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Sustentabilidade e Responsabilidade Social das Empresas

Código: MGEST11    Sigla: SRSE
Área Científica: Economia, Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 9 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-GS-1ED

Teórico-Práticas: 30,42

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Isabel Cristina Duarte de Almeida - ESGT   1,00
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Discutir e apresentar as diversas formas de causalidade entre sustentabilidade e ambiente.
OA2. Disponibilizar competências e instrumentos de análise económica que permitam analisar o ambiente e a energia.
OA3. Discutir os conceitos e os modelos de RSE, bem como a importância da RSE no contexto empresarial contemporâneo.
OA4. Fornecer as competências e as ferramentas necessárias para a implementação de uma estratégia integrada de responsabilidade social, transversal a toda a empresa.

Conteúdos programáticos

CP1. SUSTENTABILIDADE
CP1.1 O ambiente na esfera da economia e gestão
CP 1.2 O conceito de Sustentabilidade na ótica da economia, energia e ambiente
CP 1.3 A curva ambiental de Kuznets


CP2. RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS (RSE)
CP2.1. Pensar a RSE
CP2.2. Abordagens de RSE e a sua implementação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os CP1.1 e CP1.2 permitem a compreensão da sustentabilidade, do ambiente e energia na perspetiva económica. Assim são apresentados e discutidos os principais instrumentos de análise nesta matéria. Como se depreende, os CP1.1 e CP1.2 permitem alcançar os OA1.
Os CP1.3. visam habilitar os estudantes de ferramentas (modelos económicos e explicativos) que avaliam a curva ambiental de Kuznets nas mais diversas relações de causalidade. Assim, os CP1.3 alcançam os OA2.
Os CP2.1 visam apresentar a relevância da RSE no mundo contemporâneo, dando a conhecer a evolução do tema e os principais modelos de RSE. Assim, os CP2.1 permitem alcançar os OA3.
Os CP2.2 visam dotar os estudantes de ferramentas para a implementação da RSE de modo estratégico no seio das organizações. Dá-se especial atenção à importância aos diferentes frameworks e normas de RSE. Assim, os CP2.2 permitem alcançar os OA4.
OA1 : CP1.1. e CP1.2.
OA2 : CP1.3
OA3 : CP2.1
OA4 : CP2.2. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas serão teórico-práticas, com a exposição dos conceitos, teorias fundamentais e ferramentas sobre sustentabilidade e responsabilidade social das empresas, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo, de vídeos e trabalhos elaborados pelos estudantes. 


A1 . Trabalho individual ou de grupo sobre Sustentabilidade : 50%;
A2 . Trabalho individual ou de grupo sobre RSE : 50%.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para atuarem a refletirem criticamente sobre a sustentabilidade (OA1, OA2) e a responsabilidade social das empresas (OA3, OA4).
A apresentação de exemplos práticos, textos e resolução de exercícios (M2), bem como a discussão sobre os exercícios, e a análise crítica de casos (M3), relacionados com a sustentabilidade (OA1, OA2) e a responsabilidade social das empresas (OA3, OA4), permitirão aos estudantes desenvolver competências que lhes permitam colocar em prática, no contexto empresarial, os conhecimentos adquiridos.
A pesquisa e realização de dois trabalhos temáticos (M4) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico e do processo de tomada de decisão informada sobre os temas da sustentabilidade (OA1, OA2) e RSE (OA3, OA4).
Os OA1 e OA2 serão avaliados através de A1 (trabalho individual ou de grupo sobre Sustentabilidade) e os OA3 e OA4 serão avaliados através de A2 (trabalho individual ou de grupo sobre RSE).
Em síntese:
OA1 : M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA2 : M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA3 : M1, M2, M3 e M4 (A2)
OA4 : M1, M2, M3 e M4 (A2)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Balsalobre-Lorente, D., Driha, O. & Shahbaz, M. (Eds.) (2021). Strategies in Sustainable Tourism, Economic Growth and Clean Energy. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-59675-0
Carroll, A. & Brown (2023). Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management (11th Ed.). Cengage Learning.
Hanley, N., Shogren, J. & White, B., (2019). Introduction to Environmental Economics (3rd Ed.). Oxford Univ. Press.
Haski-Leventhal, D. (2022). Strategic Corporate Social Responsibility: A Holistic Approach to Responsible and Sustainable Business (2nd Ed.). Sage.
Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N., Gonçalves, H., & Cardoso, C. C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. RH Editora.
Shahbaz. M., Balsalobre-Lorente, D. (Eds.) (2020). Econometrics of Green Energy Handbook: Economic and Technological Development. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-46847-7
Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK).