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Metodologias Ágeis

Código: MGEST25    Sigla: MA
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 15 Mestrado em Gestão 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-DBA-1ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Frederico Cipriano Batista - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1. Compreender o enquadramento, relevância e contexto histórico das metodologias ágeis.
OA2. Compreender o que é um produto digital e as suas fases da descoberta ao lançamento.
OA3. Desenvolver capacidades para gerir o produto desde a descoberta ao lançamento.
OA4. Utilizar ferramentas e frameworks ágeis de descoberta e validação de produto, conduzir entrevistas com utilizadores e prototipagem de produto.
OA5. Aprender o que compõe uma equipa ágil de produto, quais os diferentes papéis envolvidos, os seus objetivos e dinâmicas.
OA6. Aprender a usar as metodologias Scrum e Kanban, os seus contextos, conceitos, atividades, artefactos e eventos.
OA7. Definir critérios de aceitação e métricas de produto: foco, lealdade, usabilidade, funcionais, alinhamento e funil de adoção.
OA8. Compreender a utilidade e aprender a definir e priorizar um roadmap de produto.
OA9. Delinear uma estratégia de Go-to-market baseada em crescimento liderado por produto.

Conteúdos programáticos

CP1. Da Descoberta ao Lançamento do Produto Digital
CP1.1. Enquadramento: Porque são as Metodologias Ágeis atualmente necessárias?

CP2. Descoberta e Design de Produto
CP2.1. Equipas ágeis: composição, papéis, capacidades, âmbito e foco
CP2.2. Criação e validação de hipóteses, Product-Market Fit e Produto Mínimo Viável
CP2.2.1. Árvore de Soluções e Oportunidades e Tela de Proposta de Valor
CP2.2.2. Entrevistas com utilizadores
CP2.2.3. Design Sprint
CP2.2.4. Prototipagem

CP3. Desenvolvimento e Entrega de Produto
CP3.1. Manifesto Agile, Agile vs Cascata
CP3.2. Metodologias de Desenvolvimento Ágil: Scrum e Kanban. Processos, papéis, artefactos e eventos
CP3.3. Ciclos de entrega: sprints, medindo o impacto e retrospetiva
CP3.4. Estratégia Go-to-market
CP3.5. Do crescimento liderado por vendas ao liderado pelo produto

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O panorama atual de produtos digitais move-se a um ritmo sem precedentes e com alta incerteza, exigindo aos profissionais um mindset de aprendizagem e adaptação constantes. As metodologias ágeis respondem a estas necessidades e desafiam metodologias antigas que não são adequadas a um mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. O CP1 e CP3 irão permitir alcançar os OA1 e OA2.
Um produto digital não é apenas acerca de
construir bem o produto, mas também de construir o produto certo. Isto significa que os objetivos de negócio são atingidos através de produtos que os clientes adoram utilizar. Isto é atingido pelo OA3 através dos CP2 e CP3.
Construir o produto certo é acerca de descoberta, design e uma definição inicial da equipa de produto adequada. Assim, o CP2 atinge os OA4 e OA5.
Construir bem o produto leva a equipa pela definição de um roadmap de produto e desenvolver e entrega-lo com metodologias ágeis. O CP3 cobre os OA6, OA7, OA8 e OA9.

OA1, OA2 - CP1, CP2, CP3
OA3 - CP2, CP3
OA4, OA5 - CP2
OA6, OA7, OA8, OA9 - CP3

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

M1 - Expositivo. Apresentação oral dos conteúdos teóricos.
M2 - Demonstrativo. Utilização e aplicação de frameworks e metodologias.
M3 - Participativo. Apresentação de casos de estudo.
M4 - Ativo. Desenvolvimento dos entregáveis do projeto.

As aulas presenciais teórico-práticas serão utilizadas para a exposição de conteúdos teóricos, apresentação e demonstração de ferramentas e metodologias, análise de casos de estudo e desenvolvimento do projeto de grupo. M1, M2, M3, M4
As aulas síncronas à distância serão de exposição de conteúdos teóricos, discussão de casos de estudo e atividades de grupo. M1, M3, M4

Os alunos formam grupos para criar/melhorar um produto seguindo as metodologias e utilizando as ferramentas expostas ao longo das aulas. Existirão apresentações contínuas para avaliar a evolução do projeto e no final uma apresentação e discussão em conjunto.
Cada aluno irá fazer 2 quizzes para avaliar conteúdos teóricos.

A1. Trabalho de projeto em grupo. 70%
A2. Quizzes. 25%
A3. Participação. 5%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A exposição dos conteúdos teóricos (M1) será necessária a quase todos os objetivos (OA1, OA2, OA4 - OA9) para introduzir e desenvolver os conhecimentos fundamentais de cada matéria. Esta exposição introdutória permitirá aos alunos desenvolver uma visão crítica sobre a aplicação das metodologias e frameworks apresentadas.
O método demonstrativo (M2) será utilizado principalmente para concretizar as metodologias e frameworks (OA3, OA4, OA6, OA7, OA8 e OA9) que os alunos deverão utilizar no desenvolvimento do projeto de grupo.
Serão analisados e discutidos estudos de caso por parte dos alunos, assim como outros casos serão apresentados por convidados externos (M3) para estabelecer uma maior ligação à prática e concretização real dos conteúdos teórico-práticos. A partilha de experiências dos convidados confere uma ancoragem dos conteúdos de índole mais teórica (OA1, OA2 e OA5) a casos concretos e os estudos de caso concretizam os conteúdos práticos (OA3, OA6, OA7, OA8 e OA9).
O desenvolvimento ativo em aula (M5) do trabalho de projeto será crucial ao seu acompanhamento contínuo. Em conjunto com as demonstrações (M3), esta metodologia permite aos alunos aplicarem as metodologias e frameworks expostas (OA4, OA6, OA7, OA8 e OA9) às diferentes fases do produto digital (OA2 e OA3).

OA1 - M1 e M3 (A2)
OA2 - M1, M3 e M4 (A1 e A2)
OA3 - M2, M3 e M4 (A1)
OA4 - M1, M2 e M4 (A1)
OA5 - M1 e M3 (A2)
OA6 - M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA7 - M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA8 - M1, M2, M3 e M4 (A1)
OA9 - M1, M2, M3 e M4 (A1)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Fitzpatrick, R. (2016). The Mom Test: How to talk to customers & learn if your business is a good idea when everyone is lying to you. Robfitz Ltd.
Torres, T. (2021). Continuous Discovery Habits: Discover Products that Create Customer Value and Business Value. Product Talk LLC.
Cagan, M. (2017). Inspired: How to Create Tech Products Customers Love (Silicon Valley Product Group) (2nd ed.). Wiley.
Dutt, R. (2021). Radical Product Thinking: The New Mindset for Innovating Smarter. Berrett-Koehler Publishers.
Vance, A. (2017). Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future (Illustrated). Ecco.
Sutherland, J., & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time (Illustrated). Currency.
Manifesto for Agile Software Development - https://agilemanifesto.org
Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, (2020) Doing Agile Right: Transformation Without Chaos.