
OA3 - M1, M2 e M3 (A2);
OA4 - M2 e M3 (A1);
OA5 - M3 (A1);
OA6 - M2 e M3 (A1);
OA7 - M3 (A1).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bell, J. (2010). Como realizar um projeto de investigação, Lisboa, Gradiva.
Campenhoudt, L.V., Marquet, J. & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em ciências sociais. Lisboa, Gradiva Publicações.
Fortin, M-J. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures, Lusodidacta.
Francis, C. D. & Carhart, E. D. (2022). Evaluating Research: Methodology for People Who Need to Read Research. Sage.
Gray, D. E. (2014). Doing research in the real world. London: Sage.
Haro, F., Cobra, J., Roque, M., Ramos, M., Carvalho, P., & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais, Pactor.
Kathrynn, A. A. & McGuire, E. K. (2022). Research Methods, Statistics, and Applications, Sage.
Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners. London: Sage.
Ranjit, K. (2019). Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. Sage.
Rubin, R., Rubin, A. & Haridakis, P. (2010). Communication Research: Strategies and Sources (7ª Ed.). Boston, Wadworth Cengage Learning.

Observações

Esta unidade curricular com 5 ECTs pretende fornecer competências de investigação. Com analise de problemas teóricos relevantes, formulando questões e objetivos decorrentes do exercício da investigação em Gestão e em Marketing. Com a utilização da metodologia de investigação adequada para dar resposta ao problema formulado no Projeto de investigação. Pretende-se, fundamentalmente, que os estudantes adquiram competências que permita a elaboração de um relatório do Projeto Investigação padrão, em Gestão e, Sustentabilidade e, Marketing e Digital Business & Analytics.