Código: | MGUS001 | Sigla: | ES | |
Área Científica: | Estatística |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGUSE | 23 | Despacho n.º 6503/2017, de 26 de julho | 1º | 5 | 30 | 125 |
Despacho n.º 12399/2023, de 04 dezembro | 1º | 5 | 30 | 125 |
Teórico-Práticas: | 8,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Compreender os conceitos e instrumentos da microeconomia e aplicar a questões relacionadas com a procura e a oferta de cuidados de saúde.
O2. Compreender o papel dos incentivos, concorrência e regulação no funcionamento do mercado dos cuidados de saúde.
O3. Discutir o papel do governo no mercado de saúde.
O4. Compreender e analisar criticamente diferentes modelos de financiamento identificando as suas forças, fraquezas e os seus desafios.
O5. Desenvolver a capacidade dos alunos para interpretar e aplicar estudos de avaliação económica em saúde
CP1. Aspetos económicos do mercado dos cuidados de saúde e Crescimento das despesas em saúde.
CP2. Aspetos específicos do setor da saúde e da economia da saúde (como a incerteza e assimetria de informação, entre outros).
CP3. A procura de saúde e de cuidados de saúde.
CP4. Problemas de informação no mercado dos cuidados de saúde.
CP5. Procura de seguros. Seleção adversa no mercado dos seguros.
CP6. Produção e oferta de cuidados de saúde
CP7. Organização e financiamento dos sistemas de saúde.
CP8. Avaliação económica em saúde.
Esta coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita:
OA1 ¿ CP1, CP2 e CP3 do programa
OA2 ¿ CP2, CP4 e CP5 do programa
OA3 ¿ CP3 e CP6 do programa
OA4 ¿ CP7do programa
OA5 ¿ CP8 do programa
As aulas serão teórico-práticas com exposição dos CP previstos na UC, bem como a análise e discussão de textos, de casos de estudo. Recorrer-se-á também a seminários com participação de oradores convidados. Nas aulas presenciais recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 ¿ método expositivo (para a exposição dos conceitos e teorias fundamentais);
M2 ¿ método participativo (envolver os estudantes na discussão de textos, de casos de estudo, debates sobre a componente teórica);
M3 ¿ método ativo (para dinâmicas de desenvolvimento de competências, trabalhos individuais e de grupo).
Nas aulas a distância síncronas recorrer-se-á às seguintes metodologias:
M1 ¿ método expositivo
M2 ¿ método participativo (análise crítica de casos);
M3 ¿ método ativo (para dinâmicas de trabalhos de grupo em contexto digital).
Avaliação contínua compreenderá dois elementos de avaliação:
Trabalho de grupo (40%),
Teste escrito (60%).
A Avaliação por Exame realização de exame escrito.
A exposição dos conceitos e teorias fundamentais (M1) dota os alunos dos conhecimentos necessários para identificarem os principais conceitos e instrumentos da microeconomia aplicados ao setor da saúde (OA1), bem como compreender e discutir criticamente o papel regulador do Estado ou os diferentes modelos de financiamento (OA3, OA4 e OA5).
A discussão de textos, a resolução e a análise critica de casos (M2), relacionados com a procura e oferta de cuidados de saúde, o papel do Estado ou avaliação económica (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5), permitirão os estudantes abordar a complexidade na tomada de decisão na afetação de recursos.
A pesquisa e realização de um trabalho temático e as dinâmicas de grupo (M3) contribuirão para o desenvolvimento do pensamento crítico (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5).
Em síntese:
OA1 ¿ M1, M2 e M3
OA2 ¿ M2 e M3
OA3 ¿ M1, M2 e M3
OA4 ¿ M1, M2 e M3
OA5 ¿ M1, M2 e M3
Barros, PP. (2018). Economia da saúde: conceitos e comportamentos. 3ª edição atualizada, reimpressão Coimbra: Edições Almedina.
Folland S, Goodman & AC, Stano M.(2017). The economics of health and health care. 8th ed.. New York: Routledge.
Phelps CE. (2018). Health economics. 6th ed. New York: Routledge.
Artigos científicos e relatórios indicados no final de cada tópico.