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Digital Branding

Código: MGEST16    Sigla: DB
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MGEST16&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2023
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 15 Mestrado em Gestão 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-DBA-1ED

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Silva Gomes - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Compreender a importância do Branding (construção da marca);
OA2 - Perceber o verdadeiro significado do Digital Branding;
OA3 - Compreender a importância de conhecer o consumidor quando desenvolvemos a estratégia de Digital Branding;
OA4 - Perceber que a marca deve desenvolver uma comunicação para os meios digitais alinhada com a sua identidade;
OA5 - Desenvolver um design adequado ao Branding, produto e consumidor;
OA6 - Conhecer procedimentos de ativação da marca.

Conteúdos programáticos

CP1 - Brand;
CP2 - Branding;
CP3 - Digital Branding;
CP4 - Brand Equity;
CP5 - A jornada do consumidor/utilizador;
CP6 - Integração dos novos meios digitais na estratégia de Branding;
CP7 - A ativação digital da marca

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Evidenciando como, num contexto de mudança, os sociais media adquiriram uma importância preponderante para as empresas, e, consequentemente no seu branding possibilitando a soma de todas as novas experiências online, importa desenvolver competências que permitam aos estudantes desempenharem de forma efetiva a gestão do digital branding.

Assim, os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teóricas e teóricas-práticas, explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1, CP2 e CP3 visam alcançar o OA1 e o OA2; os pontos CP3, CP4 e CP5 correspondem ao OA3 e OA4; os pontos CP5, CP6 e CP7 dirigem-se à concretização dos objetivos OA5 e OA6.

OA1: CP1 & CP2
OA2: CP1, CP2 & CP3
OA3: CP3, CP4 & CP5
OA4: CP3, CP4 & CP5
OA5: CP5 & CP6
OA6: CP5, CP6 e CP7

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

M1 - método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais)
M2 - método demonstrativo (apresentando casos práticos reais)
M3 - método participativo (envolver os alunos na realização de casos de estudo, na apresentação de vídeos, com vista à integração e consolidação de conhecimentos);
M4 - método ativo (realização de trabalhos individuais e de grupo)

Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

M2 - método demonstrativo; 
M3 - método participativo; 
M4 - método ativo. 




A1 - Exercícios Individuais: 20%

A2 - Trabalho em Grupo: 30%

A3 - Teste: 50%

A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,5 valores na componente A3.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição:

OA1 - M1, M2& M3 (A1)
OA2 - M1, M2 & M3 (A1)
OA3 - M1, M2 & M3 (A1)
OA4 - M3 & M4 (A2)
OA5 - M3 & M4 (A2)
OA6 - M3 & M4 (A2)


A prossecução dos OA1, OA2 e OA3 é coerente com M1, M2 e M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA4 e OA5 e OA6 é coerente com M4, sendo a respetiva consecução aferida em A2.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

De Oliveira, C. (2019). Brand Management na era digital e humana, Ed. Prime Books, Lisboa.
Godin, S. (2021). O Processo Criativo, Ed. Ideias de Ler.
Hanlon, A. (2019). Digital marketing: strategic planning & integration. Sage.
Rowles, D. (2018). Digital branding: a complete step-by-step guide to strategy, tactics and measurement, Ed. Kogan Page, Londres.
Kotler, P., Setiawan, I, & Kartajaya, H. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para humanidade, Edições Almedina.