Código: | MGEST06 | Sigla: | MI | |
Área Científica: | Gestão, Marketing |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGEST | 35 | Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 33,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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OA1. Compreender o processo de investigação;
OA2. Equacionar problemas teóricos relevantes, formulando questões e objetivos decorrentes do exercício da investigação;
OA3. Aprofundar competências ao nível da pesquisa bibliográfica;
OA4. Identificar a metodologia de investigação adequada para dar resposta ao problema formulado;
OA5. Formular a estratégia adequada de recolha de dados;
OA6. Compreender a importância da correta referenciação bibliográfica;
OA7. Discutir o conceito de ética no contexto de investigação.
CP1. O processo de investigação;
CP2. Pesquisa, armazenamento e processamento de fontes de informação;
CP3. Revisão de literatura e enquadramento teórico;
CP4. Metodologias e desenhos de investigação;
CP5. Métodos e técnicas de recolha de dados;
CP6. Representação gráfica, interpretação e discussão de resultados;
CP7. Normas de referenciação bibliográfica e informação;
CP8. Ética no contexto de investigação.
Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-prático (TP), explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: o ponto CP1 visa alcançar o OA1 e OA2, os pontos CP2 e CP3 visam alcançar os OA2 e OA3, o ponto CP4 visa alcançar o OA4, os pontos CP4, CP5 e CP6, visam alcançar o OA5, o ponto CP7, visa alcançar o OA6, os CP7 e CP8 visam alcançar o OA7.
OA1 e OA2 - CP1
OA2 e OA3 - CP2 e CP3
OA 4 - CP4
OA5 - CP4, CP5 e CP6
OA6 - CP6
OA7 - CP7 e CP8
A prossecução do OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA2 é coerente com M1 e M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA3 coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A2; a prossecução do OA4 coerente com M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA5 coerente com M3 sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA6 coerente com M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1; a prossecução do OA7 coerente com M3 sendo a respetiva consecução aferida em A1.
OA1 - M1 (A2);
OA2 - M1 e M2, (A2);
OA3 - M1, M2 e M3 (A2);
OA4 - M2 e M3 (A1);
OA5 - M3 (A1);
OA6 - M2 e M3 (A1);
OA7 - M3 (A1).
Bell, J. (2010). Como realizar um projeto de investigação, Lisboa, Gradiva.
Campenhoudt, L.V., Marquet, J. & Quivy, R. (2019). Manual de Investigação em ciências sociais. Lisboa, Gradiva Publicações.
Fortin, M-J. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures, Lusodidacta.
Francis, C. D. & Carhart, E. D. (2022). Evaluating Research: Methodology for People Who Need to Read Research. Sage.
Gray, D. E. (2014). Doing research in the real world. London: Sage.
Haro, F., Cobra, J., Roque, M., Ramos, M., Carvalho, P., & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais, Pactor.
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Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners. London: Sage.
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Rubin, R., Rubin, A. & Haridakis, P. (2010). Communication Research: Strategies and Sources (7ª Ed.). Boston, Wadworth Cengage Learning.
Esta unidade curricular com 5 ECTs pretende fornecer competências de investigação. Com analise de problemas teóricos relevantes, formulando questões e objetivos decorrentes do exercício da investigação em Gestão e em Marketing. Com a utilização da metodologia de investigação adequada para dar resposta ao problema formulado no Projeto de investigação. Pretende-se, fundamentalmente, que os estudantes adquiram competências que permita a elaboração de um relatório do Projeto Investigação padrão, em Gestão e, Sustentabilidade e, Marketing e Digital Business & Analytics.