Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1 - Estudar de forma pormenorizada as diferentes fases de um processo do planeamento de Marketing para as Redes Sociais
OA2 - Definir e caracterizar o Social Media Marketing.
OA3 - Caracterizar o Social Media Marketing.
OA4 - Identificar Metodologias de Análise e Elaboração de campanhas em Marketing para as Redes Sociais.
OA5- Capacitar os alunos para a elaboração de campanhas/projetos no Marketing para as Redes Sociais.
Conteúdos programáticos
CP1 - Introdução ao Planeamento de Marketing para as Redes Sociais
CP2 - Estrutura para a Elaboração de um Plano de Marketing
CP3 - Estratégia e Planeamento de Marketing para as Redes Sociais
CP4 - Dos 4 aos 7 P¿s do Marketing
CP5 - Evolução histórica do Social Media Marketing
CP6 - Teoria da Motivação de Maslow no entendimento das Audiências e Teoria da Mudança Planeada
CP7 - Pilares da estratégia de Social Media Marketing
CP8 - Metodologias de análise de contexto interno e externo (SWOT, PEST)
CP9 - Definições e características de Media Sociais e Redes Sociais
CP10 - Metodologias de análise, desenvolvimento (ACCESS) e avaliação campanhas Social Media Marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
OA1 - CP1 e CP2 - Proporcionar os conhecimentos básicos na área de marketing, inserindo-o na prática da gestão e distinguindo as suas funções de análise, de decisão estratégica e de ação operacional;
OA2 - CP1 e CP2 Introdução ao planeamento de marketing;
OA3 - CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 e CP9 - Reconhecer a importância do plano de marketing como suporte e instrumento fundamental para a implementação da estratégia de uma empresa/organização
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas presenciais, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
Nas aulas à distância síncronas, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 - Método expositivo
M2 - Método demonstrativo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
OA1 - M1 e M2 (A1) - Participação dos Alunos nos exercícios e questões colocadas ao longo da unidade curricular.
OA2 - M1 e M2 (A1) - Apresentação dos trabalhos.
OA3 - M3 e M4 (A1 e A2) - Resultados da avaliação final.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Afonso, C., & Alvarez, S. (2020). Ser Digital: Como Criar uma Presença Online Marcante. Casa das Letras. Dias, P., & Botelho, I. (2020). Smarketing ¿ Como o mobile marketing está a mudar Portugal. Edições Sílabo.
Fialho, J. (2020). Redes Sociais - Como Compreendê-las? Edições Silabo.
Gabriel, M., & Kiso, R. (2020). Marketing na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias (2a ed.). Atlas. Holloman, C. (2014). MBA Social Media ROI: como medir e melhorar seu retorno sobre o investimento. John Wiley & Sons.
Kotler, P. (2017). Marketing 4.0. Actual Editora.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia Para a Humanidade. Actual Editora.
Macarthy, A. (2021). 500 Dicas de Marketing nas Redes Sociais. Editorial Presença.
Silva, R. (2022). Pensa Digital, Mas Não Compliques. Oficina do Livro.