• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGEST27
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Transformação Digital das Organizações

Código: MGEST27    Sigla: TDO
Área Científica: Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGEST 15 Despacho n.º 12692/2023, de 12 de dezembro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MG-DBA-1ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Artur Manuel Sancho Marques - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Artur Manuel Sancho Marques - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A digitalização das organizações e as crescentes oportunidades de sensorização das suas competências críticas podem ser uma oportunidade para a introdução de estratégias inteligentes que contribuam para a sustentabilidade do modelo de negócio, assim como para a inovação, para a competitividade global e eficácia da organização. São objetivos de aprendizagem:
OA1 - Compreender o conceito de transformação digital e a sua importância.
OA2 - Identificar os vetores de transição nas organizações.
OA3 - Conhecer as principais tecnologias potenciadoras da transformação digital e as suas principais características.
OA4 - Identificar aplicações das tecnologias potenciadoras em contextos empresariais e organizacionais.
OA5 - Conhecer soluções e serviços tecnológicos da indústria para a transformação digital.
OA6 - Conhecer frameworks/ferramentas relacionadas.
OA7 - Planear e gerir no novo contexto.

Conteúdos programáticos

CP1 - FUNDAMENTOS DA TRANSIÇÃO DIGITAL
CP1.1 - Conceitos, paralelos históricos, elementos principais
CP1.2 - Fatores organizacionais potenciadores e fatores tecnológicos capacitadores
CP1.3 -  Benefícios e Riscos
CP2 - TECNOLOGIAS DE SUPORTE À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
CP2.1 - Tecnologias de ciências de dados e IA:Machine Learning; Big Data Analysis and Analytics
CP2.2 - Tecnologias de automação:RPA; IoT e 5G; Blockchain e Cloud Computing
CP2.3 - Tecnologias de realidade digital:Realidade aumentada; Digital Twins; Metaverse
CP3 - SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
CP3.1 - Adoção e soluções de IA
CP3.2 - IoT; Big Data; Data Analytics; Blockchain; Digital Twins; RPA
CP4 - PROCESSOS E FERRAMENTAS P/ TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
CP4.1 - Frameworks e ferramentas relacionadas
CP4.2 - Planeamento e gestão da transformação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos OA1 e OA2 são alcançados através dos conteúdos de CP1;
Os objetivos OA3 e OA4 são alcançados através dos conteúdos CP2;
Os objetivos OA5 são alcançados através dos conteúdos CP3;
Os objetivos OA6, OA7 são alcançados através dos conteúdos CP4.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O método de avaliação é contínuo e baseia-se na classificação ponderada considerando:
- Um Projeto Final de grupo (P), com peso de 40% 
- Um teste de avaliação (T), com peso de 60%
Cálculo da Nota Final = P*0.4 + T*0.6


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia expositiva (M1) é aplicada para alcançar todos os objetivos da UC, mas em particular O1, O2, O6, O7 e 08 na medida que se encontram estes relacionados com a dotação de conceitos básicos e específicos na problemática da transição para o digital, cujas competências adquiridas serão, em parte, avaliadas através de A2;
O método demonstrativo (M2), seja através exemplos de vídeo, informação oral, textual ou resolução de exercícios práticos, será o método privilegiado para alcançar os objetivos O3, O4 e O5 na medida que envolvem a apresentação, demonstração e aplicação de tecnologias e serviços de suporte à transformação digital. As competências adquiridas serão, em parte, avaliadas através de A2.
O método participativo (M3) será utilizado para garantir a integração de conhecimentos associados aos diversos objetivos de aprendizagem e à sua consolidação. O trabalho de grupo (A1) vai permitir avaliar conhecimentos adquiridos tanto através dos três métodos (em particular do participativo), bem como do trabalho autónomo realizado.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Erl, T., & Stoffers, R. (2021). A Field Guide to Digital Transformation,1st edition. Addison-Wesley Professional.
Khan, F. A., & Anderson, J. M. (2021). Digital Transformation using Emerging Technologies: A CxO's Guide to Transform your Organization. Independently Published.
Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: Rethink your business for the digital age. Columbia University Press.
Wade, M., Macaulay, J., Noronha, A. & Barbier J. (2019). Orchestrating Transformation. IMD, Lausanne, Switzerland.
Mamede, H. (2021). Automatização de Processos com RPA. Lidel.